Página Inicial Estudar Colegial no Canadá – high school, etc

Colegial no Canadá – high school, etc

O ano escolar no Canadá dura aproximadamente 10 meses e é geralmente dividido em 2 semestres. No Canadá o sistema educacional continua sendo responsabilidade de cada província, o que significa que cada província tem sua própria regulamentação e regras dentro das escolas.

Informação sobre as regulamentações de cada província pode ser encontrada no seguinte site: Council of Ministers of Education, Canada

Boarding Schools no Canadá fecham durante as férias e feriados. Até alunos internacionais devem deixar o campus nessas ocasiões. Geralmente alunos internacionais são convidados por outros alunos e dessa maneira podem conhecer o modo de vida canadense entre famílias canadenses. Toda boarding school é preparada para arranjar uma família anfitriã para esse período. Algumas escolas até trabalham com organizações oficiais que arranjam tais serviços, por uma taxa. Algumas boarding schools oferecem excursões escolares para várias regiões do país, também por uma taxa.

Atividades e equipamentos

Tradicionalmente, boarding schools canadenses dão grande valor ao esporte e à arte. Há muitos e diferentes cursos de todos os tipos possíveis de esportes e infra-estrutura esportiva são em sua maioria do mais alto padrão. Muitas escolas têm seu próprio rinque de patinação, e algumas têm piscinas. Há também suporte para várias atividades de artesanato e artes, que vão de desenho, pintura, escultura e cerâmica até fotografia. Algumas escolas também oferecem cursos de dança, e na maioria das boarding schools alunos podem fazer parte de grupos de teatro.

Boarding schools canadenses dão menos valor para a acomodação, que é limpa, mas geralmente equipadas com o básico. De qualquer forma, cuidado de alta qualidade é sempre assegurado. Em computação, as escolas canadenses estão muito à frente de escolas do resto do mundo. Computadores são geralmente usados durante as aulas e tarefas de casa devem algumas vezes serem feitas no computador; correio de voz, acesso a Internet na maioria dos dormitórios e o próprio endereço de e-mail são o padrão.

Tipos de boarding schools no Canadá

Quando procurar por uma boarding school para seu filho, você encontrará os seguintes tipos:

– All Boarding/Integral ? Nessas escolas os alunos vivem no campus.

– Boarding-Day Schools/Parcial ? a maioria dos alunos estudam e moram no campus, e alguns vêm das vizinhanças ou cidades próximas.

– Military Schools/Escolas militares ? Essas escolas seguem estruturas militares, usualmente insistem no uso do uniforme e têm educação rígida.

– 5-Day Boarding Schools/Boarding schools de 5 dias ? Nessas escolas alunos geralmente estudam e ficam de segunda a sexta, passando os fins de semana em casa.

– Junior Boarding Schools ? Junior Boarding Schools aceitam alunos da 1ª a 8ª séries, com alunos da 6ª a 8ª séries normalmente estudando e morando na escola.

– Coeducational Schools/Escolas mistas ? Essas escolas aceitam meninos e meninas.

– Boys? Schools/Escolas para garotos ? Como o nome já diz, só meninos estudam nessas escolas.

– Girls? Schools/Escolas para garotas ? Essas escolas aceitam apenas meninas.

– Pre-Professional Arts Schools/Escolas de artes pré-profissionais ? Ensinam matérias artísticas como música, pintura, teatro, ballet e escrita criativa. Alunos também são preparados para entrar faculdades tradicionais ou escolas especializadas como conservatórios de música.

– Religious Schools/Escolas Religiosas ? Essas escolas pertencem a religiões específicas e normalmente requerem que seus isncritos sejam afiliados a denominações específicas.

Sistema educacional canadense

Cada província canadense é responsável pelo seu sistema educacional. A frequência à escola é obrigatória e gratuita para cidadãos canadenses por oito anos e a partir aos 6 anos de idade. O sistema público de ensino canadense reflete a diversidade cultural do país. Um grande porcentual de estudantes aprende outro idioma antes de aprender o inglês. É possível se formar em uma escola no Canadá, entretanto, geralmente é necessário cursar dois anos letivos.

Escola pública e particular

– Escola Pública: As escolas públicas são subsidiadas pelo governo e são gratuitas para os residentes, entretanto, os estudantes internacionais pagam pelo ensino. Todas as escolas públicas no Canadá são mistas e não têm uniforme. A estrutura física varia pouco entre as escolas canadenses; a grande maioria das escolas tem biblioteca, quadras de esportes, cafeteria e enfermaria para atendimento emergencial. As escolas oferecem uma grande variedade de atividades extracurriculares, como esportes específicos, teatro, coro, música,arte, fotografia, etc. É dada grande ênfase ao aprendizado por meio de discussões em classe, projetos individuais, pesquisas e trabalhos em grupo, o que auxilia o estudante internacional a desenvolver sua habilidade no idioma.

– Escola Particular: As escolas particulares no Canadá dão grande ênfase à parte acadêmica com foco na entrada nas faculdades. O índice de ingresso de estudantes formados em escolas particulares nas Universidades Canadenses é de 95%. O estudante pode optar entre Day School, com acomodação em casas de família ou Boarding School, com acomodação na própria escola. Grande parte das escolas particulares no Canadá são religiosas e o uso de uniforme é obrigatório.

– Horário das aulas: Em geral, as aulas vão de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 15h30.

O ano letivo

O ano letivo no Canadá começa no início de setembro e termina em fim de junho. Durante o ano, além das férias de verão, que vão de junho a setembro, existem dois intervalos de 2 semanas, um no Natal e outro em março.

  • 1º Semestre – Setembro a Janeiro
  • 2º Semestre – Janeiro a Junho

O sistema de ensino no Canadá permite que o estudante curse apenas quatro matérias por semestre, sendo assim, o intercambista que escolher fazer apenas um semestre letivo no Canadá deve, além das quatro matérias básicas para a convalidação das notas, cursar educação física ou algum esporte. As quatro matérias e a educação física/esporte têm que constar do histórico escolar para revalidação do período no retorno ao Brasil.

O intercambista pode prorrogar seu programa no Canadá, desde que ele solicite a extensão com antecedência junto à escola e à família. Na impossibilidade do estudante ficar na mesma família e escola, existem outras opções que podem ser feitas para que o estudante continue seus estudos no Canadá. Os valores deverão ser consultados na ocasião da prorrogação do programa.

Antes da estada na boarding school

Uma estada numa boarding school no Canadá deve ser planejada com antecedência. É recomendável que perguntas sobre cada escola sejam feitas aproximadamente com um ano de antecedência. O processo de inscrição leva relativamente bastante tempo. Os requisitos rígidos de vacinação do Canadá também devem ser levados em consideração. A maioria dos alunos deve ser vacinada antes de suas chegadas ao Canadá. Planeje pelo menos 4 semanas para as formalidades do visto. Procure se informar com bastante antecedência sobre os períodos de inscrição.

Admissão e habilidades de linguagem

Como um pré-requisito para as boarding schools, testes especiais de admissão e certificados de domínio da língua podem ser requisitados. Os escritórios de admissão das escolas darão informação sobre testes de admissão específicos. Dependendo da boarding school, o ?Secondary School Admission Test? (Teste admissional da escola secundária – SSAT) ou o ?Independent School Entrance Examination? (Exame de entrada de escola independente – ISEE) podem ser requisitados.

Alunos internacionais podem ter que provar seu domínio na língua inglesa com o ?Secondary Level English Proficiency Test? (Teste de proficiência em inglês para nível secundário – SLEP) ou o ?Test of English as a Foreign Language? (TOEFL).

Idade mínima

A idade mínima para estudantes internacionais é geralmente 15 anos. Em casos raros alunos com 14 anos também pode ser aceitos, se seu domínio da língua inglesa for satisfatório e se forem maduros o suficiente para passar um ano numa cultura estrangeira.

Financiamento

Há vários tipos de financiamentos disponíveis para boarding schools. Os financiamentos possíveis são particularmente dependentes do país e da boarding school em questão. Geralmente o pai ou guardião legal é responsável inicialmente pela educação de seu filho. Entretanto, toda escola oferece vários modelos de apoio, que podem ser testados em cada caso individualmente.

Muitas boarding schools dão prêmios por méritos e descontos para irmãos. Se vários filhos da mesma família estão na mesma boarding school, é possível em casos individuas obter descontos no financiamento. Esses descontos não são muito altos e só são dados por algumas escolas.

Prêmios por méritos

Prêmios por méritos são pagos para promover talentos particulares, por exemplo, nas áreas dos esportes, das artes e acadêmicas. Se seu filho tem habilidades extraordinárias, vale a pena perguntar especificamente sobre esses prêmios nas respectivas escolas.

Programas de pagamento

Programas de pagamento de taxas escolares não são empréstimos. Ao invés disso eles permitem aos pais dividir as taxas em parcelas. As condições exatas devem ser negociadas individualmente. Uma lista de programas de pagamentos pode ser obtida na tesouraria de cada escola, e você pode escolher o método de pagamento mais apropriado.

Programas de financiamentos de mensalidades

Famílias que não têm condições de financiar uma estada numa boarding school ainda assim podem mandar seus filhos para uma escola privada através de programas de financiamento para taxas escolares. Com a ajuda de tais esquemas de financiamento, as taxas são espalhadas em um período de tempo pré-estipulado. Muitos desses financiamentos, se não todos, são baseados no status de crédito e estabelecem escalas diferentes de risco de crédito. Os escritórios de ajuda financeira das escolas podem prover uma lista de financiadores reputados, de onde você pode escolher o que melhor se encaixa ao seu caso.

Mais informações sobre as formas de pagamento para boarding schools no Canadá podem ser obtidas através do National Association of Independent Schools (Associação nacional de escolas independentes).

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    eu estava pensando em fazer o terceiro colegial no Canadá, mas acabo o segundo em dezembro,e começo o terceiro em janeiro ( Brasil) e no Canadá como o ano letivo é diferente eu nao sei como fazer, por exemplo: se eu for para lá em janeiro entrarei em que ano? e terminarei quando?
    Obrigada!

  2. @ Ka

    Olha, como dito no tópico, o 1º semestre no Canadá é de Setembro a Janeiro, e o 2º semestre vai de Janeiro a Junho.

    No seu caso, o melhor a se fazer é entrar em contato diretamente com as escolas desejadas, pois cada uma pode seguir uma forma de seleção, etc.

    =)

Deixe uma resposta