Página Inicial Estudar Intercâmbio Programa Jovens Embaixadores

Programa Jovens Embaixadores

A embaixada dos Estados Unidos realiza anualmente o “Programa Jovens Embaixadores”. A iniciativa visa beneficiar jovens brasileiros que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa – com um intercâmbio nos Estados Unidos. Os participantes também terão a oportunidade de realizar estágios em empresas parceiras.Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos (até a data da viagem); jamais ter viajado para o exterior; ter boa fluência oral e escrita em inglês; pertencer ao Ensino Médio na rede pública de ensino; pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida; ter bom desempenho escolar; ter iniciativa e boa desenvoltura oral; possuir perfil de liderança; ser flexível e ter facilidade para adaptar-se a situações/culturas diferentes; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; e estar engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado.

Os interessados podem se inscrever procurando uma das instituições parceiras listadas no site da embaixada (www.embaixada-americana.org.br) para solicitar o questionário preliminar. Estima-se que o próximo edital do programa seja aberto a partir de maio de 2009. Fique atento.

Os candidatos que passarem com sucesso por essa primeira fase serão convidados para um exame escrito a ser elaborado pela Embaixada dos Estados Unidos. Aqueles que obtiverem os melhores resultados serão convidados para uma entrevista oral (data e horário a ser determinado pelas instituições parceiras) e, na seqüência, receberão a visita em suas casas por representantes da instituição parceira. Os candidatos que conseguirem a melhor pontuação ao final dessas fases terão seus formulários e documentação enviados para a Embaixada para a seleção final.

Programação nos Estados Unidos

    • – Primeira etapa: em Washington, os Jovens Embaixadores visitarão a capital dos Estados Unidos, visitarão os principais monumentos, museus, órgãos do governo, escolas e representações da comunidade.
    – Segunda etapa: em grupos menores, os Jovens Embaixadores viajarão para estados-anfitriões, onde ficarão hospedados em casas de famílias norte-americanas, frequentarão aulas em uma “high school”, escola de Ensino Médio nos Estados Unidos e farão apresentações sobre o Brasil.

Por: Universia.com.br

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta