Página Inicial Destino Comidas típicas da Dinamarca

Comidas típicas da Dinamarca

Vem se aventurar com a gente e descobrir quais são as Comidas típicas da Dinamarca.

Dinamarqueses são pessoas tradicionais.  A maioria que eu conheço pelo menos. A família do meu marido é super tradicional, principalmente quando o assunto é alimentação. Minha sogra cozinha 95% das vezes comida tipica dinamarquesa.

E é bem diferente do nosso arroz e feijão. Pra começar o prato básico se resume a batata. Dinamarquês que é dinamarquês come bastante batata. Em média 57 quilos/pessoa/ ano (sim, é de se assustar com esse valor!!!). Carne é realmente uma coisa secundária. Deve ser por causa do preço!!! Tudo aqui custa caro, meio quilo de peito de frango custa facilmente entre 10 e 15 reais.

Vamos começar então nossa viagem pela gastronomia dinamarquesa!!

Comidas típicas da Dinamarca:

Rugbrød: é um pão escuro (alguns chegam a ser pretos), feito a partir de centeio, fibras e tudo o mais que for saudável e que possa vir a ser transformado em pão. Existe rugbrød de cenoura, de batata, de fibra, de linhaça. Alguns são a mistura disso tudo. Pode fazer cara feia. No inicio eu também fazia. Hoje como voluntariamente.

A maioria dos dinamarquês come rugbrød como substituto do almoço. A “comida quente” é servida a noite. O prato em si passa a se chamar  smørrebrød – um prato frio que consiste basicamente em sanduíches abertos cobertos com peixe, carnes frias, queijos, ovos, salmão defumado, camarão, peixe, hortaliças, ovos, patês (especialmente de fígado) ou diversos tipos de saladas sobre uma fatia de rugbrød.

Entendo quem não gosta. É difícil mesmo se acostumar. Mas é super saudável e faz super bem pro organismo. É de comer sem culpa!!! 🙂

Batata: Tá aí o feijão com arroz brasileiro. É batata de tudo quanto é jeito. Batata assada, cozida, ao forno, frita, pão de batata, se bobear tem até doce de batata. Meus pratos preferidos com batata são:

  • Kartoffelmos: mousse de batata
  • Bagte Kartofler: Aquelas batatas grandes assadas com recheio
  • Hasselback – Kartofler: Batata assada, mas médias
  • Kartoffeltærte: Torta de batata
  • Kartofler i krydret marinade: Batata assada com diversos temperos
  • Kartoffelkurve: Tortinha de batata com queijo
  • Kartoffelmoussaka: Mousse de batata com carne moída e queijo assado
  • Kartoffelpirog: algo parecido com um pastel de batata

Hot dog: Também é bem diferente dos nossos maravilhosos cachorros-quentes. É até gostoso! É basicamente composto de salsicha, pickles,alho frito, cebola e molhos – catchup, maionese, e uns outros molhos típicos.

Brocolie Salat: Salada de Brócolis (tipo japonês). Essa salada é tão boa que eu vou até dar a receita. Receita para 4 pessoas:

  • Comidas típicas da DinamarcaMeio quilo de brócolis japonês picados em pedacinhos
  • 200 gramas de bacon picado
  • 100 gramas de uvas passas
  • 100 de amendoim salgado
  • 2 cebolas vermelhas picadas
  • 1 colher de maionese

Só misturar tudo e servir! Eu as vezes misturo aquela maionese com limão!! Fica uma delicia!!!

Vou parando por aqui. Outro dia comento sobre as cervejas, os queijos e geleias maravilhosas e claro das coisas que eu não gosto!

COMPARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. ola!!!
    estive neste padacinho do céu, achei tudo divino, as pessoas, a vida tudo… a comida me fascinou . Estou fazendo hoje um rugbrod que aprendi ai.Não sei viver mais sem esse pão perfeito.

  2. Boa noite! Gostaria muito de tercontato sobre comida dinamarquesa. Fui casada com um dinamarques e morei nacidade Vojens! Sou chefe de cozinha de um restaurante Dinamarques em Belo Horizonte!Sou mineira. Tem alguma receita para me enviar fotos e receitas por e-mail?
    Ficaria muito grata.. Desde já agradeço. bjs;
    JEG ELSKER DANMARK!!!!!!!!!!!!!

  3. Boa noite ludimila, sou acadêmica de nutrição e tenho um seminario de técnica dietética para apresentar sendo que preciso preparar duas receitas dinamarquesas, uma doce e outra salgada! Gostaria que você me desse umas receitas que fossem rápidas e típicas pois teremos que apresentar também um histórico do prato :/
    Aguardo resposta!
    Att, Raphaela Capela

Deixe uma resposta