Página Inicial Europa Alemanha Supermercados na Alemanha: Como fazer suas compras na Alemanha

Supermercados na Alemanha: Como fazer suas compras na Alemanha

Supermercados na Alemanha

Se você já está saindo do Brasil preocupado com quanto vai gastar com a sua alimentação na Alemanha, se acalme. Uma pesquisa recente da empresa de consultoria KPMG mais de 30% dos supermercados alemães são redes consideradas barateiras, tais como Aldi, Lidl e Schlecker. E a projeção é que esse domínio aumente ainda mais nos próximos meses. Então a tendência natural é que cada vez fique mais fácil economizar no país, quando se trata de comida.

Mas e quanto aos alimentos, será que vou conseguir encontrar tudo o que como no Brasil? Sim, não vão lhe faltar opções de arroz, macarrão, pão, frutas, legumes e até feijão. O nosso famoso e amado feijão existe em variados tamanhos e cores, um pouco diferentes das mais consumidas no Brasil, mas ainda assim com as mesmas propriedades e, caprichando no seu tempero, pode até chegar ao mesmo gosto.

Carne também tem bastante, embora o alemão seja apaixonado e consuma muita carne de porco, você também consegue encontrar carne vermelha, frango e peixe com facilidade.
Primeira ida ao supermercado

Provavelmente será um pouco assustador e muito engraçado se você não souber nada em alemão, pois vai olhar para as extensas prateleiras e não entenderá muito bem o que contém em cada produto. Mas com o tempo você vai acabar se acostumando e aprendendo, nem que para isso preciso provar de tudo.

A dica inicial é não ter medo de ir ao mercado mesmo sem saber nada em alemão. Leve uma listinha com o nome dos produtos que você deseja comprar e pronto. O máximo que você vai ter de contato com os atendentes é quando a caixa lhe disser o valor e entregar o seu troco.

Aqui até listamos o nome de alguns alimentos básicos do dia-a-dia que é muito fácil de se encontrar em supermercados na Alemanha assim pode fazer a sua listinha de compras.

Supermercados na Alemanha
Com os nomes anotados, você não terá muita dificuldade de fazer as suas compras, exceto pelo fato da enorme gama de opções. Sim, todos os produtos que você precisa estarão disponíveis em diversas marcas, alguns deles de diversas formas: frescos, congelados ou enlatados. E isso poderá lhe deixar um pouco perdido até que consiga eleger as suas marcas favoritas.

Produtos de qualidade

Você vai logo notar que na Alemanha os produtos são realmente todos selecionados. Isso significa que você não irá precisar gastar tempo tendo que escolher uma fruta ou legume que esteja menos machucado que os outros ou uma verdura que já não esteja perdendo o frescor (triste realidade brasileira). Tudo tem qualidade semelhante, o que significa que todos os produtos frescos são igualmente bons e novos.

Da mesma forma, os produtos refrigerados também são de alta qualidade. É possível comprar até verduras já cozidas apenas para você desembalar e consumir. As saladas cruas já vêm até lavadas, só faltando mesmo o tempero ao seu gosto. Bem como as saladas de frutas, que ajudam você a se alimentar bem e economizar tempo.

Supermercados na Alemanha

Salsichão e pão nos supermercados na Alemanha

Tudo bem que a Alemanha é famosa pelos pratos com os famosos salsichões, mas provavelmente você não tem nem noção do tamanho da variedade deles que é oferecida nos mercados. Em algumas redes, pode parecer um corredor de estufas infinito, sem contar ainda com os que são oferecidos em lata ou congelados.

Supermercados na Alemanha
Outro produto que vai deixar você indeciso durante as compras, será o pão. Tem o de casca mais grosa, tem o mais macio e tem até o básico pão de forma. Na maioria das vezes, não vai existir a figura do padeiro para lhe atender, então você terá que decidir sozinha dentre tantas opções convidativas qual aquela que você deve levar da cestinha. Há também mercados que oferecem a opção de se servir através de máquinas que podem lhe lembrar as de refrigerantes, mas não se preocupe. Os pães são todos fresquinhos e saborosos.

Supermercados na Alemanha
Alimentos prontos nos supermercados na Alemanha

Caso você seja aquela pessoa que não gosta muito de cozinhar, ou está em um dia cansativo e queria apenas poder chegar em casa e já ter a sua comida pronta. Saiba que as opções de comidas pré-prontas são infinitas. Das mais simples e saudáveis, como saladas para vários gostos que basta você colocar no prato e comer, até as mais condimentadas como frango ao curry ou carne assada acompanhada de legumes.

E se surgiu a ideia de fazer aquela reunião de amigos do nada, corre no mercado mais próximo que vai achar praticamente o seu churrasco completo, já temperadinho ou apenas distribuído no espeto. Com direito ainda a legumes e queijo de acompanhamento. Neste caso, só vai ficar faltando mesmo a farofa. Essa realmente você não conseguirá encontrar facilmente.

Para finalizar, tem de sobremesa deliciosos picolés estilo daquele que você paga caríssimo no Brasil.
Supermercados na Alemanha
Dicas:

  • Mercados na Alemanha, em sua maioria, não tem cestinhas disponíveis para compras. Eles disponibilizam carros que para serem usados precisam que você encaixe uma moedinha de um euro, que será devolvida assim que você colocar o carrinho de volta no lugar de onde tirou.
  • O registro nos caixa é sempre acelerado e muito ágil, e não há embaladores. Você mesmo terá que embalar as suas compras o mais rápido possível. Se você demorar muito, capaz de ouvir algumas reclamações dos outros clientes.
  • Assim como já acontece no Brasil em algumas redes de supermercados na Alemanha se você desejar carregar as suas compras em sacolas plásticas, deverá pagar por elas. Portanto, quando for as compras, leve sua ecobag ou uma mochila para carregar seus produtos.
  • Sabe aquela garrafa pet que sempre jogamos fora? Em qualquer lugar do mundo, nós pagamos por ela um
    valor que vem embutido no preço final do produto, e na Alemanha você pode recebê-lo de volta. Existem máquinas nos supermercados apenas para recolher diversos tipos de garrafas e devolver para você o valor pago por elas. Desta forma, o ticket no valor emitido pela máquina serve para você usar ao pagar as suas compras.
COMPARTILHAR

Deixe uma resposta