Página Inicial Vistos Cidadania Cidadania Austríaca

Cidadania Austríaca

Somente é possível a partir da PARTE PATERNA (avô paterno), porém casados! Não podem ser solteiros. Mães solteiras podem repassar para os filhos. Mães casadas só passam para aqueles filhos que nasceram a partir de 25 de outubro de 1983. Lembramos que o critério para repassar a cidadania austríaca se baseia no “sangue” (descendência) e não no local de nascimento (como é no Brasil)!

Todos os documentos devem ser apresentados em ORIGINAL. Para dar andamento no processo de cidadania é obrigatório trazer todos os documentos solicitados no ato:

1 ) SOLICITANTE (nascido no Brasil)

Certidão de Nascimento Atualizada e Traduzida para o Alemão

Certidão de Casamento ATUALIZADA (divórcio, separação – trazer averbação) traduzida para o alemão

Carteira de Identidade Brasileira RG

Certificado Militar traduzido para o alemão

*Currículo com os estudos e trabalho com datas exatas e com comprovantes e devidamente assinado traduzido para alemã carteira de Trabalho.

2 ) DOS PAIS (nascidos no Brasil, Áustria ou …)

Certidão de Nascimento traduzida para o alemão

Certidão de Casamento (divórcio, separação – trazer averbação) traduzida para o alemão

Atestado de Óbito traduzido para o alemão

Carteira de Identidade Brasileira RG

Certificado Militar (pai) traduzido para o alemão

*Currículo com os estudos e trabalho com datas exatas e com comprovantes e devidamente assinado traduzido para o alemão.

Carteira de Trabalho

Atestado de cidadania austríaca (Staatsbürgerschaftsnachweis) /Heimatschein (pai, mãe). CASO SEJA NASCIDO EM OUTRO PAÍS antes de 1918, trazer o Atestado de OPÇÃO de Cidadania Austríaca (Tratado St. Germain)

Atestado da Polícia Federal/Imigração de NÃO NATURALIZAÇÃO (pai/mãe) traduzido para o alemão

3 ) DO AVÔ (nascido na Áustria, ou…)

Certidão de Nascimento

Certidão de Casamento (divórcio, separação – trazer averbação) traduzida para o alemão

Atestado de Óbito traduzido para o alemão

Carteira de Identidade Brasileira para estrangeiro RNE (antiga Modelo l9)

*Currículo com os estudos e trabalho com datas exatas e com comprovantes e devidamente assinado traduzido para o alemão

Carteira de Trabalho

Atestado de cidadania austríaca “HEIMATSCHEIN” ou Staatsbürgerschaftsnachweis

Atestado da Polícia Federal / Imigração de NÃO NATURALIZAÇÃO traduzida para o alemão

*IMPORTANTE: O CURRÍCULO DEVE SER ORIGINAL, TRADUZIDO PARA O ALEMÃO E ASSINADO PELO REQUERENTE.  EM CASO DE PAI OU AVÔ FALECIDO, O REQUERENTE ASSINARÁ O CURRÍCULO DELES.

Nome completo

Data de nascimento e Local

Nome dos pais, com data de nascimento, local de nascimento de cada um e data de casamento e local

Nome do (a) esposa (o) (se tiver) data de nascimento e local de nascimento

Nome dos filhos com data de nascimento e local (em caso de adoção, informar)

Caso tenha imigrado para o Brasil informar data e local; no caso de pais ou avós ter imigrado informar sobre isso

Dados do serviço militar (patente, data, dispensa etc.)

Informar cronologicamente estudos (desde o primário, com data e local até Universidade e profissão)

Informar cronologicamente onde trabalhou com função e data

Informar se é ou foi funcionário público com função e data

Informar se teve menções honrosas, etc.

Caso necessário, serão pedidos posteriormente documentos que comprovem a veracidade dos dados informados no currículo.

COMPARTILHAR

69 COMENTÁRIOS

  1. ola quero sabem quem pode faser eses tramitis de documentos para eu conseguir a dupla cidadania meu pai era austriaco meeus avos tambem meus biza vos tambem mas so tenho pouco documento q prova q meu pai era austriaco so sertidao de nacimento . aulguem sera q pode me ajudar obrigado deus de ja

  2. olá, meu pai é austriaco e eu queria saber como eu tiro minha dupla nacionalidade?!
    e tambem gostaria de saber se é necessario falar alemão fluentemente ou se dar para viver la falando apenas ingles?
    obrigado…
    um abrço
    Any

    • ola, nao precisa falar o alemao, ajunda os documentos acima do seu pai e o seu, liga no consulado fala com a daniela ou a karin (consul), para elas verificar se os documentos esta tudo correto, assim que ela falar que esta, vc deve pegar os documento brasileiros e legalizar no MRE MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIOR se vc quer q o tirar logo a cidadania vai la em brasília pessoalmente e legaliza vc mesmo caso nao manda por correio eles tem um escritorio aqui em sampa é so vc procurar na gooogle. depois disso tudo prepara o bolso pois agora vem as traduçoes pesquisa muito na internet liga faz cotação pois tem muita diferencia de preços. apois isso separa na ordem que esta la em cima, leva ate o consulado ( NAO TENHA MEDO DE IR LA VARIAS VEZES PARA VERIFICAR SE TA TUDO CERTO ELES ESTAO LA PARA ISSO ) caso esteja tudo em ordem la mesmo vc da entrada, se caso nao elas vao te falar o que tem que corregir. ( DADA CASO É UM CASO MINHA CIDADANIA SAIU EM 1 SEMANA ) QUALQUER DUVIDA PODE ME LIGAR 011-988377334

      • ESQUECI DE TE FALA SOBRE VIVER LA SO COM O INGLES OS ALEMÃES NAO GOSTA MUITO DE FALAR OUTRO IDIOMA, TENHO UMA AMIGA QUE FOI PARA LA NESSE FIM DE ANO E ME DISSE QUE ELES NAO GOSTA MUITO DE FALAR O INGLES, E ELES TE ATENDE MAL. ENTAO FICA A DICA CASO QUEIRA IR PARA LA TEM PELO MESMO O BASICO DO ALEMAO FALAR TEM UM SITE CHAMADO BUZZU BUSSU NAO ME LEMBRO MUITO BEM, É GRATUITO E TEM A VERSAO PAGA, MEU PAI DISSE QUE DA PARA APRENDER BEM LA.

        OBRIGADO

  3. boa tarde, pessoal tirei minha cidadania austriaca no fim do ano passado e ja to com tudo desde a cidadania reconhecida e ate o passaporte. um coisa que me deixou um pouco triste é que se caso eu queira ir para a austria fazer um curso de alemao, e por caso dure 1 a 2 anos eu tenho que ir prestar serviço militar que lá vai até 52 anos de idade, o unico aqui em casa que pode ir la sem ter esse problema é meu pai pois ja tem 53 anos o resto da familia tem que prestar conta.

    ai te pergunto como um brasileiro que consegue sua cidadania vai para seu 2 país para aprender o idioma vai para o serviço militar….

    abraço mais novidades postos para vocês…

    • Olá Wolfgang, meu trisavô era austríaco e penso em requerer a cidadania, consultei o site da embaixada e não me ficou claro se podeira ou não, ou se meu bisavô, vô e pai teriam que ter já a cidadania para eu poder solicitar. Você sabe como é?
      Além disso, há documentos exigidos, como comprovante do serviço militar, que eu não acredito ser possível conseguir, ele nasceu em 1857. Você sabe como funciona isso?
      Obrigada!

  4. Tenho uma filha com um cidadão Austríaco, me informei sobre a possibilidade de conseguir a dupla cidadania para ela, e no caso ela não poderá obter porque não fui casada com o pai dela.
    gostaria de sabe se existe algo que o pai possa fazer lá na embaixada da Áustria solucionar esse problema. grata

  5. Oi, também sou bisneto de austríaco e ninguém mais possue documentos dos antepassados para que eu possa tirar a cidadania austríaca,alguém sabe me dizer como faço para ir atrás destes documentos?

  6. Meus bisavós vieram da Áustria, o filho deles, meu avô casou com uma descendente de alemães, o filho, meu pai casou com uma descendente de alemães também, será que tenho direito a tirar cidadania austríaca?

  7. Minha mãe e minha vó eram naturais da Áustria.Quero obter minha cidadania austríaca,e de meu marido.Estamos pensando em sair do Brasil,para a Áustria.Quais são os passos para conseguir de maneira rápida?

    Grata Carmem.

  8. a cidadania Alemã pode ser adquirida por filhos,netos,bisneto,trinetos e tetranetos se for a partir da linhagem toda paterna?

    como:
    tetravô (Alemanha)
    trisavô (Brasil)
    bisavô (Brasil)
    avô (Brasil)
    pai (Brasil)
    e você (Brasil)

    assim se consegue.

  9. meu bisavô era austriaco nascido em tyrol, casado com minha bisavó que era italiana, queria saber se tenho direito a cidadania austriaca.

  10. boa tarde
    meu bisavô era autriaco consigo a cidadania minha avó e filha dele depois vem meu pai posso conseguir?

    att. Rafael

    qual procedimento?

    abraços

  11. Bom dia
    Meu bisavô veio da Austria para o Brasil em 1912, com minha bisavó e 3 filhos da cidade de judenburg.
    Meu avô casou no Brasil e teve 3 filhos, não sabemos o paradeiro dos outros filhos inclusive os que ficaram na austria. Queria saber se tenho direito a cidadania sendo minha mãe filha mulher e tbem qualquer informação sobre a família Horn
    Obrigada

  12. Meu marido nasceu na Áustria em 1948. Pra ser Piloto ele teve que se naturalizar brasileiro. Tem como reverter? Eu como esposa e os filhos dele poderíamos requerer passaporte europeu?

  13. meu bisavo era austriaco, ele veio solteiro para o brasil, se casou no brasil com uma brasileira. ele é pai do meu avo que é pai da minha mãe. Nasci no Brasil, tenho como requerer cidadania Austriaca?
    grato e no aguardo.

  14. Meu Tataravo veio da Austria casado e meu bisavo veio junto com aproximadamente 3 a 4 anos.No atestado de obito fala que é da Austria mais não fala acidade. A familia comenta que vieram de Galicia. Como agir ? Aguardo seu retorno

    Obrigada

  15. BOA NOITE!
    Estou tentando tirar a cidadania austríaca, sou filho de mãe austríaca. Alguém sabe dizer se é demorado o processo de cidadania?
    Obrigado.

  16. Boa noite!! meu bisavô por parte de mãe era austríaco do Tyrol. Eu consigo a cidadania Austríaca por esse grau de parentesco? Se eu for para lá e fizer todo o processo na Austria é mais fácil?

  17. bom dia …minha mãe e filha de Austriaco ,porém ele veio com 4 anos para o Brasil
    se casou aqui ,agora ela quer pedir a cidadania ela tem direito ????

  18. 85% das pessoas que eu li aqui tem direto SIM a cidadania. Alguns vao precisar de mais documentos, como no caso dos avos ou bisavos. No caso dos pais é mais fácil e aqueles que a Mae é Brasileira e o pai austriaco, mas eles nao eram casados, a crianca fica sendo Brasileira até os 18 anos e depois Ela terá que entrar na justica provando que o pai é austriaco, para depois conseguir o direto a cidadania.

    • olá Viviane.
      Vc sabe se os imigrantes da região do dominio austro hungaro (trento e outras localidades do norte da italia) tem o direito à cidadania autríaca? minha família é ROVER e de acordo com pesquisas que tenho feito, ela é originalmente da Austria, apesar de terem vindo na imigração italiana nos idos de 1875. Essa região está impedida de adquirir a cidadania italiana justamente por não serem reconhecidos como italianos legítimos desde 2010… se puder me ajudar, agradeço.

    • Viviane,
      Conhece algum caso em que um neto de austríaco, filho de pai não casado com brasileira, nascido antes de 1983 tenha conseguido a cidadania? Como é o processo? Tem algúm contato?
      Obrigado.

  19. Eu me chamo Maria Helena Borsody Queria saber como posso ser ajudada pois meu avo era Austríaco e ele jÁ morreu quero saber se eu tenho direitos Austríacos pois meu avo tem uma conta fora do brasil que em Abu Dhabi e o dinheiro esta la ai falei ate com a embaixada ai eles me falaram que eu não sou austríaco porque nasci no Brasil mais ser austríaco nao e o sangue ???pelo o que eu pesquisei como voces pode fazer para me ajudar meu telefone e + 5519-3566-0544 +5514998791847 estou necessitando de ajuda e estou tentando achar o grupo Austríaco para poder me orientar melhor e me ajudar pois meu Avo chamava Martin Borsody

  20. Olá, meu avô era austríaco, porém já havia falecido quando eu nasci. Minha família está com dificuldade de localizar o atestado de óbito dele aqui no Brasil. Alguém conhece alguma agência que trabalhe com a busca de documentação necessária para a solicitação de cidadania? Por favor, passar o contato! Muito obrigado! Karl

  21. Boa tarde,meu pai e austriaco,casado com a minha mãe brasileira, porém quando eu tinha 2anos eles se separaram e dé lá pra cá não tivemos mas notícias, gostaria de dar entrada com dupla cidadania e gostaria de saber por onde começo,como faço,Obrigado

  22. Olá,sou filho de Mãe Austríaca e pai Brasileiro,logo sou descendente direto de uma cidadã austríaca (vinculo de sangue) no entanto pelo texto acima não tenho direito a cidadania austríaca por ter nascido antes de 25 de outubro de 1983 e ter vinculo de sangue apenas com a mãe.Se meu pai fosse austríaco e minha mãe brasileira teria o direito sem essa questão de uma data limite de nascimento.No entanto a lei austríaca é clara , homens e mulheres são iguais perante a lei e com direitos iguais.Logo a restrição imposta da sanguinidade (ascendência) ser diferente entre gêneros é discriminatória e ilegal. Como devo proceder? Devo entrar na justiça na Austria para lutar contra a discriminação e ter meu direito a cidanania respeitado, é isso ?
    Obrigado

  23. Somente é possível a partir da PARTE PATERNA (avô paterno), porém casados! Não podem ser solteiros. .MINHA AVÓ , MÃE DO MEU PAI VEIO DA ÁUSTRIA . NESSE CASO EU NÃO POSSO TIRAR MINHA CIDADANIA UMA VEZ QUE O MEU AVÔ NÃO ERA DE LÁ ? POR QUE ESSA DISCRIMINAÇÃO ?

    • Boa noite Edson. Pelo que sei o cidadania austríaca é por descendência paterna, desse modo, se o pai dela é filho de austríaco, ai sim, a descendência pode ser passada para a sua esposa. Caso a mãe dela é a filha de austríaco então sua esposa não pode obter a cidadania, a menos que ela tenha nascido depois de 1982 (se eu não me engano).
      Outra dica: o ideal é marcar um horário no Consulado e tirar as dúvidas diretamente.

  24. Sou bisneta de austríacos (bisavô e bisavó são da austria, assim como os pais deles) gostaria de saber se tenho direito e como fazer a solicitação, se possível me add no WhatsApp 35 9 9155-4024
    Obg!

    • Boa tarde Rebheca.
      O mais importante é saber se seu bisavô fez a opção de se tornar um cidadão austríaco (Heimatschein ou Staatsbürgerschaftsnachweis). Esse documento é mais importante do que a certidão de nascimento austríaca ou passaporte austríaco.
      Outra coisa importante é que a descendência é por sangue paterno, ou seja, no seu caso, seu bisavô passará a descendência para seu avô que passa para seu pai e que passa para você.
      Abraços.

  25. Olá o bisavô de minha mãe nasceu no império Áustro-hungaro na cidade de debsk que hoje pertence a polônia gostaria de obter informações se tenho direto a cidadania austríaca
    Se poderem me adicionar meu número é 00 44 7402 083 470
    Obrigado!

    • Boa tarde Itamar.
      Pelo que tenho conhecimento a cidade natal tem que pertencer atualmente à Áustria para se obter a cidadania austríaca.
      Além disso, o mais importante é saber se o bisavô de sua mãe ou o avô de sua mãe fez a opção de se tornar um cidadão austríaco após o término do império em 1918 (Heimatschein ou Staatsbürgerschaftsnachweis). Esse documento é mais importante do que a cidade onde nasceu.
      Abraços.

Deixe uma resposta