Página Inicial Destaques O dia da viagem: dicas e informações úteis nos aeroportos

O dia da viagem: dicas e informações úteis nos aeroportos

dia da viagem

Você planejou a mudança, se preparou, selecionou aqueles itens essenciais que não deseja deixar para trás e agora chegou o grande dia. O dia da viagem.

É esperado que a ansiedade e o nervosismo queira tomar conta de você, já que essa é uma decisão importante que vai mudar a sua vida e a da sua família.

Mas agora já deve estar tudo organizado, as malas devem estar feitas, fechadas e devem faltar apenas itens de uso diário. Muitas dessas coisas devem ser guardadas na bagagem de mão para facilitar o uso durante a viagem e também logo após o desembarque.

Agora vamos ajudar você a organizar esses últimos ajustes, também orientar sobre o que pode acontecer durante a viagem internacional e o que fazer logo que você chegar a Portugal.

Dicas e informações úteis nos aeroportos

O que levar na bagagem de mão?

Seja econômico para não ter que levar uma mala pesada durante a viagem. Leve apenas itens de valor, como documentos (pessoais e da viagem), dinheiro e eletrônicos e também o que for usar na viagem.

Verifique com a companhia aérea as dimensões e o peso máximo permitido para a bagagem de mão e não ultrapasse para evitar problemas no embarque.

Confira alguns itens:

  • Documentos: passaporte, visto, seguro viagem, comprovação financeira, hospedagem, etc.;
  • Remédios: somente aquele que serão tomados na viagem e as receitas médicas;
  • Higiene: escova e pasta de dente, desodorante, etc. Prefira embalagens pequenas (menor do que 100ml);
  • Eletrônicos: celular (com bateria completa e carregador), fone de ouvido, notebook, câmeras fotográficas, etc.;
  • Roupas: uma muda de roupa (roupa íntima, blusa e calça extra), casaco;

Se você quiser ouvir música durante o voo coloque o celular no modo avião, caso contrário deixe ele desligado para economizar bateria.

Se você já tiver um chip internacional troque ainda dentro do avião para desembarcar em Portugal já com internet.

Que roupa usar no dia da viagem?

Uma viagem aérea Brasil-Portugal certamente levará mais de 10 horas, isso se o voo for direto, sem escalas ou conexões. Sendo assim o mais recomendado é que você use uma roupa confortável.

Além disso, lembre-se de que você precisará passar pelo raio-X e para isso terá que tirar todos os itens de metal. Isso pode ser bastante inconveniente se forem muitos.

Pode ser que você queira estar muito bem vestido, mas em geral uma calça jeans, uma blusa básica sem decotes para as mulheres, tênis e um casaco (é frio no avião) são ideais para a viagem.

Dia da viagem - dicas e informações úteis nos aeroportos

Check-in e zona de embarque

Para voos internacionais o ideal é chegar com 3 horas de antecedência, pelo menos. Chegue antes, principalmente se você não conhecer o aeroporto ou se estiver com muitas malas, animais de estimação ou muitas pessoas.

Assim você terá tranquilidade para chegar a todos os lugares com tempo e evitará pegar muitas filas no despacho das malas.

Chegando ao aeroporto procure a sua companhia aérea e aguarde se estiver fechado. Algumas empresas abrem em horários diferentes, mas fique próximo para ser um dos primeiros.

No guichê apresente o passaporte e as informações da passagem. O funcionário fará a pesagem das malas, a identificação e o despacho. Também deverá informar sobre o local de retirada das bagagens no destino, se não falar, pergunte.

Após receber o cartão de embarque você estará liberado do check-in.

Quem não precisar despachar bagagem pode fazer o check-in pela internet ou em um dos totens disponíveis no aeroporto.

O próximo passo é se dirigir para a sala de embarque informada no cartão de embarque. Para entrar você passará pelo detector de metais e os agentes irão conferir se sua bagagem de mão tem objetos proibidos.

Ainda na fila, pegue uma bandeja e coloque todos os eletrônicos, metais (cintos, relógio, anéis, etc.) e os sapatos se forem fechados.

Se o detector de metais apitar na sua vez, os agentes pedirão para olhar seus bolsos e também podem passar um detector de metais portátil.

Caso o agente identifique algo suspeito na sua bagagem de mão, pedirá que você abra a mala e retirem o objeto para análise. Não sendo nada proibido devolverão tudo e você poderá seguir.

Encontre o portão de embarque informado na passagem ou nas telas do aeroporto e aguarde que seu voo seja chamado.

Como funciona a imigração no dia da viagem?

A imigração é onde aprovarão a sua entrada no país de destino. Em Portugal provavelmente isso acontecerá em Lisboa. No local específico existirão alguns guichês com agentes da imigração que receberão seus documentos e conferirão se tudo está correto.

No aeroporto haverá placas direcionando ao setor da imigração e o próprio fluxo de pessoas levará você ao lugar correto. Em geral existem filas diferentes para “chegadas da União Europeia” e “chegadas de fora da União Europeia”. Mas não se preocupe, se você entrar na fila errada apenas perderá tempo. Se tiver dúvida pergunte para algum segurança do local.

Tenha todos os documentos em mãos para agilizar seu atendimento. A imigração acontece antes de você pegar a bagagem, então os documentos devem estar na bagagem de mão.

Pode ser que façam perguntas ou não. Mas fique tranquilo. SE você tem todos os documentos não precisa se preocupar.

Será pedido para tirar uma foto sua e colocarão o carimbo no passaporte, antes de liberar sua passagem. Evite falar demais. Seja sucinto nas respostas e claro. Responda apenas o que perguntarem.

O próximo passo poderá ser pegar outro avião, dependendo do destino final, ou pegar as malas na esteira. O caminho também será indicado por sinalização e pelo fluxo de pessoas.

Confira o último artigo da série sobre Portugal. Na sequencia você conhecerá algumas dicas para os primeiros dias em Portugal

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui