Gripe suína

Gripe suína

Gripe suína deixa mundo perto do nível 5 de alerta pandêmico, diz agência da ONU

Doença provocou 1ª morte em território americano após matar 7 no México. Casos confirmados chegam a 114, segundo a OMS.

A Organização Mundial de Saúde informou nesta quarta-feira (29) que o mundo está muito perto de alcançar a fase 5 (de um máximo de 6) de alerta de pandemia (epidemia com alcance mundial) por causa da expansão da gripe suína.

“Estamos nos aproximando da fase 5, mas ainda não chegamos”, disse Keiji Fukuda, secretário-geral adjunto da OMS, em Genebra. “Esse passo é muito significativo, e temos de estar absolutamente seguros de que haja uma transmissão sustentada do vírus em ao menos dois países.”

A OMS havia elevado o nível de alerta de 3 para 4 na segunda-feira (27), com um alerta para que os governos se mantivessem preparados para a possibilidade de pandemia.

Fukuda informou que o número de casos da doença confirmados pelo mundo atinge 114, com 8 mortes.”Está claro que o vírus está se espalhando, e não vemos evidências de que ele esteja se desacelerando no momento”, disse em entrevista.

Vítima nos EUA

Um bebê mexicano de 23 meses morreu de gripe suína no Texas, informaram autoridades federais americanas nesta quarta-feira (29). A família dele viajou para Houston em busca de tratamento, confirmou o Departamento de Saúde da cidade. O bebê morava em Matamoros, na fronteira do México com o Texas. Seus pais não estão doentes.

Foi a primeira provocada pela doença nos EUA. Novo balanço desta quarta-feira mostra que o país tem 91 casos da doença, a maioria deles leves, espalhados por 10 estados. Até agora, a doença só havia comprovadamente provocado sete mortes no México . Outras 152 pessoas podem ter morrido no país, que vive um clima de apreensão, como relatam os enviados da TV Globo à Cidade do México .

Por: G1

Publicar comentário