Página Inicial Destino Saiba como é viver na Dinamarca

Saiba como é viver na Dinamarca

Como é viver na Dinamarca

Viver na Dinamarca é complicado? Hoje eu conto para você um pouco sobre a minha vida aqui na Dinamarca.

Eu sempre tive vontade de morar fora do Brasil. Sai de casa aos 18 anos para estudar e nunca mais achei o rumo da minha cidade de novo. Meu pai sempre brinca dizendo que se soubesse que o “voo” seria pra tão longe, nunca teria deixado eu me mudar para Juiz de Fora.

Brincadeiras a parte, já morei em Juiz de Fora, Belo Horizonte, Munique (Hallo hallo oktoberfest) e hoje em dia moro em Århus.

Depois de algum tempo morando em diferentes cidades, varias festas de despidas lá em casa e chororo pra todos os lados, decidi me mudar de vez pra Århus. Foi um momento difícil. É difícil deixar a família para trás, deixar minha “Fiona”, a gente sente sim um aperto no peito, nó na garganta. Não foi uma ou duas vezes que me peguei perguntando se fiz a coisa a certa.

Com um monte de borboletas no estomago, frio na barriga, engoli a seco o nervosismo e embarquei – de vez – pra Dinamarca (Vale lembrar que meu pai achava que eu viria apenas “a passeio” – Tadinho do meu pai gente!). E um dia eu conto “A viagem!” que foi entre a minha cidade e Salvador.

É bom viver na Dinamarca?

Como é a vida na Dinamarca? Como é mesmo que se pronuncia o nome da cidade que você mora? O que você faz na Dinamarca? E seu marido? Você gosta? O que não gosta? Pensa em voltar pro Brasil? E os filhos, quando vem? Já se acostumou? Qual mesmo o idioma que eles falam? Já aprendeu dinamarquês?

Essas são algumas das perguntas que me fazem frequentemente. E é claro que todo mundo acha que eu casei com um príncipe, que eu moro num castelo e que tudo é um mar de rosas. E quem sou eu para tirar os óculos cor de rosa desse monte de “Polianas” que estão espalhadas por ai.

Se você tem interesse em conhecer a cultura dos vikings, sempre sonhou em ter vários legos, embarque comigo nessa viagem e vamos ver até onde o destino nos leva! Vou dividir com vocês dicas sobre a Dinamarca, como vir morar aqui, minhas experiências pessoais e os meus dramas do cotidiano (faz parte né!). Tudo que desperte meu interesse e vale a pena ser comentado! Ahhh, e como é difícil agradar a todos, vou me prender aos meus princípios e escrever sobre aquilo que eu gosto.

E não perca a próxima matéria. Vou apresentar a vocês as comidas tipicas aqui da Dinamarca. Estejam preparados para uma aventura gastronômica!!!!

COMPARTILHAR

30 COMENTÁRIOS

    • Ludimila, por favor, através de qual email eu poderia contata-la? Trabalho numa consultoria que presta Treinamentos Interculturais e, nos nossos treinamentos contamos com testemunhos de pessoas que moram/moraram no país de destino do expatriado, o intuito é transmitir a experiência. Gostaria de lhe explicar melhor a proposta. Aguardo seu contato.

  1. AINDA VOU A DINAMARCA, COMO SERIA UM PAÍS QUE NÃO TEM A CORRUPÇÃO POLITICA BRASILEIRA E NEM UM FORMIGUEIRO DE GENTE, SO ACHO QUE NAO VOU GOSTAR DO FRIO. UM ABRAÇO

  2. LUDMILA SOU BRASILEIRO MAS TENHO CIDADANIA EUROPEIA, QUERO MORAR NA EUROPA EU TENHO MAIOR FACILIDADE PARA MORAR, AGORA NÃO SEI QUAL PAIS, OQUE VC PODE ME DIZER DA DINAMARCA,EU PENSO TAMBÉM NA ISLANDIA MAS ELA NÃO FAZ PARTE DA UNIÃO EUROPEIA.VC QUE TEM EXPERIENCIA AI NA EUROPA PODEDERIA ME EXCLARECER MELHOR

    • Oi Luiz Eduardo…
      O que venha a ser “tenho a maior facilidade para morar”?? Que vc se adapta bem aos lugares ou pq tem passaporte europeu???

      Lembra que seu passaporte so te da direito a morar sem restricoes no país do qual descende. Aqui na Dk pra morar como membro da EU vc tem que ter ou um emprego ou estudar. Pode ficar por aqui seis meses como “turista”, mas ai nao tem direito a fazer nada…

      eu nao tenho informacoes sobre a islandia..

      Ate mais.

  3. Ludimila,
    Sou Brasileira, residente no Rio de Janeiro. Em 01/07/2013 vou participar de um Curso
    de cinco Dias na Universidade de Aarhus. Venho tentando encontrar sites de Turismo sobre essa Cidade, mas tenho encontra podcast informaçoes. A minha intencao é chegar na Quinta-feira e passear ate Domingo. O que Você poderei a sugerir de passeio, ou de carro ou de navio pelas redondezas? Te agradeço , bjs, Patricia

  4. Cara Ludmila, como vai?

    Achei-a muitíssimo simpática e prestativa, por isso resolvi lhe escrever. Só que as orientações que vou lhe pedir são para meu filho e minha nora, que estão prestes a se mudar para a Dinamarca, pois meu filho fará o doutorado numa cidade chamada Roskilde (não tenho certeza da ortografia correta). Parece-me que eles estão achando os preços de imóveis par alugar meio caros, e minha nora comentou comigo que a vida aí é muito cara. Por tê-la achado tão acessível quis lhe pedir algumas “dicas”, pois, como sou sogra, e você sabe que noras não gostam muito de interferências, prefiro fazer perguntas meio no anonimato, para não pensarem que estou interferindo, entende? Como sou professora universitária, estou incentivando muito meu filho a ir, até porque tenho outro na Bélgica, que termina seu doutorado este fim de ano, e sabe como é bom termos a oportunidade de passar um tempo longe do nosso país de origem.
    Ficaria muito feliz em receber uma mensagem sua.
    Muito obrigada,
    Abraços,
    Maria Emília

  5. olá , meu nome é simone muniz , já passei 6 meses morando na DINAMARCA , E GOSTARIA MUITO DE VOLTAR PARA MORAR E TRABALHAR POR AI . MOREI EM KALUNDBORG , SOU CHEFE DE COZINHA E PODOLOGA SERA QUE TENHO CHANCES?ME DE UMAS DICAS OBG

  6. Oi Ludmila!
    Meu marido e eu estamos indo morar em Aarhus em março de 2014, meu marido está indo fazer o pos-doc dele.
    Gostaria de saber se vc gosta de morar ai, se as pessoas são receptivas e legais, etc….
    Existe uma comunidade brasileira ai? Daqui a pouco começaremos a procurar uma casa para alugar e se vc puder me enviar alguns links de imobiliárias, eu agradeceria muito.

    Um abraço,
    Andréia.

  7. Olá Ludimila, é muito legal alguém que esteja disponível a dar informações. Eu e meu namorado estamos pensando em sair do Brasil e a Dinamarca é um país que veio a nossa mente. Pra dizer a verdade, vc é o primeiro contato, pois nem sei como procurar informações a respeito. Será que vc pode nos orientar? como devo começar? aguardo sua resposta. obrigada

  8. Bom dia Ludimila,

    vou me mudar daqui a alguns meses para a Dinamarca.
    Eu gostaria de manter contato com você por email:

    marianaviegas85@gmail.com

    eu já morei na Itália e na Austrália…mas quero mudar definitivamente para a Europa a trabalho.
    Preciso de contatos brasileiros lá. Quero manter contatos com brasileiros porque eu sei como é difícil morar fora, e muitas vezes ter amigos brasileiros nos faz sentir em casa =)

    abraços
    Mariana

    • Bom dia Ludmila,

      Aproveitando o pedido da Mariana, também vou me mudar definitivamente para a Dinamarca em Janeiro de 2015, e gostaria de muitas dicas sobre como estudar, trabalhar e morar lá.

      Por favor entre em contato comigo através do e-mail:
      macalister35@gmail.com

      Agradeço desde já

      tchau

  9. OLA LUDMILLA, EU E MEU MARIDO QUEREMOS PASSEAR NA DINAMARCA EM JANEIRO 2016, GOSTARIA DE SABER SOBRE CUSTO DE VIDA E DICAS PARA ESTAR AIE USUFRUIR DESSES DIAS. OBRIGADA.

  10. LUDIMILA,BOA TARDE,EU E MINHA ESPOSA (NEWTON E BERNADETE) ESTAREMOS INDO PARA
    COPENHAGUE COMO TURISTA.CHEGAREMOS DIA 15/5 PELA IBERIA,COMO NÃO FALAMOS DINAMARQUES,NEM TÃO POUCO INGLES,ESTAMOS COM MEDO DE NOS “ENROLAR”,POIS
    SOMOS IDOSOS ( 69 E 61 ANOS).
    PEÇO O FAVOR,SE FOR POSSIVEL,NOS INDIQUE ALGUEM OU ALGUMA EMPRESA QUE
    NOS RECEBA NO AEROPORTO,FALANDO PORTUGUES,E NOS LEVE ATE O HOTEL SCANDIC
    COPENHAGEN ( VESTER SOGADE 6 ) QUE JÁ TEMOS RESERVADO.
    CASO INDIQUE ALGUEM,FAVOR INFORMAR O CUSTO DESTE SERVIÇO ( NÃO É
    PR3ECISO TER CARRO,PODEMOS USAR TAXI).FAVOR RESPONDER VIA E-MAIL.MUITO
    GRATO.
    NEWTON SERGIO TORELLY TABORDA

    OBS.CASO DE TUDO OK,INFORMAREMOS OS DETALHES (N.DO VOO,HORARIO PREVISTO
    PARA CHEGADA ETC..)

    • Boa tarde, senhor Newton e senhora Bernadete,

      Também estou a procura de um guia em Kopenhagen, que seja falante prtuguês.

      Os senhores conseguiram contactar este profissional ?

      Poderiam me repassar o contato ?

      Muito Agradecida,

      Liliane Monteiro Cobucci de Souza – Belo Horizonte / Minas gerais / Brasil

  11. Olá Ludmilla… eu e meu esposo queríamos ir morar na dinamarca… gostaria de saber o q vc m indica qual cidade… pois queremos abrir um negócio.. fixar residência como funciona a questão de burocracia… obrigado

  12. Oi ludmila meu irmão esta morando em compenhagem tem 2 demanas pois sua noiva e dinamarqueza vc se sabe se existe encontros de brasileiros por la?? Porque ele ainda se sente muito sozinho..

  13. Oi Ludmila,

    Meu filho vai se casar com uma dinamarquesa em julho de 2016 em Aarhus. Eu gostaria de fazer-lhe uma surpresa trazendo um grupo musical que tocasse músicas brasileiras do tipo Bossa Nova, e outras (nada de Funk….) na festa de casamento.

    Você poderia ajudar-me passando contatos ou dando sugestões?

    Parabéns pelo teu trabalho voluntário ajudando aos brasileiros.

    Saudações,

    Luciano

  14. Oi ludmila, Acabei de me mudar para CPH, vi q você está um pouco Mais longe, alguma dica para fazer amigos ou encontrar um grupo de Brasileiros por aqui? Obg! Isabella

  15. Oi LUDIMILA tudo bem?? Ja morei na Europa eu sempre queria ir em Dinamarca pra conhecer mais nao ouve chance mais queria ir la pra ver pois tenho muita vontade de trabalhar e morar neste país de momento eu vim embora estou no brasil tenho experiença com criança e gosto de trabalhar em Lares de velhinhos tbem sou muita responsavel e cristã muito honesta meu contato do Whatss 00351918938839 ou entao pelo meu mail lunainna30@hotmail.com muito obrigad

  16. Oi Ludimila….
    Tenho buscado informações sobre Vissenbjerg , porque estou pensando em ir morar lá, mas estou com dificuldades em encontrar sobre escolas de linguas lá para estrangeiros. Me ajuda pelo amor de Deus! Rs….. Gostaria de aprender dinamarquês ou inglês e como tenho conhecidos nessa cidade, penso que la seria mais fácil pra começar a vida né? Pode me ajudar com informações sobre essa cidade? Obrigada!

  17. Conheci Arhus, assim como quase toda a Dinamarca, digo, as principais ilhas. Fui ao Legoland. A minha base nas vezes em que estive nesse país é uma cidade pequena ao lado de Copenhague, chamada Lyngby. Esse é realmente o país que no qual gostaria de viver.
    Sempre que vou a Europa e visito meus amigos em Lyngby saio daí com inveja. Uma dia irei em definitivo. Deixa a aposentadoria chegar.

  18. Ola Ludimila
    Preciso de sua ajuda minha namorada e dinamarquesa mora na cidade de Aarhus mas ela está tendo dificuldade em conseguir visto pra me levar pra Dinamarca me fale um pouco sobre essa dificuldade que o governo coloca pra imigrantes
    Obrigado

  19. Ola Ludimila!

    Estou em indo pra Dinamarca em duas semanas para casar! (Moro em Dublin) e gostaria de um fotografo brasileiro ou mesmo de putra nacionalidade que faça algumas fotos no dia, vamos casar somente no civil e queriamos um regiatro e algumas fotinhos depois tambem pela cidade. Umas 2 horinhas de ensaio.
    Voce conhece alguem ou toparia fazer para nos?

    Muitao obrigada!

Deixe uma resposta