Página Inicial Destino Américas Guia para Montreal

Guia para Montreal

Localizada na província de Quebec, na região nordeste da América do Norte.

Montreal divide uma ilha de 50 Km de extensão no rio São Francisco com os outros 28 municípios que formam a Communauté Urbaine de Montréal (Comunidade Urbana de Montreal). A parte mais vibrante da cidade fica entre o Mont-Royal e o rio, com ruas que formam um xadrez muito bem organizado. O Boulevard Saint-Laurent, também conhecido como The main, divide a cidade entre leste e oeste. Montreal é uma cidade grande, mas bem fácil de ser explorada.

Como Circular em Montreal

Um túnel e 15 pontes ligam a ilha de Montreal ao continente, além das vias expressas de Ville-Marie e Bonabenture, que levam os carros até o centro. A melhor maneira de conhecer a cidade é de ônibus e metrô, que param perto da maioria dos lugares de interesse turístico.

Pontos Turísticos

Cours Mont-Royal ? Foi o maior hotel do império britânico e hoje é um complexo de lojas e residências.

St-Sulpice Seminary ? O prédio mais velho de Montreal, do lado da Basílica de Notre Dame.

Gare Windsor ? É um exemplo de arquitetura Neo-Romana.

Place de Artes ? Tem cinco maravilhosas salas de concertos.

Basílica de Notre Dame ? Uma das Igrejas mais lindas da América do Norte, esta é a obra-prima católica da cidade. É de 1829 e tem o interior colorido e ricamente decorado.

Cassino de Montreal ? Encontra-se de frente para o porto velho, do outro lado do rio São Lourenço, na ilha de Notre Dame. Lá tem restaurante, shows e muito jogo (black jack, roleta, bacará, etc).

Vieux-Port ? Área portuária transformada em espaço público para diversão, exposições, ciclismo e caminhadas.

The Laurentians ? 30 minutos de carro do norte de Montreal, é uma região de lagos, florestas e montanhas. O principal ponto é o Mont Tremblant, onde se estabeleceu uma infra-estrutura turística de inverno e verão.

Biodome – Esta nova e incrível atração, localizada perto da entrada da estação Viau do metrô, já foi o velódromo dos Jogos Olímpicos. Com seu teto enorme e transparente, foi inaugurada em junho de 1992, dentro de uma outra estrutura herdada das Olimpíadas, o Parque Olímpico. O Biodome, que absorveu o zoológico e o aquário de Montreal, recria quatro tipos diferentes de ecossistemas, todos completados com flora e fauna apropriadas: ambiente polar; floresta tropical; floresta boreal (Laurentian) e a vida marinha do Rio St. Lawrence. Existe um salão de jogos para crianças chamado Naturalia, uma loja e também um café.
Funcionamento: 09:00h às 19:00h.

Park Olympic ? A mais alta torre inclinada do mundo, com vista panorâmica. No estádio há jogos e shows, e é uma das mais procuradas atrações turísticas.

La Biosphère ? Estudo e exposição didáticas, com recursos de multimídia e tecnologia avançada, do ecossistema do Rio São Lourenço e dos Grandes Lagos.

Musée d?Art Contemporain ? Museu moderno, que apresenta peças de artistas canadenses e internacionais.

Musée Juste pour Rire ? Filmes, cartoons, exposições e atividades.

Museu de Belas Artes ? Coleções de arte contemporânea, canadense e internacional, É o mais antigo museu de Montreal.

Museu McCord de história Canadense ? Móveis, porcelana, fotos, pinturas e objetos, no total são 80 mil peças.

Hotéis

Hôtel Viger – Os quartos são padrão, mas os preços deste pequeno hotel são baixos. Fica perto da velha Montreal, Chinatown e Mont-Royal.

Hôtel Château & Tour Versailles – O Château ocupa duas casas vitorianas; a tour é a travessia moderna sobre a rua. Os quartos são confortáveis e o restaurante francês muito bom.

Hôtel de Paris – O velho edifício com torres extravagantes está a uma caminhada curta da vida noturna da rua Saint Denis. Os quartos são muito confortáveis.

Hôtel / Suites Le Riche Bourg – Todas as suítes têm cozinha e espaço para jantar, o que as torna ideal para famílias e estadas por períodos mais longos.

Delta Montréal – Este hotel moderno tem quartos grandes e confortáveis. A Place des Arts e as lojas de departamentos de Montreal ficam próximas.

Montréal Bonabenture Hilton – Construído em volta de um jardim e uma piscina exterior, aberta no inverno e no verão, este hotel está localizado sobre os halls de exposição da Place Bonabenture.

Restaurantes

Brasserie Magnan – Esta taverna à moda antiga serve rosbife, torta de salmão e grandes filés. Boa seleção de cervejas de barril.

Biddle’s Jazz and Ribs – O músico de Jazz Charlie Biddle abriu este restaurante para que seus amigos tivessem sempre um bom lugar para tocar e se deliciar com costeletas grelhadas.

Claude Postel – Cozinha francesa, um dos melhores da cidade.

Toqué! – Normand Laprise e Christin LaMarch reinam a mais de dez anos como os chefs mais criativos de Montreal.

Giorgio ? Para se deliciarem com a cozinha italiana.

La Marée ? Restaurante bastante conhecido de futos do mar.

Le Bonaparte – A cozinha é francesa clássica.

Sawatdee ? Ótima comida tailandesa.

Le Passe Partout – O chef nova-iorquino James McGuire muda o cardápio todos os dias, de acordo com os ingredientes mais fresquinhos. Destaque para a “terrine de pato”, a “vileta sautée”, o “peixe-espada” e o melhor pão de Montreal.

Steak-Frite Saint-Paul ? Casa de steaks.

Compras

Place Bonaventure ? Shopping embaixo de um dos maiores centros comerciais de Montreal.

Place Ville-Marie ? Shopping subterrâneo, com muitas lojas.

Les Promenades de la Cathédrale ? Shopping bastante popular, com cerca de 150 lojas.

ALGUMAS SUGESTÕES

1- Andar de bicicleta pelo Lachine Canal.

2- Fazer uma excursão nas Montanhas de Laurentian.

3- No verão, a cidade é quente e tranqüila na expansão verde do Mount Royal’s.

4- Os diversos parques municipais são um convite ao hiking e os rios reúnem excelentes condições para a prática de canoagem, caiaque e windsurf.

5- O inverno proporciona uma variedade de esportes como snowboarding no Mont Tremblant, ou andar de tobogã no parque Jean Drapeau.

6- Cheque as grandes lojas de departamento, cafeterias e casas noturnas no shopping subterrâneo.

7- Passear pela St. Catherine. Lá você irá encontrar diversas lojas, teatros e restaurantes.

COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Oi
    Gostaria de saber quais foram as suas REAIS impressões sobre Montreal !
    É muito pequeno ? Lembra São Paulo ?
    É muito provinciano ?
    O q achou do pessoal de Montreal ?
    Uma abraço Jenny

  2. @ Jenny

    Primeiramente, Montreal é uma cidade com uma população “jovem”, universitária… é recomendável que seu francês seja no mínimo um intermediário.

    A comida, é cara… queijos, carnes, queijo, cenoura, tomate; legumes em geral, achei isso caro.

    FRIO, extremamente FRIO no inverno, onde as temperaturas podem chegar a -23C, e enfrentar uns 4 meses com essa temperatura é difícil… rs rs… ou seja, é um fator a ser considerado também.

    Hum, é isso =)

  3. @ dado

    Amigo, todas as dicas foram listadas neste tópico.
    Veja os demais tópicos do site, com certeza vai ajudá-lo =]

    Quanto ser ruim ou não, veja o tópico de temperaturas médias no Canadá e veja você mesmo =]

    Obrigado pela participação

  4. Oi vou para mont tremblant dia 27 de dezembro e gostaria de saber se preciso alugar carro para ir para as montanhas ou la tem transporte facil mesmo em hoteis mais distantes
    pretendo ficar no confort inn

    grata

Deixe uma resposta