Página Inicial Destino Américas Ottawa-Gatineau: melhor cidade para se morar no Canadá.

Ottawa-Gatineau: melhor cidade para se morar no Canadá.

O Canadá e considerado um dos melhores lugares do mundo para se viver. País organizado, economia forte e estável, povo educado e de natureza exuberante, o Canadá recebe milhares de imigrantes todos os anos vindos das diferentes partes do globo. A miscigenação de culturas faz do Canadá um país verdadeiramente cosmopolita, onde povos e culturas se misturam e exercem uma importante parte no desenvolvimento e crescimento do país.

A decisão de mudar de país e imigrar, começar do zero, é muito importante. Deixar a família, cultura, emprego, amigos e tudo que conquistou são difíceis para qualquer um. Os motivos são vários: melhores oportunidades de trabalho, o começo de uma vida nova e fuga da violência, além da busca de qualidade de vida são alguns deles.

Muitos que escolhem o Canadá como novo pais se deparam com uma nova decisão. Para onde ir? Qual cidade? Onde morar? O Canadá é imenso e cada região, província e cidade tem suas particularidades. A escolha deve ser baseada no estilo de vida de cada um, domínio do inglês e/ou francês e área de trabalho.

Recentemente Ottawa-Gatineau foi considerada a melhor cidade para se morar pela respeitada revista “MoneySence”. Ottawa está localizada na Província de Ontário, enquanto Gatineau fica na Província de Quebec. Por causa da proximidade, Ottawa-Gatineau foram consideradas como uma única cidade. A pesquisa considerou o crescimento populacional, número de homicídios, renda familiar, porcentagem de desemprego, entre outros. De fato, Ottawa-Gatineau oferece um excelente padrão de vida para seus cidadãos. Organizada e muito arborizada, a cidade é a quarta escolha dos imigrantes depois de Toronto, Vancouver e Montreal.

Fonte: http://rankings.canadianbusiness.com/bestplacestolive/list.asp?pageID=list

Ottawa-Gatineau fica no sudeste do Canadá e está, geograficamente, numa posição estratégica: 400 km de Toronto, 200 km de Montreal e 500 km de Quebec City. A fronteira com o Estado de New York, nos Estados Unidos, está a 250 km e é destino freqüente dos habitantes da região que buscam opções de compras ou simplesmente passeios diferentes. A cidade de New York está a 8 horas de carro ou 10 horas de ônibus.

Sede do Governo Federal, a cidade de Ottawa-Gatineau é dividida somente pelo rio Ottawa e é considerada a cidade mais bilíngüe do mundo. Todos os serviços do Governo Federal, além das empresas privadas, institutos e organizações, são encontrados nas duas línguas oficiais do país. Por esta característica, o imigrante deve estar preparado para dominar muito bem as duas línguas. Há pessoas que vivem com o domínio somente do inglês ou do francês, porém as melhores oportunidades estão para aqueles que dominam bem as duas.

O mercado de trabalho em Ottawa-Gatineau é bem diversificado, o que explica o baixo nível de desemprego, 5.8%. Por ser a capital do país, o Governo Federal é o maior empregador da cidade. Muitas empresas, firmas e organizações dependem direta e indiretamente de contratos com o governo. O setor de tecnologia também concentra uma boa parte da empregabilidade na cidade assim como a área de telecomunicação. O fato de ser a capital federal faz com que haja na região muitas ONGs, associações e institutos, além de órgãos internacionais. O setor econômico e financeiro também é forte na cidade oferecendo a população oportunidades em bancos e seguradoras. Outro setor que cresce muito é a construção civil e a saúde.

Para o recém-chegado, Ottawa-Gatineau já oferece um vasto serviço de suporte. A região conta com inúmeros organismos não-governamentais, casas de apoio e escolas apropriadas para o aprendizado das línguas. Centros comunitários e serviços legais também podem ser encontrados. A região oferece ainda o que o imigrante mais procura: auxílio na procura do primeiro emprego. Existem vários programas voltados ao mercado de trabalho, institutos especializados em currículos e empresas que oferecem palestras e consultoria gratuitas.

Foto do arquivo pessoal de Rodrigo Araújo

Aos que procuram qualidade de vida e oportunidades de trabalho, considerem Ottawa-Gatineau como seu futuro destino.

COMPARTILHAR

70 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia,

    Eu me interesso pela imigração para o Canadá e gostei da matéria sobre essa(s) cidade(s). Qual o processo para conseguir visto de imigrante para lá, é pelo governo federal ou a província tem algum programa próprio, como Quebéc?
    E a parte de ensino superior/pós-graduação, tem na cidade boas faculdades?

  2. Olá,

    Adorei a matéria, muito explicativa e rica em detalhes. Agora ficou mais fácil para quem está querendo ir para o Canadá pois têm esse mecanismo de comunicação para se informar e melhor se preparar para uma mudança radical de vida. Parabéns Rodrigo, você é uma pessoa iluminada e gosta de iluminar os caminhos das outras pessoa. Que Deus lhe abençoe!

    • Obrigado Fernanda,
      Este é o objetivo: ajudar as pessoas com dicas e informações para que elas possam escolher melhor o caminho a seguir na vida.

      Cordialmente,
      Rodrigo Araújo

  3. Oi Rodrigo,
    Fiquei imensamente satisfeito com a sua matéria sobre o Canadá e suas peculiaridades. Você atingiu mais uma meta em sua vida e com ela divide os seus ilimitados conhecimentos com pessoas que também têm essa mesma ideia. Acredito que para você as dificuldades nunca foram empecilhos para galgar os seus objetivos. Continue dessa forma e, principalmente, dividindo as suas experiências e fazendo o bem aos que lhe procuram.
    Parabéns e muito sucesso. Você merece.

    • Olá Marcelo,
      Agradeço imensamente o elogio e a sua participação. O objetivo é realmente ajudar as pessoas com dicas, informações e passar um pouco a minha experiência.

      Atenciosamente,
      Rodrigo Araújo

  4. Primeiramente, parabéns mesmo pelo site! É muito bom!
    Acabei de voltar do Canadá de um intercâmbio de 5 meses e gostei muitíssimo do país.
    Sou formado em Direito (mas nunca trabalhei na área) e agora posso dizer que sou fluente em Inglês. Na verdade sempre trabalhei por muitos anos em uma pequena empresa, na área administrativa-gerencial. Também possuo experiência em bancos.
    Quero saber se minha idade (tenho 29 anos) pode significar alguma barreira, fazer uma pós ou MBA e posteriormente tentar construir minha vida no Canada!
    Agradeço desde já… estou muito ansioso e preocupado com este fator, trabalhei por muitos anos e tenho boa experiência profissional, porém a maior parte dela não tenho como comprovar com registro em carteira.

    abraços!

    • Gostaria falar com você tirar umas dúvidas do canadá, pois estou indo para Irlanda, mas estou vendo algumas problemas de emprego lá, apesar que vc compra curso inglês e já ganha Work Permit 1 ano.
      Vamos trocar idéia irmão tem Juliana Almeida e seu mairdo querem ir para Canadá tambem.

  5. Boa noite, eu e meu marido já tivemos experiências internacionais pois moramos por um tempo nos EUA, porém, atualmente, estamos interessados em nos estabelecer no Canadá pelas boas oportunidade que o país oferece e pela qualidade de vida, conforme sua excelente matéria demonstrou. Somos brasileiros, eu sou advogada e meu marido é técnico em informática/telecomunicações, e possui certificação internacional de CCNA. Ele tem inglês fluente e o meu é intermediário, qual o caminho melhor para conseguirmos a legalização no país? Será que encontraríamos oportunidades de emprego facilmente? Qual cidade você nos indicaria?

    Muito obrigada!

    • Boa noite Juliana.

      A area do seu marido ha muito emprego e a sua tambem. Porem, a sua area é bem mais dificil que a do seu marido para exercer no Canada. Moro em Montreal e aqui precisa praticamente fazer a faculdade novamente e fazer varias provas da ordem dos advogados do Quebec.
      Se voce ama sua profissao e tem forca de vontade de estudar quase tudo de novo. É uma otima opcao.
      A melhor opcao para se legalizar no Canada é fazer o processo de imigracao legal. Vir ilegalmente é a pior coisa que voces podem fazer. Sofrerao discrimacao tanto pelos canadenses como pelos proprios brasileiros legais daqui. Se ficarem doente terao que pagar do bolso e se sujeitar a trabalhar no mercado negro.
      Eu fiz o processo por Quebec, porque como eu ja falava frances ficava mais barato pra mim.
      Gosto muito de Montreal e da provincia do Quebec.

      Seguem alguns sites interessantes:

      http://www.imigracao-quebec.ca
      http://www.tourisme-montreal.org/Accueil/
      http://www.bonjourquebec.com/qc-en/videos0.html

      Boa sorte!!!

      Abs,

      Rodrigo

    • Valeu Artur,
      Fique acomnpanhando o Canadá Brasileiro que estamos sempre postando dicas e atualizando informações gerais e específicas sobre o Canadá, custo de vida, turismo, trabalho e muito mais.
      Fique a vontade também para mandar sugestões.
      Um abraço.

  6. Boa Noite Rodrigo,
    Parabéns pela matéria,muito rica e motivadora…Olha só, estou na fase inicial do processo de imigração para Quebec, estou juntando a documentação para enviar para o consulado.Sou formado em Administração de empresas e trabalho há 10 anos na área de logística, gostaria de saber qual a melhor cidade para minha área de atuação?(logística).Sou casado e tenho 02 filhos, e pretendo levá-los comigo…será que posso fazer o processo de imigração individual e quando já estiver estabilizado trazê-los? ou já tenho que ir com todos? Fico aguardando seu retorno. Abraços

    • Olá Flávio,
      Pelas suas informações acredito que você esteja vindo para a Província de Quebec, confere? Bom, levando em consideração a sua área eu diria q você tem 3 opções: Montreal, Ville de Quebec e Gatineau. Sugiro você se informar sobre as cidades (custo de vida, oferta de trabalho, clima, estrutura, transporte público, etc.) e decidir. Há muitas famílias morando em Montreal que tem um perfil parecido com o seu. Gatineau (Hull) oferece mais tranquilidade.
      Com relação a sua família sugiro você incluir todos no processo, pois eles serão seus dependentes. Na hora de vir, você pode vir só (ou com sua esposa) no objetivo de se estabelecer. Acredito que com 2 ou 3 meses você consegue alugar um apartamento, comprar um carro e a mobília, além de já colocá-los na escola. Eu acho que desta forma é mais fácil e menos estressante para as crianças.
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte.
      Abraço.

  7. È extremamente pavoroso ouvir que o Canadá é um bom lugar de se viver. Esse país nem devia ser habitado, por respeito às condições de que um ser humano necessita para sobreviver. Onde já se viu viver num lugar que é uma “geladeira a céu aberto”. O frio é um dos principais inimigos de qualquer ser humano. Tanto que somente o sul do país é habitado, junto à fronteira dos EUA. Lugar bom de se viver é o Brasil, ou qualquer outro país situado na área tropical. Ninguém merece passar por invernos congelantes, correndo o risco de morrer a qualquer momento por hipotermia, congelamento, etc…

    • Rogerio, me desculpe mas ou vc e um idiota ou muito desenformado ou nao tem condicoes pra nada. No dia qque vc sair do Brasil para USA ou Canada, vc vai ver o que e viver bem e ser respeitado, apesar do frio vc passa muito nais frio aqui no Brasil do que no Canada alem da qualidade de vida e melhor em tudo. Sou brasileiro mas acho que nao existe um povo mais corrupto, bandido, trapasseiro, enganador, mal educado, violento, desrespeitador, desonesto, invejoso que o brasileiro. Se um dia vc sair do Brasil vai comprovar isso.

  8. Olá Rodrigo, tenho muita vontade de imigrar para o Canadá,em 2011 farei intercambio para os EUA para aperfeiçoar meu inglês, mas meu sonho é morar no Canadá, o problema é que nao tenho curso superior,sou formada em técnica em Quimica.Gostaria de saber se pra quem não possui curso superior há chances de trabalho? Um abraço1!

    • Oi Raquel,
      Chances de trabalho sem curso superior sao grandes no Canada’. Porem e’ dificil achar algo especifico ou na sua area.
      Agora: conseguir a imigracao sem curso superior e’ muito dificil. Vc tem q ver na lista de proficao e checar a demanda para tecnico em Quimica, alem do tempo de experiencia q requerem.
      Boa sorte.

  9. Gostaria de parabenizá-lo nobre Rodrigo Araújo por mais uma excelente reportagem. Gostaria de saber como está o mercado de trabalho para pessoas com formação superior a nível de tecnólogo. Sou servidor publico e gostaria de saber se há possibilidade legal de que eu retire a licença para assuntos particulares (3 anos) e nesse periodo eu tente a imigração para o Canadá. Gostaria de conferir contigo também se realmente imigrantes com formação na área de tecnologia da informação possuem maior empregabilidade no Canadá.

  10. Oi Rodrigo,

    Gostaria primeiramente de parabenizá-lo pela reportagem, está muito rica em informações e ao mesmo tempo muito objetiva.

    Estou indo de passar uns 45 dias de férias aí no Canadá, a partir de 1º de novembro, vou ficar em Montreal, mas vou aproveitar e fazer um tour pelo País, Sou analistas de investimentos financeiros no Brasil, mais precisamente na área de avaliação de empresas.

    Já tenho o visto de imigração , mas ainda não defini a cidade em que irei residir. Essa sua matéria foi muito importante para mim , se puder conhecê-lo pessoalmente para trocar algumas ideias será um prazer.

    Meu MSN é : pgrds2@hotmail.com

    Um abraço.

    Patrick.

  11. Boa Noite Rodrigo,
    Parabéns pela matéria,muito rica e motivadora…Olha só, estou na fase inicial do processo de imigração para Quebec, estou juntando a documentação para enviar para o consulado.Sou formado em Administração de empresas e trabalho há 10 anos na área de logística, gostaria de saber qual a melhor cidade para minha área de atuação?(logística).Sou casado e tenho 02 filhos, e pretendo levá-los comigo…será que posso fazer o processo de imigração individual e quando já estiver estabilizado trazê-los? ou já tenho que ir com todos? Fico aguardando seu retorno. Abraços

  12. Caro Rodrigo ,agradeco pela sua atencao para conosco e muito importante obter informacoes de pessoas que realmente estao passando por experiencias como a sua ,eu gostaria de saber se a quantia de dinheiro que se gasta com moradia e as demais dispesas e fora os impostos e claro da para guardar uma boa quantia de dinheiro ou nao sobra muito pois me dizem que e muito dificil juntar dinheiro ai isto e verdade ? bem moro nos EUA mais estou morrendo de vontade de ir para ai ,seria muito bom se tivesse a sua opiniao se possivel mais uma vez obrigado .

  13. Boa tarde Rodrigo.
    Recentemente tenho amadurecido a idéia de voltar a morar fora do Brasil. Morei 2 anos nos EUA e minha esposa e meu filho são americanos. Em função disto acredito que faria mais sentido imigrar para os EUA, mas a qualidade de vida das cidades Canadenses tem me chamado a atenção.

    Gostaria de saber a opinião de vocês se acham que vale a pena tentar ir para o Canadá podendo ter a residência e depois a cidadania nos EUA considerando as dificuldades do processo de imigração no Canadá.

    Também gostaria de saber o que vocês acham de Ottawa como primeira escolha visto ser umas das cidades com boa qualidade de vida também mas com custo de vida muito mais acessível do que Vancouver ou Montreal por exemplo. Além disto pelo que entendo o Francês não é imprescindível, ao contrário de montreal ou quebec.

    E por último como está o mercado para profissionais de TI. Tenho mais de 8 anos de experiência com TI em multinacionais.

    Obrigado.

    • Oi André,
      Infelizmente os USA está apssando por uma fase muito ruim. Crise braba por lá. O Canadá sente a crise do visinho, mas se recuperou bem.
      Para imigrar, eu aconselho vc dar uma olhada no site do consulado geral em sp. Lá vc obterá todas as informações sobre o processo, regras, aplicação, pontuação, etc.
      Boa sorte.

  14. Ola Rodrigo,

    Recentemente estive numa palestra em Curitiba. Sou farmaceutica e bioquimica, e foi falado na palestra que eh quase impossivel conseguir se integrar no conselho no Canada. Mas como tenho experiencia em laboratorio fazendo exames, o palestrante falou que as unicas areas onde eu nao vou conseguir trabalhar justamente por causa do conselho seria farmacias de bairro e de hospital, e que nas outras areas eu NAO PRECISO DA LIBERACAO DO CONSELHO. Obvio que eu trabalharia como assistente ou tecnica de laboratorio. eh isso mesmo???

    • Oi Tatiana,
      Dizer q e’ quase impossivel eu acho um pouco forte. Dificil eu sei q e’ muito, pois o conselho e’ muito fechado e conservador.
      Agora, se vc estiver disposta a voltar aos estudos e fazer a faculdade novamente, teria grande chance para se integrar no conselho.
      Como eu nao sou da area de farmacia ou bioquimica, fica dificil te dar uma posicao. Tente achar um blog de um profissional na area q esteje aqui e obtenha as informacoes.
      Boa sorte e um abraco.

  15. ola!! vou terminar a a graduação em enfermagem no pucrs no final do ano! tenho muito interesse em ir para o Canadá! tenho interesse em trabalhar na área! Gostaria de maiores informações sobre a área da saúde, oportunidade de trabalho e o primeiro passo para eu entrar no país! DEsde ja agradeço!

  16. Oi, Rodrigo!Tudo bem?Olha sou engenheira eletricista no Brasil e se mudar para o Canadá poderei exercer a função de técnica.Fiz pesquisa com alguns amigos que migraram para o Canadá e como sempre uns conseguiram emprego logo nos primeiros meses e outros já estão há anos tentando uma oportunidade de trabalhdo e nada.Vc conhece alguns engenheiros que trabalham nessa profissão aí.Quais foram as dificuldades encontradas?
    Agradeço o retorno das informações.
    Obrigada

    • Oi Karla,
      Eu conheco alguns engenheiros eletricos aqui e estao bem, trabalhando na area e crescendo na profissao. O porem e’ q eles ja’ estao aqui ha’ muito tempo, acho q mais de 10 anos.
      Eu sugiro vc ver a lista atual das profissoes em carencia no Canada’. Isso vc obtem no site do consulado geral canadense. Faca tbem a simulacao dos pontos para a imigracao e veja o q e’ necessario para aplicar.
      O q eu tambem notei e’ q esses profissionais comecam a fazer cursos aqui como Mestrado, especializacao e ate’ Doutorado. Uns por conta propria e outros por incentivo ou pedido do empregador.
      Eu sugiro tbem q vc pesquise sobre a profissao no Canada’, o q e’ necessario, credenciais, empresas, tipo de experiencia exigida e por ai’ vai. Vc tbem pode encontrar algumas informacoes em blogs.
      Boa sorte.

  17. Olá Rodrigo. Tenho 20 anos e estou cursando superior em Sistemas de Informação. Tenho muito interesse em mudar para o Canadá, principalmente para Vancouver, devido ao clima parecido com o Brasil. Mas este seu artigo me despertou o interesse em Ottawa, pelo fato dela ser bilingue. Tenho um ótimo nível em inglês e francês, e escolhi o Canadá para praticar os dois idiomas. Se for possível, gostaria de pegar o seu email para manter contato e tirar algumas dúvidas.

    Obrigado.

    • Wilson,
      Sugiro que você continue o seu curso e vá se preparando. Certamente você um fortíssimo candidato a imigrante, pois é jovem e logo terá curso superior. Tente conseguir uma experiência e venha pronto.
      Vancouver é uma cidade maravilhosa, porém extremamente cara. Fico satisfeito de você ter gostado do artigo e seu interesse por Ottawa.
      Conitnue acessando o CanadaBrasileiro que teremos várias outras matérias sobre imigração, cidades, informações e dicas.
      Deixe o seu e-mail q eu entro em contato.
      Um abraço.

  18. Olá Rodrigo, parabéns pela reportagem!!

    Recentemente passei na entrevista no consulado e já decidi por inumeros motivos Gatineau, cuja reportagem sua só vêm de encontro com o que havia decidido.
    Jà pesquisei sobre minha área (sou Analista de exportação) mas me parece que minha profissão nao se encaixa em nenhum conselho (nao há conselho de comércio exterior pelo que percebi), gostaria de saber se por acaso vc tem alguma informação sobre isso e sobre as oportunidades em exportação nessa área de Ottawa-Gatineau? pois ouvi falar que Montreal é uma área portuária e que há mtas oportunidades lá…mas prefiro tentar Gatineau primeiro, pois peso outros fatores conforme o proprio artigo que vc publicou relata…Uma outra coisa que tentei buscar informações mas nao consegui achar em nenhum lugar é que ao redor de Gatineau (lado Quebec) teria 15 parques industriais costeando Gatineau, mas nao consegui visualizar nada a respeito, vc sabe de alguma coisa sobre isso? Grande abraço, parabéns pela publicação!!

    • A área de Analista de Exportação é grande em Ottawa, mas a maioria dos cargos são no governo. É difícil trabalhar no governo quando se chega. Particularmente acho q vc teria melhores chances em Montreal, como vc falou, é um grande polo de área portuária.
      Boa sorte.

  19. Caro colega,

    Tenho 29 anos…sou da Area de TI (gestao de projetos) Pretendo ir para Ottawa-Gatineau dentro de 2 anos…estou comecando meu ingles apesar de mevirar um pouco…creio que dentro de 2 anos eu eteja melhor e com o intercambio o idioma vai ficar fluente. Gostaria de saber se o fator idade na area de TI influencia nessa cidade e se TI está em alta.

    Grato…otimo site

    • Oi Francisco,
      A área de TI é uma das que mais empregam no Canadá. A última crise atingiu os profissionais em TI, mas o setor reagiu bem aqui em Ottawa. Impossível fazer previsões para 2 anos, mas vários amigos estão super bem, com emprego e tudo.
      Acredito q o fator idade, no seu caso, não seja problema.
      Boa sorte.

  20. Rodrigo, obrigado por tiras nossas duvidas,Olha eu não tenho curso superior, sou motorista de carros pesados “caminhão dentre outros” você acha que tenho espaço pra trabalhar no Canada? Alem dessa profissão tenhos outras que não me deixa parado se necessário.

    alanantune@hotmail.com

    Muito obrigado.

  21. Oi Rodrigo, parabéns pelo site!

    Tenho 22 anos e sou graduado em Psicologia, gostaria de saber das oportunidades de emprego e pós graduação em minha área, pois penso em morar no país dentro de 2 anos.

    Grato,

  22. Olá,

    Antes de mais nada…gostaria dar os parabens porque esse teu site é muito bom, encontramos muitas informacoes importantes. Deixa tirar mais algumas duvidas, como te disse eu tenho 29 anos…dentro de 2 anos quero ir para essa cidade linda…estou economizando, aplicando a grana pra juntar uns 40 mil reais para poder começar minha nova vida ai.Voce me informou que TI é muito bacana ..pois sempre tem trabalho apesar do sobe e desce. Vou fazer algumas perguntas abaixo

    1. Voce mora ai a quanto tempo ?
    2. O Idioma é pré requisito primordial ? ( eu falo com alguma dificuldade porem estou estudando para melhorar )
    3. Conseguimos uma melhor vida ai do que no Brasil ?
    4.Esse valor de 40 mil que pretendo acumular é bom pra começar uma nova vida…e me virar ate arrumar trabalho ai ?

    Mais uma vez…seu site é otimo…contine assim…estarei sempre olhando e fazendo ocntato com voce….grato

  23. Bom Dia Rodrigo, tenho 20 anos, estou fazendo curso técnico em designer gráfico, tenho muita vontade de morar no Canadá, até mesmo por ser um país maravilhoso e que acredito que terei um leque maior de oportunidades, gostaria de saber se com o curso técnico em designer gráfico, conhecimento em inglês e Frances será que eu teria grandes chances e me da bem ai no Canadá?

  24. Atenção, amigos. Sinto refutar o conteúdo otimista do artigo do Rodrigo mas, em Ottawa-Gatineau (onde agora faz -16ºC e um vento arrepiante, mas com sol), assim como no resto do Canadá, não há oportunidades de EMPREGOS DECENTES para imigrantes!!!

    Com a expressão “empregos decentes” me refiro a empregos compatíveis com o seu nível de escolaridade.

    Quer trabalhar como um maluco ganhando salário mínimo ($10,25) em regime de meio expediente (que não dá direito a nenhum benefício, como férias, por exemplo), morar em um prédio-cortiço em um “apertamento”, etc…? Então venha para o Canadá ou para Ottawa-Gatineau. Aperte o cinto e vá estudar francês e inglês, que são ministrados pela Indústria da Imigração que está destruindo o Canadá, de graça ou muito barato.

    Mas mantenha um Plano B forte, porque – caso não seja um dos raros sortudos – em determinado momento você poderá sentir desespero para cair fora desta fria. E recomeçar tudo da estaca zero será f&$@ !!!

  25. Rodrigo, eu e meu esposo estamos nos preparando p irmos morar no canada…
    ainda não sabemos a língua, por isso vamos primeiro fazer o curso p aprender…
    Depois ja sabendo falar, é correr atrás do sonho de arrumar um emprego…
    Ele é impressor de off set, acredito não ser complicado ele arrumar na área dele não, pq uma conhecido nosso, mandou um currículo p uma empresa ai, e foi chamado… esta ate hoje. (pena que perdemos o contato c ele)
    Vc poderia me passar teu e-mail p eu tirar algumas (muitas rs) dúvidas que temos?
    Agradeço des de já! Obrigada!

  26. Seria até engraçado, não fosse trágico, ver que há gente que ainda quer vir para o Canadá. Pessoal, o lance aqui é furado!!! Eu vim e quebrei a cara. E não só eu, como milhões de imigrantes. Isso aqui está cheio de médicos dirigindo táxis e engenheiros vendendo doughnuts no Tim Horton’s. Em julho estarei voltando para o Brasil, de onde nunca deveria ter saído. Quanto tempo perdido!

    • Concordo com vc amigo, todo mundo acha que la e essas maravilhas todas,acham que nao tem medicos, enfermeiros,engenheiros ai que o povo se engana, vamos todos valorizar nosso Pais, o melhor lugar do mundop para se viver.

      • Eu opino que o melhor lugar para se viver e’ onde vc se sente bem, respeitado e valorizado. E’ onde vc pode viver tranquilo, com seguranca e oportunidades. E’ onde vc pode ver que seus impostos foram bem empregados e onde se tem uma sociedade ajustada e mais justa. E’ tambem onde todos tem os mesmos direitos e deveres e onde a justica nao faz escolhas. E’ tambem onde se respeita a escolha coletiva e não ha’ baderna. E’ tambem onde os grupos são respeitados independente da escolha politica, religiosa, sexual ou time de futebol.
        Emfim, eu acho q o mais importante e’ vc esta’ feliz. E cada um faz a sua escolha. Nãao ha’ lugar perfeito, mas aquele lugar onde vc se sente bem.

          • Olha Michelli, não moro lá, mas estou pesquisando bastante sobre o processo de imigração. Já assisti a uma palestra (presencial) e já vi outras tantas no youtube. O que eu posso lhe garantir é que em todas elas a sua profissao, Enfermagem, era a primeira a ser falada, ou seja, a mais carente de profissionais. A palestra que rolou aqui em Recife foi EXCLUSIVAMENTE destinada aos profissionais da sua área. Espero ter ajudado.

  27. Boa tarde,

    Tenho 27 anos e sou pedagoga, estou cursando inglês e francês. A minha área de formação me ajudará a conseguir uma oportunidade de trabalho no Canadá?

    • Olá, tenho 19 anos moro, e estou fazendo um curso na área de gestão em saúde. tenho um interesse em morar no Canadá, no segundo semestre do próximo ano. Gostaria de saber se as vagas para essa área são muito difíceis e sugestões de melhores áreas de emprego por lá.

      Agradeço.

  28. O Brasil é linda e quente mas o povo é safado, desonesto e corrupto numa grande porcentagem. Esta é a principal razão para fugir daqui como bem disse Paulo abaixo.

  29. Boa tarde, estou muito interessado em mudar pro Canadá, mas ainda não sei qual cidade… quero fazer a faculdade e trabalhar ao mesmo tempo, tem como? ou é muito puxado o estudo? E a área que eu quero é engenharia da computação, pra se especializar em robótica. É uma boa área no Canadá? tem bastante oportunidade?

    Obrigado!

  30. Olá Rodrigo! Eu e meu marido estamos vendo um intercambio de 1 mes para estudar inglês no Canadá e gostamos muito da ideia de ficar por lá. Eu sou formada em Engenharia de Produção e em Engenharia de Segurança do Trabalho e meu marido é Quimico industrial, tem especialização na área de alimentos e está concluindo o mestrado em Ciência de Alimentos. Existe área pra gente? Qual o local melhor para gente, levando em consideração nossa formação? Falamos inglês e eu estou aprendendo françês. Obrigada

  31. Olá, eu sou formado em TI e trabalho com desenvolvimento de software. Mandei e-mails para vários RHs daí e não obtive nenhuma resposta. O que eu poderia esperar da área de desenvolvimento de software?

    Att,

  32. olá Rodrigo,
    muito boa matéria! sou viúva, tenho 50 anos, formada em técnico em farmácia, técnica em prótese dentária e graduada em gestão da qualidade. Tenho uma filha que ingressará em odonto e temos fluência em inglês. há mercado de trabalho para mim em prótese dentária? para ela ingressar em odonto no Canadá o processo é fácil? queremos ir legalizadas qual o caminho? tenho estabilidade financeira, porém, penso na qualidade de vida e segurança que aqui não temos. grata, márcia

  33. Boa Noite
    Li a respeito de Ottawa-Gatineau e gostei. ESTOU QUASE PRA ME FORMAR EM Direito, e falo inglês fluentemente, gostaria de saber, quais são as minhas possibilidades de morar e trabalhar nessa região?

Deixe uma resposta