Página Inicial Destino Américas Bolsa de estudo para estudantes de PhD.

Bolsa de estudo para estudantes de PhD.

Brasil e Canadá têm uma longa e saudável relação nas áreas comerciais e políticas, assim como no setor acadêmico. Ao longo do tempo ambos assinaram vários acordos e tratados. Um exemplo disso foi a assinatura do acordo para Ciências e Tecnologia e Inovação em Novembro de 2008. O objetivo é promover a colaboração em pesquisas e desenvolvimento entre Brasil e Canadá em inúmeras áreas como aeroespacial, agricultura, biotecnia, farmácia, informação e tecnologia de comunicação, além de desenvolvimento de energia sustentável.

Em Setembro de 2010, um importante Memorando (Memorandum of Understanding – MoU) fora assinado entre o Departamento de Relações Exteriores e Comércio Internacional do Canadá e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o objetivo de um melhor enlace na mobilidade acadêmica e cooperação cientifica.

A primeira iniciativa do MoU foi a abertura do programa de bolsas para estudantes de PhD: Canada-Brasil Awards – Joint Reasearch Projects. O objetivo do programa é a formação de vários projetos e pesquisas entre instituições canadenses e brasileiras de alto nível e cooperação mútua, incluindo governabilidade demográfica, prosperidade e segurança, alem de ciência e tecnologia.

Os projetos devem ter objetivo colaborativo em pesquisa e eventuais publicações ligadas a cooperação bilateral. Também pode ter objetivo científico e tecnológico que traga vantagens à relação Brasil-Canadá.

Os candidatos devem preencher os formulários e aplicações devem ser submetidas até 31 de Março de 2011. A duração do programa é de 24 meses a se contar de Setembro deste ano.

Entre três (3) à cinco (5) estudantes de PhD por ano serão escolhidos em cada projeto. Eles receberão $ 8,400 dólares canadenses por um período de 6 meses para os custos de moradia, visto e mensalidade do curso. É importante mencionar que a passagem aérea e seguro médico é de responsabilidade do aluno.

Para maiores detalhes sobre as bolsas e programas, assim como informações gerais, termos e condições acessem o site .

Acesse também o site da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível.

Aos interessados boa sorte.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. $ 8400 para seis meses?! Eu estou no PhD no Canada agora. Posso dizer que isso não dá para nada. Quem já está nesse nível deveria ganhar melhor. Aqui e no Brasil é a mesma coisa. Como se o doutorado não fosse um trabalho. Isso entristece e desanima. Se vier, não conte SÖ com esse dinheiro! Fica a dica.

Deixe uma resposta