Página Inicial Destino Américas O que tenho que fazer para comprar um imóvel financiado?

O que tenho que fazer para comprar um imóvel financiado?

Hoje em dia está um pouco mais difícil se qualificar para um Mortgage porque o CHMC (Canadian Housing and Mortgage Corporation) o órgão do governo que regulamenta o mercado de imóveis no Canadá, está mais rigoroso do que era há um ano atrás por exemplo. Antes da recessão, se conseguia financiamento com apenas 6 meses de história de crédito mas hoje eles requerem pelo menos 1 ano se a entrada (downpayment) for apenas de 5%. Claro que quanto mais der de entrada, mais fácil fica de conseguir. Se puder dar uns 20% de entrada então, as exigências em relação a História de Credito caem bastante. Cada caso é um caso.

Mas, para começo de conversa, é muito importante que a pessoa tenha emprego fixo e que não esteja em “probation” (em experiência).Quando procurares um Real Estate Agent, assim como eu, dizendo-se interessado em comprar uma casa, a primeira coisa que ele ou ela vão querer saber é se estás qualificado para conseguir uma Mortgage. Se não souberes, a (o) agent lhe encaminhará para um Mortgage Broker (o agente que vai conseguir o financiamento junto aos bancos) e a primeira coisa que ele perguntará é se estás empregado e por quanto tempo. Se estiver em “probation”, isto é, no período de experiência que geralmente é de 3 meses, ele dirá que terás que esperar passar este período.

Logo, no geral, para se conseguir uma Mortgage aqui no Canadá, seria preciso:

  1. Ter um emprego fixo e estar há mais de 3 meses nele;
  2. Ganhar pelo menos 60.000 por ano – pode ser a soma de salários do casal ( ou mais se quiseres comprar casa em Toronto mesmo, onde as casas/apto/condos são muito mais caros do que na Grande Toronto);
  3. Ter pelo menos 2 cartões de crédito canadenses e não ter débito muito alto neles;
  4. Ter 12 meses ou mais de um bom histórico de crédito (no caso de dar apenas 5% de entrada);
  5. Ter prova de fundos para o downpayment (entrada). É bom saber que você precisa mostrar para o Mortgage Broker um extrato dos últimos 2 (ou 3) meses da sua conta bancaria como prova de fundos.

É importante observar que quanto mais deres de entrada (downpayment), menor será o valor de Seguro que terá que ser pago junto a CHMC ou Genworth (outra companhia que faz Seguros de mortgages) e maior será a garantia de conseguir o Mortgage e com taxa bem mais atraentes.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado por ler meu E-mail, vc’s estão de parabens. Já morei no Canada Ha muitos anos gostaria de voltar e levar minha família
    e logicamente comprar um casa pra nós, tenho tido dificuldade em conseguir um bom conselheiro de imigração se puderem me ajude.
    Obrigado.

Deixe uma resposta