Página Inicial Destino Américas Visto Canadense: Brasileiros não precisam mais de visto para entrar no Canadá....

Visto Canadense: Brasileiros não precisam mais de visto para entrar no Canadá. Mito ou Verdade?

Alex Indigo

Visto Canadense, Brasileiros não precisam mais de visto para entrar no Canadá. Mito ou Verdade?

Tudo vai depender de seu histórico anterior. Sim, é verdade que desde o dia 1º de maio o sistema eTA (Electronic Travel Authorization) já está valendo para brasileiros que desejam viajar para o Canadá, mas esse artificio só é válido para algumas pessoas. Isto significa que muitos brasileiros continuarão tendo que solicitar o visto para que possam entrar no país.

“Esta isenção de visto não é válida para todos os brasileiros, mas sim para aqueles que já tiveram um visto canadense temporário nos últimos 10 anos ou que possuem um visto americano de visitante dentro da validade. É importante destacar que o eTA é válido somente para viagens feitas ao Canadá de avião, e que se o viajante tiver a intenção de entrar ou reentrar no Canadá por via terrestre ou marítima, o eTA não será válido. Nesse caso, é preciso ter um visto canadense válido”, explica David Gonzalez, da Canadá Brasil.

Essa mudança ocorreu devido a intenção do governo canadense de ampliar a relação entre Brasil e Canadá. “O eTA já estava disponível para cidadãos de certos países (principalmente da Europa) e faz uns dois anos que o governo canadense estava estudando a ideia de aprovar o eTA para os brasileiros, búlgaros e romenos. É principalmente uma forma para motivar e facilitar o turismo no Canadá”, completa David.

Mas como toda novidade, assim que ficou disponível a solicitação de eTA para brasileiros, muitas dúvidas surgiram. Aqui vamos responder algumas delas.

O que é eTA?

A “Electronic Travel Authorization” é uma autorização de viagem eletrônica que estará disponível para você durante cinco anos, válida para múltiplas entradas no Canadá em viagens aéreas. Não sendo elegível para entradas através de portos ou via terrestre.
Para quem não sabe, quando solicitamos um visto para o país devemos indicar qual o objetivo da viagem, e de acordo com ele, o valor muda. No caso do eTA o valor é único, apenas 7 dólares canadense que podem ser pagos através de cartões de débito ou crédito no momento da sua solicitação.

Aquelas pessoas elegíveis para eTA podem viajar para o Canadá a turismo, negócios ou estudos. Neste caso, é permitido estudar desde que o curso não ultrapasse 6 meses de duração, não envolva trabalho no programa e/ou seja acadêmico (high school, graduação, pós-gradução, mestrado ou doutorado).

Por quanto tempo posso ficar no Canadá com uma eTA?

O eTA autorizada você a ficar por um período de até 6 meses no país.

Como eu faço para solicitar uma eTA?

Primeiramente, você deve verificar se está apto a solicitar um eTA

Visto Canadense - Verifique se você está apto a requerer o eTA

Caso você esteja apto, basta preencher a aplicação, colocando todos os dados referentes ao seu passaporte e condições relacionados aos pré-requisitos. Se você teve um visto canadense que lhe permitiu morar temporariamente no Canadá nos últimos 10 anos ou se tem um visto válido para os Estados Unidos, vão solicitar as informações referentes a estes vistos. Depois algumas informações pessoais, tais como endereço e profissão, será solicitado o pagamento da taxa, e pronto. Pedido realizado, você receberá um e-mail de confirmação, aí é só aguardar a resposta.

Visto Canadense - Resposta de solicitação do eTA

DICA: Mesmo que você tenha a sua autorização liberada, você só poderá entrar no Canadá se seus dados baterem exatamente com o que foi colocado no formulário de preenchimento. Portanto é imprescindível que tudo esteja exatamente de acordo com os dados de seu passaporte. Neste caso, para aqueles que têm dificuldades com inglês e francês (opções de idiomas disponíveis do formulário), aconselhamos ler a cartilha disponível em português antes de completar a aplicação.

Minha autorização chegou, preciso imprimir para colocar no meu passaporte?

É uma autorização eletrônica ligada ao número do seu passaporte, logo não há a necessidade de ser impressa, uma vez que estará no sistema assim que você desembarcar no Canadá. Mas, nunca é demais imprimir a confirmação e guardar, caso seja necessário.

Visto Canadense - Aprovação da solicitação do eTA

Fiz minha aplicação, recebi a confirmação, mas até agora não recebi a autorização. E agora?

No geral, por ser uma autorização eletrônica, ela é liberada bem rápido. Porém existem casos que realmente podem demorar mais e, as vezes, acontece até de solicitarem alguns documentos que comprovem as informações dadas por você. Mas não é para ficar preocupado, pois todo e qualquer desdobramento da sua aplicação será enviado para o seu e-mail.

O próprio cônsul canadense no Brasil explicou em uma entrevista no Facebook que este processo embora seja eletrônico também será humano em alguns casos. Por exemplo quando informações precisem ser analisadas mais detalhadamente.

Troquei de passaporte durante o período de validade da minha eTA, ela ainda vale?

Não. A eTA está ligada diretamente ao número do seu passaporte, e no Brasil sempre que o passaporte é renovado você recebe um número novo. Logo, se você trocar de passaporte, deverá solicitar uma nova autorização eletrônica.

Tenho um visto americano válido, porém ele foi tirado antes de eu mudar o meu passaporte, ele ainda serve para eu solicitar um eTA com meu novo passaporte?

Serve. As informações do seu visto americano também são repassadas de forma eletrônica, independente a qual passaporte esteja atrelado. Sendo assim, não haverá problema na sua solicitação.

Casei e mudei de nome, mas tenho um visto americano ainda válido ou já tive um visto canadense temporário nos últimos 10 anos quando ainda era solteira. Tenho direito ao eTA?

Sim. Mesmo que você tenha mudado de nome você poderá solicitar um eTA. Pode acontecer apenas de pedirem documentos que comprovem a sua informação.

Pretendo viajar com minha família, mas só eu me enquadro nas exceções (visto americano e visto canadense nos últimos 10 anos). Poderei solicitar um eTA para meus acompanhantes também?

Não. A aplicação para retirada do eTA é individual. Logo, apenas aquelas pessoas que se enquadram nos critérios exigidos poderão pedir esta autorização. Para os demais, seguem as regras para a solicitação de visto de acordo com o motivo da viagem.

Minha solicitação foi negada. O que faço?

Se o seu pedido for negado, você ainda poderá solicitar qualquer outro tipo de visto Canadense pelo site. Também poderá faze-lo através de um Centro de Solicitação de Visto do Governo Canadense. Atualmente eles estão sediados em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta