Página Inicial Destino Américas Mulheres grávidas no Canadá

Mulheres grávidas no Canadá

Primeiramente, tenho muito a agradecer a Ana Carla (autora principal), Maura e Thiago, que foram os que mais contribuíram com a boa informação aqui deste tópico. Bom, vamos lá…

Como ter um bebê no Canadá

1- Comece tomando Ácido Fólico pelo menos 3 meses antes de engravidar. Você encontra em qualquer farmácia. Uma alternativa é tomar uma multi-vitamina, como por exemplo, o Centrum (que tenha acido fólico, ou “folic acid”).

2- Se não tiver, consiga um family doctor, pois é ele quem vai indicar a você um bom ginecologista e/ou obstetra posteriormente.

3- Não se sinta ofendida quando você for no family doctor e ele perguntar se você vai querer ter o bebê ou se prefere abortar (aqui eles sempre perguntam). A prática do aborto no Canadá é permitido até a semana 20 da gravidez ou até a semana 24, caso o bebê estiver com má formação.

4- O family doctor solicitará na hora um exame de urina para confirmar a gravidez. Não é um hábito comum pedirem exame de sangue.

5- Não se assuste se o médico mandar você de volta pra casa e disser para voltar na semana 12 da gravidez. Por aqui é comum não fazerem o pré-natal até a semana 12. Alguns médicos podem pedir um ultra para confirmar a idade gestacional, mas a maioria não faz.

6- Com 12 semanas, o family doctor vai encaminhar você para um obstetra, que é quem vai fazer o parto, e perguntar aonde você quer ter o bebê. Portanto, faça uma pesquisa dos hospitais perto de sua residência.

7- Você vai ter uma consulta mensal com o obstetra. Com 15 semanas você pode escolher se quer fazer o Triple Test, e com 18 semanas o médico pedirá um ultrassom (possivelmente o único da gravidez, se não tiver tido um para confirmar a idade gestacional). Mas não se preocupe, no Canadá eles não fazem o exame para medir a TN (Translucência Nucal) com 12 semanas, esse exame é comum no Brasil, mas não será feito aqui no Canadá.

Curso Pré-Natal

NÃO DEIXEM DE FAZER, e preferencialmente, faça-o no hospital onde será realizado o parto. Além do enorme “review” que você vai receber de tudo o que envolve o parto e os primeiros cuidados com o baby, se o curso for dentro do hospital, levarão você para um tour do maternity ward. Para os PAIS (homens), tudo que vocês querem saber será respondido no pré-natal.

Preparação logística para o momento que arrebentar a bolsa

Além de saber chegar no hospital usando todos os caminhos possíveis, para o caso de problemas no trânsito, prepare com antecedência a “mochila da mamãe” (o que levar é revisado no curso pré-natal e depende de cada um).

Esteja preparado “psicologicamente” para chamar o 911. Se estiver sozinha em casa ou se houver qualquer tontura ou baixa de pressão, LIGUE para o 911. O tempo médio de resposta é de 8 minutos na GTA.

Seguro Saúde privado

Fique esperto, consiga com seu seguro saúde do trabalho todos os formulários e procedimentos para incluir o rebento na apólice. Sei que isso é óbvio, mas em caso de nascer prematuro ou com algum probleminha, acontece seguido dos pais deixarem passar os devidos prazos, totalmente sem querer. Normalmente existe um prazo de 31 dias após o nascimento pra fazer isso.

Sangue do cordão umbilical

Você pode contratar uma empresa para coletar e guardar o sangue que está no cordão umbilical do seu filho. Neste sangue, é possível que esteja uma quantidade de células-tronco (stem cells) que podem ser úteis em caso de (Deus me livre e guarde!) doenças graves no futuro, como a leucemia.

A gente fez uma pesquisa e resolveu usar o www.progenicscryobank.com, porque eles trabalham direto com o nosso hospital, e tem um plano de pagamentos legal.

O “custo” pode senhor problema para alguns. O valor é de aproximadamente $2,000 ou mais. Também não existe 100% de garantia que as células serão utilizadas OU salvarão a vida do seu filho.

MAS… e se daqui a 15 anos acontece alguma coisa e a sua única esperança é ter essas células guardadas?!

RESP – Registered Education Savings Plan

Essa é a RRSP para a educação do seu filho. Não se paga imposto nos ganhos de capital, e o governo dá a você até $2,000 para um dia ser gasto na post secundary education do seu filho, e que só pode ser aberta depois do nascimento.

Car Seat

Coloque o car seat no seu carro ANTES da data prevista. VOCÊ NÃO PODE SAIR DO HOSPITAL SEM O CAR SEAT. As enfermeiras checam se está tudo ok, e não deixam você ir embora se o Car Seat não estiver ok.

Colocar car seat não é tão fácil…
A Solução?! Pegue o car seat e vá até a Fire Station mais próxima.

Mas é verdade… os bombeiros têm o maior prazer em ajudar, pelo menos foi assim comigo.

Para os papais

Pais… vocês sabem tudo que é necessário para as horas do trabalho de parto?

Vocês estão preparados para estar lá e darem 150% de apoio para as suas mulheres?

Sem desmaiar?

Brincadeiras à parte, naqueles momentos que antecedem o nascimento do criança, nossa participação é fundamental.

Eu não tenho nenhum pendor para as ciências médicas. Vejo sangue e passo mal. Então, estou me preparando e juntando forças para viver esse momento em plenitude E NÃO DESMAIAR!!

Algumas coisas que nós seremos responsáveis, pais:

Fluidos: Água. Muita água. Gelada, sem gelo, ice chips, suco, gelatina, tudo para combater a desidratação e para “take the mind off the pain”.

Respiração: Aprenda as técnicas de respiração que a Mãe terá que usar. Treine em casa, respire fundo e respire junto!!

– Massagem: Aprenda algumas técnicas simples para aliviar as dores nas costas da mulher. Normalmente é na “lower back”, aquela pressão na parte debaixo da cervical. Nem precisa ser super profissional, só o toque em si já ajuda e acalma.

– Posições: Existem umas 15 posições diferentes para a mulher adotar durante o labour. Saiba como elas são, e como tu podes te posicionar para que sua mulher esteja mais confortável.

– Paciência: Paciência. Paciência. Ela vai chorar, ela vai reclamar, ela vai gritar, ela vai xingar você, tua mãe, teu time. E podem ser HORAS de labour. Vai ser estressante pra todo mundo. Eh consenso: teu dever de pai eh aguentar tudo, firme, na moral.

– Pra quem tem aquela bola gigante pra fazer abdominais em casa (todas as academias tem), e esta acostumado a usar, pode ser uma boa levar pro quarto. Muitos médicos recomendam porque, da maneira que a mãe senta em cima da bola, alivia a coluna, ajeita a postura e induz a “descida” da criança.

– Vais cortar o cordão umbilical? Vão te oferecer… be ready 😉

– Não desmaie!

Sites relativos e de suma importância

ASSISTÊNCIA FINANCEIRA E BENEFÍCIOS FAMILIARES :

http://www.cic.gc.ca/english/newcomer/fact_incomesec.html

http://www.cra-arc.gc.ca/benefits/menu-e.html

http://www.cra-arc.gc.ca/benefits/cctb/menu-e.html

Universal Child Care Benefit (UCCB)

The UCCB is designed to help Canadian families, as they try to balance work and family life, by supporting their child care choices through direct financial support. The UCCB is for children under the age of 6 years and is paid in instalments of $100 per month per child.

Programas semelhantes por Província

http://www.cra-arc.gc.ca/benefits/related_programs/menu-e.html

You can also consult the Your Canada Child Tax Benefit pamphlet to get more information on eligibility, applying, and payment information for the above programs.

Sobre o banco de sangue do cordão umbilical

Nos somos registradas no http://www.healthcord.com/

Triple Screen

Foi através desse teste (e confirmado com um ultra) que eu soube que o meu primeiro bebe tinha espinha bifida! Eh um teste feito por volta de semana 15, para detectar o aumento da probabilidade do bebe ter doenças do tubo neural (espinha bífida), Down ou trissonoma 18.

Para essa gravidez já fiz o teste e deu normal, tudo confirmado pela ultra… que alivio!

Nesse site tem a informação completa:

http://www.mtsinai.on.ca/pdmg/Tests/mss.htm

3D / 4D ultrassound no Canada

Um modo de ter mais detalhes na ultra sonografia na gestação é pagar por um privado, do tipo 3d/4d.

http://www.uc-baby.com/bc/vancouver.html

O meu, eu vou fazer no Brasil, com 25 semanas de gestação… mas já tive boas referencias do uc-baby! Não é barato, mas no Brasil, também é bem caro também… aqui no Canada, custa por volta de $175, no Brasil vou pagar um pacote do ultra 4d R$320!

Cuidados com os bebês

– Quando levar o baby pra casa, não deixar que pessoas beijem as bochechas gorduchas e rosadas lindas dele(a). A pele dos bebes recém nascidos ainda esta se adaptando com o ar e muitas vezes, só isso já causa irritação. Quem quiser, beije o cabelo ou a mãozinha ou o pezinho.

– Não deixe pessoas que são fumantes falem muito perto das vias respiratórias do bebe. Pior ainda se acabaram de fumar.

– Não deixar o pais ou tios passarem a barba na pele do bebe, pois pode causar irritação pior que a dos beijinhos.

– Quando receber visitas para ver o recém nascido, pedir gentilmente que as pessoas lavem as mãos e, se tiver alguém gripado, pedir que ela não pegue o baby, (isso pelo menos ate o segundo mês) pois gripe, ate essa idade, em menos de um a semana pode virar pneumonia em razão dos bebes não “fabricarem” anticorpos ate o sexto mês. Se pegar gripe (no Brasil) eles terão q tomar antibióticos e fazer pelo menos 3 inalações ao dia (aconteceu comigo!!) E eles tem seria dificuldade em amamentar pois não conseguem respirar direito. Se isso ocorre no Canada, os médicos tem a mania de que vai sarar sozinho – mas não acredito que bebes consigam se recuperar de uma pneumonia!

– Eu sei que é horrível ver uma agulha imensa penetrar a perninha ,tao pequenina do baby, mas é para o bem dele…Não perca as datas de vacinação! Nem o exame do pezinho. Pra ajudar o sangue do pezinho a sair mais rápido sem a enfermeira ter que furar e re-furar o pé do coitadinho, massageie a perninha antes, de uma forma que você empurre o sangue pro pezinho. Não sabia isso da primeira vez e minha filha teve o pé furado varias vezes, chorava desesperada (e eu também) e, por causa da enfermeira esfregar o pé dela no papel de coleta q na hora do resultado, não puderam saber e ela teve que refazer o exame!

– Não exagere ou inicie muito cedo a ingestão de sólidos na alimentação do baby. Isso pode gerar serias alergias a certos alimentos. Já vi mãe tentando dar peanut butter para a  criança de dois meses(!!!) E olha que tudo de amendoim ou castanhas (que são muito oleosas) só podem ser dadas a crianças maiores de 1 ano, justamente pelas reações que podem causar. Tem criança na escolinha da minha filha que tem alergia MORTAL a qualquer tipo de nut , isso mesmo, não podem comer se não morrem. Mas nenhum contato mesmo, tanto q as outras crianças foram proibidas de levar qualquer item que contivesse nuts.

Compras para o bebê

Tirando DVDs em português, a linha Mamãe & Bebe da Natura, havaianas baby, cabides e algumas roupinhas, o resto vale muito mais a pena comprar no Canadá, ou melhor ainda, nos EUA.

Para vocês terem uma ideia o carrinho que eu comprei aqui, paguei $350. No Brasil, o mesmo carrinho, da GRACO esta por R$1600, um absurdo! Nos EUA as coisas pro bebe ainda são mais baratas, alem de ter mais variedade. As mesmas mamadeiras que aqui no Canada custam CAN$89, nos EUA, estao por U$49, mesmo com a diferença do dólar canadense pro americano, ainda vale muito a pela. Comprei um balancinho da Baby Einstein na Target, dos EUA, por U$79, aqui o mesmo balancinho esta por CAN$169 na Sears.

No Canada, as lojas em que mais comprei sao a BABIE’R US e a BABY’S WORLD, em Vancouver e Coquitlam, a Sears também tem uma seção de bebes boa, mas geralmente os preços da BABIES’R US são melhores!

Nos EUA, a Target eh muito boa pra comprar brinquedos, roupinhas, mamadeiras… e a BABIES’R US nos EUA eh a Disney da mulher gravida!

Na ultima vez que fui, fiquei uma quatro horas na loja perto de Seattle, e só fui embora porque meu marido me arrastou! Vou comprar o crib e a changing table la.

Em Vancouver tem varias lojas de bebe na 4th, em Kits, mas pra vocês terem uma ideia um berço custa uns $1600, realmente são lojas mais caras, principalmente para quem tem que comprar TUDO para o bebe que vai chegar! Nessas lojas mais caras acabo sempre comprando umas coisas mais exclusivas, que eu não encontraria em outras lojas!

– BABIES’R US US
http://www.toysrus.com/sm-babies-r-us–bs-2255957.html

– BABIES’R US CANADA
http://www.toysrus.ca/webapp/wcs/stores/servlet/CategoryIndex?storeId=10051&catalogId=10052&langId=-1&link_type=image&refTag=BRU_TN_SN_categories&N=24&dName=&dId=

Alguns valores

Não te assusta com os preços das mamadeiras… esse é o preço por um conjunto de 12 mamadeiras + esterilizador! E pode ter certeza se for comprar no Brasil (da mesma qualidade) vai ser mais caro!

Sobre o berço, $1600 foi o mais caro que eu encontrei, mas já vi por $130 também. O que compraremos vai custar U$ 399.

Mas ter um bebe, seja no Brasil ou no Canada, custa caro sim! A gente já gastou mais de $5000 em coisas pro bebe, e ainda falta o berço e a comoda!

Lembrei de mais uma coisa que compramos no Brasil… a decoração (pintada a mão e bordada), que eu mandei fazer num artesanato, em Barretos, já que eu queria um tema mais exclusivo… eu não queria o ursinho Pooh ou Hello Kitty! Se fosse mandar fazer aqui no Canada, sairia “os olhos da cara”!

Baby Shower

E o tradicional Chá-de-bebe. Aqui no Canada é tradição uma amiga da mamãe se oferece para preparar o Baby Shower!

No meu caso quem vai preparar o meu Shower vai ser a Heather, minha colega de trabalho, não sei ainda como funciona, já que o shower do meu bebe vai ser só em maio/junho! As MENINAS que estiverem em Vancouver na data, já estão convidadas!

Abaixo tem algumas dicas…

http://www.baby-shower.com/

http://www.babyshower101.com/

E para quem não conhece geralmente as amigas preparam um Diaper cake para o shower…

http://www.lilbabycakes.com/babycakes.htm

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta