Página Inicial Dicas Informações para quem deseja alugar casa nas férias

Informações para quem deseja alugar casa nas férias

Não deixe para última hora…
Nos períodos de alta estação e feriados os melhores imóveis costumam ser alugados com até 3 meses de antecedência. Antecipe sua reserva e garanta as melhores opções.

Localização

Em cidades menores, pergunte ao locador sobre a localização precisa do imóvel, inclusive as condições de acesso ao local (estradas), pontos para referência e infra-estrutura da região, como padarias, mercados, farmácias, bem como as condições de segurança.

Uma imagem vale por mil palavras

Dê preferência aos imóveis que mostrem bem através de fotos seu interior, áreas externas, etc.. Se ainda estiver em dúvidas, solicite ao anunciante o envio de mais fotos. Caso deseje, peça referências do locador e/ou referências de pessoas que já o tenham alugado o imóvel.

Contrato: Proteção para as duas partes

Mesmo se tratando geralmente de períodos curtos, é comum elaborar-se um contrato de aluguel que detalhe tudo o que foi tratado verbalmente ou por e-mail. Embora o ideal seja um contrato detalhado, na grande maioria dos casos costumam ser utilizados, com eficiência, documentos mais simples, nos quais devem constar pelo menos as datas de início e término da locação, o preço, o local do imóvel e a descrição dos bens que o guarnecem.

Cheque caução

Alguns locadores exigem um cheque caução dado como garantia de entrega do imóvel em bom estado. Neste caso é recomendável escrever no verso: ”cheque dado como garantia de devolução do imóvel (devidamente identificado), se não houver estragos, o cheque será devolvido no término do contrato”.

Confira tudo quando chegar

Logo ao chegar ao imóvel alugado verifique se há algo errado no imóvel, como algum eletrodoméstico ou móvel quebrado ou diferente do descrito e caso afirmativo, contacte logo o locador. As raras chateações em locações para temporada referem-se a pequenas surpresas no recebimento e na devolução de móveis e utensílios que equipam o imóvel.

O imóvel fica dentro de condomínio?

Muitas vezes, apartamentos e casas para temporada ficam dentro de um condomínio. Conheça o regulamento interno do condomínio: pergunte se existe alguma proibição quanto ao uso de áreas comuns por inquilinos. Existem regulamentos condominiais vedando a locatários a utilização de quadras, piscinas, saunas, etc. Por mais ilegais que possam parecer, ninguém vai querer perder suas férias ficando discutindo com o síndico sobre o direito ao uso da churrasqueira do condomínio, por exemplo. Vale a pena esclarecer esta questão antes.

Permite animais?

Pensa em levar seu cão ou gato? Verifique antes se é permitido levar animais de estimação.

Acomodação para quantas pessoas?

Respeite o número de pessoas comunicado no ato da locação. É comum ficar uma lista na portaria com o nome e o número da identidade das pessoas que irão ocupar o imóvel alugado. Visitantes excedentes muitas vezes são barrados já na entrada.

Cuide com muito carinho do imóvel alugado…
=)

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi
    Vcs poderia dar mais detalhes sobre o clima do Canadá ?
    Gostaria de saber se no verão as noites são frias, se no inverno o sol aparece, se o outono é como o nosso inverno,
    Se no inverno o sistema de calefação deixa a casa REALMENTE quentinha…e por aí vai.

    Obrigada

  2. @ Jenny

    No Canadá, o clima que predomina é o Continental, ainda que, devido às dimensões do território, também ocorrem o Oceânico e o Polar.

    No geral, o Canadá é um país frio, com inverno longo e rigoroso. Dois fatores influenciam no clima canadense: o efeito de barreira das cordilheiras da Costa Oeste (que obstruem a ação moderadora do oceano), e a modéstia do relevo ao norte (o que permite a livre penetração dos ventos polares). A costa do Pacífico possui o clima mais ameno, devido à influência oceânica e aos ventos do oeste.

    As precipitações são abundantes durante todo o ano (1.500mm em Vancouver), enquanto as temperaturas oscilam entre –3º C em Janeiro e 15º C em agosto. Na região Norte o clima é polar, com temperatura média anual de -5º C.

    O restante do território é submetido a um regime anticiclônico dominante, que determina um clima continental com invernos extensos e muito rigorosos, sobretudo, no Centro (-20º C em Winnipeg), verões frescos e precipitações que não superam 700mm. O rigor do vento é amenizado aos pés das Rochosas, já que o vento chinook se aquece ao descer pela vertente oriental da cordilheira. Isso explica que em Calgary, Alberta, o mês mais frio não chegue a -10º C.

    O verão é quente, com temperatura média de 25º C e chuvas moderadas. A nevoa marítima é persistente na costa leste. A transição de inverno para verão ocorre rapidamente em meados de abril, com a temperatura média de 18ºC em Toronto. Os invernos são úmidos e frios, com temperatura média entre 7º C em Vancouver e -1º C em Toronto. Em volta dos Grandes Lagos há fortes nevascas e ao leste das Rocky Mountains o vento conhecido como “chinuk” pode aumentar a temperatura para 22º C.

    Bom, acho que vai ajudar… qualquer coisa, escreva =)

    ps.: veja o tópico que criei hoje, com uma tabela mostrando a temperatura média em diversas regiões/cidades do Canadá no decorrer do ano.

  3. Puxa vida ! Agradeço imensamente a atenção de vcs!
    Agora deu para se ter uma boa base!!
    E pelo q eu percebi, a média anual de temperatura não é muito quente. Não sei se isso me anima mas, tenho certeza de que é um país que compensa com outros fatores, afinal, não ouvi e nem vi nenhum cometário de brasileiro que voltou do Canadá extremamente iludido.

    Um abraço,

    Jenny

  4. @ Jenny

    Poxa, antes eu que tenho que agradecer a você por essa ativa participação sua aqui no site… fico feliz em ver isso =)

    Qualquer coisa que precisar, me escreva.
    Tenho Orkut também, qualquer coisa, veja meu perfil e me adicione pra gente manter contato. Deixei meu link no menu do site, lá embaixo…
    =)

    Abraços Jenny,

Deixe uma resposta