Cuba o outro lado da moeda
Atualmente temos acompanhado nos noticiários do Brasil e do mundo, alguns detalhes sobre os refugiados de Cuba o lado triste, as dificuldades de sua população, a política tão rigorosa aplicada por Fidel Castro, o alto índice de tentativa frustrada de refugiados cubanos. A imagem de população humilhada pelo seu governo, e desiludida com seu futuro. Mas este é apenas um lado da moeda que a mídia explora e noticia e o outro lado? Onde fica a divulgação das belezas, da educação, da saúde de ótima qualidade;
É este o lado que iremos comentar aqui nesta matéria Cuba seria um bom lugar para imigrar, fazer faculdades, explorar pontos turísticos…?
Bom vamos conhecer “Cuba” o outro lado tão pouco comentado e divulgado.
República de Cuba (CUBA) é uma ilha subtropical localizada no Mar do CARIBE e aos que pensam tratar-se de uma Ilha com coqueiro no meio terão uma surpresa muito grande ao constatarem que sua dimensão chega a 1.200 km de uma ponta a outra (Mais ou menos a mesma distancia Brasília a Curitiba), quase do tamanho da América Central. Sua população chega a 11 milhões de habitantes sendo três milhões somente na capital (Havana).
Não existem analfabetos e 70% de sua população possui nível Universitário e isto por incrível que pareça está trazendo certo problema na medida em que quase não existe mais a mão de obra campesina para trabalhar nos campos de produção (Problema “Suys Generis”).
O país caribenho tem-se destacado principalmente em áreas como a Medicina, Agroindústria, Esportes e Artes. Há duas vias de acesso aos estudos superiores em Cuba: pelo autofinanciamento, no qual o estudante arca com suas despesas para estudar naquele país; e as bolsas oferecidas pelo governo de Cuba.
Cuba é reconhecida por sua excelência na Educação em todos os níveis, Cuba vem se tornando, há alguns anos, um dos destinos de referência para quem deseja desenvolver estudos em nível superior em países da América Latina.
Cuba é hoje referência no Saneamento Básico, Educação e Medicina Social já que a saúde lá é publica e de ótima qualidade.
CUBA não tem divida externa e vive nos dias de hoje seu melhor momento econômico com um crescimento anual na ordem de 4%. Passou a exportar tecnologia em diversas áreas principalmente, biotecnologia, novas técnicas de saúde, cosmética. É um País que esta investindo muito na pesquisa e desenvolvimento do uso do conhecimento humano (Inteligência).
CUBA vem investindo pesado, junto com investidores estrangeiros de diversos Países, na aérea do TURISMO e após sete Anos de intensa luta para obter conhecimento neste ramo de entretenimento passou a ser referência no destino CARIBE pelo seu profissionalismo e beleza natural e certamente daqui a alguns anos estará exportando tecnologia e conhecimento aos seus antigos professores. Foram e estão sendo muitos os pedidos de instalação de grandes hotéis, das mais famosas Cadeias Hoteleiras Mundiais, que estarão atendendo a grande demanda, não só para o viajante de turismo, mas também, para os mais de 500 Eventos de cunho internacionais que ali se desenvolvem anualmente.
Para se ter uma idéia como anda o fomento nas áreas comercias, estão começando a aparecer em CUBA os Edifícios, chamados Centros Empresariais, são construídos quase que em série para atender a demanda das grandes Corporações estrangeiras que ali estão se fixando e tem escolhido o melhor bairro de Havana para isso: MIRAMAR. São bonitos, funcionais e com uma arquitetura moderna como não poderia deixar de ser.
A posição estratégica de CUBA no comando do mercado Caribenho transformou-se num Pólo de Atração ao Capital Externo e como não há o MERCADO DE BOLSA DE VALORES (Parte podre do benéfico Capitalismo), o capital externo JAMAIS entra como Especulativo e sim Capital de Produção criando novos empregos, renda e trazendo divisas no aporte e na exportação de sua produção.
Citarei aqui algumas vantagens de investimento no mercado CUBANO: Grande facilidade de Mão-de-obra (Boa, com qualidade e alto grau de capacitação, isso diminui custos de formação de Mão-de-obra), Livre remessa de LUCROS ao exterior (Garantido pela Constituição Cubana), Baixo Imposto que na verdade se resumem em apenas dois (11% Imposto de Renda Federal + 14% Seguridade Social = 25%).
O Governo Cubano garante e tem honrado todos os acordos bilaterais até mesmo por que tais normatizações são garantidas pela Constituição Cubana. O poder Judiciário Cubano funciona de maneira muito rápida e democraticamente e ao contrario dos que pensão ser um País Comunista, CUBA é SOCIALISTA e isso é um dos caminhos buscado por muitos Países (Livre Capitalismo, sem AUTOFAGIA e sob regras claras, rígidas e duradouras). Por tudo isso, recomendamos aos senhores investidores que encontram-se em busca de um porto seguro para aportarem seu capital procurarem mais informações sobre o assunto através da Embaixada da Republica de Cuba no Brasil (61) 248-4710 com Senhor Conselheiro de Assuntos Comerciais.
Entretanto, como ninguém é de ferro não nos esqueçamos que CUBA é banhada pelo Mar do CARIBE, portanto, aquele azul-turquesa tão afamado e divulgado cujas águas mantém uma temperatura média de 26 graus anuais e do ar a 38 e 40 graus, recomendamos curtir as inigualáveis águas das praias de VARADERO, CAYO LARGO ou CAYO CÔCO. São águas límpidas, cristalinas e tranqüilas, sua areia é extremamente fina e branca.
- Turismo em Cuba
Entre as coisas que o viajante irá encontrar enquanto em Cuba, há a fumaça do tabaco e o rum que impregna a ilha. Para qualquer visitante que chega ao litoral, Cuba parece um paraíso repleto de lugares encantadores, como a plantação de café de Piñar Del Rio, as cordilheiras, a beleza colonial da Havana Antiga, ou os mais de 4.000 recifes e ilhas pequenas, espalhadas pela imensidão azul.
A entrada de produtos Naturais (In Natura) de origem vegetal e animal é proibida. A unidade de medida é o MÉTRICO DECIMAL e a moeda é o PESO CUBANO.
- Para as viagens a Cuba:
PRECISA DO PASSAPORTE COM VALIDADE MÍNIMA DE 06 MESES E VISTO CUBANO “TARJETA” E VACINA CONTRA FEBRE AMARELA
A taxa de embarque de retorno a ser paga no aeroporto de Havana custa por pessoa EUR 25,00. O custo da tarjeta de visto Cubano por pessoa é R$ 45,00 e a ADV Operadora providencia. Não é conveniente entrar em território Cubano com Celulares, rádios, telefones sem fio, equipamento eletrônicos, exceto quando previamente autorizado (reportagens autorizadas ou autorização especial do governo). Recomendamos que levem EUROS todos os passageiros que forem viajar a Cuba, porém no Panamá são aceitos somente Dólares Americanos, portanto, para as conexões é importante portar alguns Dólares para os extras. O dólar americano é aceito, mas haverá uma defasagem de 20% A 30% na troca de Dólar para o Peso Cubano CONVERTIDO (CUC).
Autorização para Menor Viajando Desacompanhado – menores de 18 anos viajando desacompanhados para o exterior precisam de autorização dos pais, por escrito e com firma reconhecida em cartório, para o embarque. Caso esteja viajando somente com um dos pais, será necessária a autorização do outro que não está viajando. Esta autorização tem validade máxima de 60 dias em relação à data do embarque*.
*Importante: Em função do novo passaporte brasileiro, emitido pelo Departamento da Polícia Federal, não possuir o campo “filiação” na página biográfica, todos os menores de 18 anos, viajando ou não com os pais, devem levar carteira de identidade ou certidão de nascimento para apresentar na Polícia Federal ao sair do país.
TODOS OS DESTINOS VOADOS COM CIAS AÉREAS AMERICANAS “VIA ESTADOS UNIDOS” É NECESSÁRIO O VISTO AMERICANO.
PARA AS VIAGENS À AMÉRICA DO SUL: NECESSÁRIO PASSAPORTE COM VALIDADE MÍNIMA DE 06 MESES OU RG COM MÍNIMO DE 10 ANOS E FOTO PARECIDA.
PARA AS VIAGENS na AMÉRICA CENTRAL/CARIBE e ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL:
É exigida VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA, feita no mínimo dez dias antes do embarque em postos da Anvisa ou do SUS. Se a pessoa for vacinada em uma Unidade de Saúde do SUS receberá um cartão de cor branca – o Cartão Nacional de Vacinação – que, no caso de viagem internacional, deverá ser trocado pelo Certificado Internacional de Vacinação (CIV) de cor amarela, definido pela Organização Mundial de Saúde como válido internacionalmente.
Para efetuar a troca do cartão de vacinação, procure um dos postos da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em qualquer um dos portos, aeroportos, passagens de fronteiras ou Sedes da Coordenação em todo o território nacional. Apenas o portador poderá solicitar a substituição do cartão, comparecendo ao posto de troca munido de documento oficial com fotografia: Carteira de Identidade ou Passaporte e Certidão de Nascimento para crianças. Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
– Em São Paulo, é feita no aeroporto de Guarulhos (tel. 11/ 6445-3557) e em Congonhas (tel.11/ 5093-6308), de segunda a sábado das 8 às 17 horas.
– No Rio de Janeiro, no aeroporto Antonio Carlos Jobim (tel. 21/3398-4575) das 14 as 16 e na sede da Vigilância Sanitária (Rua México, 128, tel. 21/2240-3568), das 10 as 12 e das 14 às 16 horas, de segunda à sexta-feira.
A vacina é gratuita e é necessário levar passaporte com validade mínima de 06 meses.
- Estando em Cuba o que recomendamos fazer:
– Viver um pouco da história Cubana, era Cmte FIDEL CASTRO RUZ, visitando o Museu da Revolução e Pavilhão Granma, Plaza de la Revolución, entre tantos outros.
– Conhecer o famoso NIGHT-CLUB (PUB) “La Zorra y el Cuervo”, com muito JAZZ e BLUES legítimos, de origem.
– Ir até “El Pátio” à noite em Havana Velha onde sempre ha todos os dias Shows ao vivo com musica lírica.
– Ir bailar os grandes BOLEROS no Pico Blanco, uma casa de musica no Hotel SAINT JONH em Vedado.
– Assistir a noite o espetáculo do CAÑONAZO na Fortaleza Morro Cabaña as 21h00minh com soldados usando roupas típicas do império.
– Provar o excelente sorvete, principalmente o de Chocolate e de Morango, na Sorveteria COPPELIA (Vale também o Milk-Shake). Sorveteria famosa pelos sabores como pelo Filme “Morango e Chocolate” ganhador de vários prêmios.
– Aprender a dançar Salsa e Mambo na Casa da Música (Vai até 5 horas da manhã).
– Curtir uma boa caminhada, sem guia, pelo MALECON ou pelas ruas de Havana velha.
– Provar as excelentes PIZZAS em Cuba. É incrível não? Também achei até que provei o manjar dos Deuses através de uma PIZZA DE PRESUNTO (Ramon) do American Bar do Hotel Comodoro.
– Saborear os famosos drink´s cubanos: MOJITOS e DAIQUIRIS, respectivamente, na BODEGUITA DEL MÉDIO e FLOREDITA.
– Visitar alguns Shoppings como o popular CARLOS III na Calle G onde se podem adquirir produtos de Perfumaria e Cosmética Cubanos. São excelentes, iguais aos Franceses e com preços que vocês não vão acreditar, muito baratos.
– Comprar CHARUTOS na fabrica da Partagás.
– Assistir ao Show Hollywoodiano do CABARÉ TROPICANA e do MACUMBA, duas casa de espetáculos muito tradicional.
– Visitar a Plaza de la Catedral. Todos os edifícios são do século 18 (Obra iniciada em 1730). À noite a praça abriga musica ao vivo.
– Visitar a Plaza de Armas – Inaugurada em 1582 como centro do Poder na cidade. Lugar animado como Feira de Livros permanente.
– Capitólio, construção majestosa com 92 metros de altura iniciada em 1910 e somente terminada em 1929. Foi inspirada pelo Capitólio de Washington, nos Estados Unidos. Hoje acolhe o Museu de Ciências Naturais.
– Quinta avenida, também conhecida por avenida de las Américas é a mais bela de e ampla da cidade. Antes da Revolução Cubana contava com nada menos que 12 Cassinos.
– Malecón, construído durante o domínio americano, em 1901, esse passeio público que margeia a orla tem 8 km de extensão. Ao longo do caminho você poderá encontrar facilmente o típico Havanês aproveitando os momentos de lazer.
– Castilho de la Real Fuerza, imponente fortaleza erguida em 1558 para guardar a cidade das invasões e dos saques dos corsários.
Enfim, CUBA pode oferecer muito mais que simples destino Caribenho para Turismo, CUBA é uma NAÇÃO e procura agir como tal, de maneira soberana e desafiadora, com seus problemas, principalmente ao financiamento externo (Lei do BLOQUEIO, abusiva e intromissora ESTADONIDENSE) e tantos outros que somente a eles, os Cubanos, caberá resolve-los.
22 comentários