Página Inicial Outros Notícias Programa beneficia ilegais na Europa

Programa beneficia ilegais na Europa

A Organização Internacional para Migrações (OIM) realiza, até maio de 2009, o primeiro programa de retorno voluntário exclusivo para imigrantes brasileiros, voltado aos que residem ilegalmente na Bélgica, Portugal e Irlanda. O programa oferece ajuda logística e financeira aos que pretendem voltar ao Brasil.

De acordo com a BBC Brasil, a decisão de lançar um programa específico para brasileiros nesses países é resultado do aumento da procura por ajuda. Somente em 2006, o programa geral de retorno voluntário da OIM, chamado REAB, beneficiou 1.325 brasileiros na Europa, dos quais 796 apenas em Portugal, na Irlanda e Bélgica. Os dados apontam ainda que, até outubro de 2007, esse número chegava a 602 apenas na Bélgica, a maioria vinda das cidades de Goiânia e Uberlândia, em Minas Gerais.

Segundo Anne-Christine Roisin, responsável por avaliar os candidatos ao REAB, a maioria dos imigrantes que procura a OIM são trabalhadores ilegais que foram enganados pelos patrões e não receberam remuneração. “A realidade é a mesma para todas as nacionalidades. Eles acabam não tendo condições de pagar as contas aqui, não têm família ou amigos que possam ajudá-los e não têm dinheiro para voltar para casa. E muitos ainda têm problemas de saúde”, conta.

Qualquer imigrante em situação ilegal e necessidades econômicas pode se inscrever no programa. A seleção é feita com base em entrevistas realizadas por assistentes sociais, que devem determinar se o solicitante realmente passa por dificuldades. Roisin afirma que cerca de 10% das solicitações são rejeitadas.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta