Página Inicial Destino Américas Dicas para o inverno canadense

Dicas para o inverno canadense

Young woman enjoying snowfall --- Image by © Daniel Koebe/Corbis

– Compre botas com solado de borracha e com revestimento interno

– Chegando em casa (principalmente a de amigos), você deve tirar e ficar de meia (e veja se a meia não esta muito suja também)

– Ao chegar em lugares fechado (lojas, cafés, etc), não precisa tirar os calçados, mas limpe bem no tapete que esta na entrada

– Em alguns lugares tem uma pré-entrada – tire seu casaco e pendure (se tiver cabides)… não se preocupe, quando voltar seu casaco vai estar no lugar)

– Não se preocupe em usar 1 casaco por dia, geralmente o pessoal comprar um casacão que resiste temperaturas polares e usa o inverno todo (somente a roupa de baixo que se muda).

– Compre aqueles “mijões”, quando sair e sentir o frio entrando nos furos da sua calça, você vai sentir falta dele

– Compre algumas luvas com revestimento (se ainda sentir frio nas mãos, há uns saquinhos com gel que uma vez agitados, eles esquentam)

– Use cachecol, colocando de uma forma que tampe tambem o nariz (para os dias com mais ventos e frio)… não respire pela boca, há pessoas que respiram o ar gelado pela boca e isso dá um baque no pulmão.

– Use gorro e cubra até as orelhas ( o corpo perde muito calor pelo couro cabeludo e vc precisa manter seu corpo aquecido) as orelhas, por serem extremidades, pode acontecer de congelar e vc nem sentir. (ela vai ficar um vermelhão só).

– Cuidado com o “frozen byte”, suas mãos e pés podem congelar e mesmo com luvas não voltar a ficarem aquecidas, nesse momento aqueles saquinhos são muito importantes.

– Se alimente bem, com comidas calóricas de preferência — principalmente no café da manhã: tem que incorporar o café gringo: panquecas (com maple syrup é uma delícia), ovos mexidos, bacon, sausage e café (cháfe) e creme (uma espécie de creme de leite) )

– Não saia de casa com o cabelo molhado ( principalmente as mulheres com cabelos longos que não cabem no gorro) – eles vão congelar.

– Falam que chegar na casa ou num restaurante e não tirar o casaco é falta de educação — como se o lugar não está aquecido e confortável o suficiente.

– Botão são importantes, cuidado com o gelo das calçadas (a neve que descongelou e virou água e a água que congelou e virou gelo)… escorrega pacas… escorrega mesmo.

– Se tiver uma casa e dar aquela nevasca, você deve tirar o gela da sua calçada. (pode-se pagar para adolescente que fazem isso e no verão cortam a grama e no outono limpam as folhas — outra visão cultural diferente da do Brasil: aprende-se a dar valor ao dinheiro ganho com o trabalho desde de pequeno). Se alguém cair na sua calçada, pode dar processo.

– Se for patinar em algum lago congelado, preste atenção no aviso da profundidade do gelo naquele lugar. Se não tiver aviso, recomendasse manter distância.

– Tenha sempre uma pá em seu carro.

– Troque os pneus no inverno

– Os dias mais claros e com sol, são os piores no frio (onde faz mais frio).

– Quem mora no Sul, não ache que vai chegar la com as roupas de frio nacional e se virar. No Canadá o inverno pode chegar a -25ºC com sensação térmica de -33ºC (isso no sul do Canadá, quanto mais ao norte, pior vai ficando)…Isso é, faz frio pacas e se não se proteger direito pode ter problemas sim. Mas se protegendo, não tem problema não.

– O pior do inverno é o vento polar, ele vem e ao passar pelo seu rosto mais parece uma faca te cortando. Isso é muito chato. As vezes, 15 minutos na rua é complicado, então o negócio é entrar em algum café, pedir um chocolate quente e tomar coragem e voltar à rua. Se não tiver café perto, entra em qualquer loja e finge que está procurando alguma coisa.

– Cidades maiores (Toronto, Ottawa) tem os “paths”, verdadeiros corredores de shopping center climatizados que interligam os principais prédios da cidade, shoppings e estações de metro. Nesses paths, você não sente frio nenhum. O bom também que utilizando os paths você anda, anda, anda (no começo se perde, perde) e vai queimando as comidas calóricas que come para se aquecer.

– Se for esquiar, leve roupas próprias (não lembro o nome do tecido — tipo “tactel”), nada de esquiar com calça jeans ou coisa parecida, no primeiro tombo sua calça molha, e depois, congela.

– O lance de tirar o sapato nas casas antes de entrar não é só questão de não sujar o tapete ou coisa do tipo… para descongelar o gelo, jogasse um tipo de sal nas calçadas e ruas…. se você ficar andando em casa com as botas com esse sal, em pouco tempo seu tapete vai estar corroído.

– Cuidado ao estacionar o carro em alguns lugar na rua e deixar pernoitar. Aqueles caminhões que tirar o gelo pode passar na sua rua e se o seu carro atrapalhar = multa. (Essa estrutura de caminhões que tiram o gelo são bem eficientes, o problema que jogam tudo na calçada).

Estas dicas foram escritas pelo Paulo, mas que infelizmente não tenho seu email de contato.

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. adorei as dicas, estou indo agora em setembro para Toronto e gostaria de saber onde compro pelo menos um casaco aqui no Brasil, só para nao passar frio quando chegar.

    • Em setembro ainda não faz tanto frio, não vale a pena comprar aqui no brasil, por que é muito mais caro. Lá você vai encontrar lojas como a Roots Canada ou a The North Face, que tem tem esse casacões de pena por um preço bem melhor. Chegando em setembro dá tempo de fazer a compra com calma 🙂

Deixe uma resposta