Como estudar na Argentina
Como funciona o sistema educacional da Argentina?
Semelhante ao sistema brasileiro, dividido em etapas: ensino primário, secundário e superior. Os detalhes dessa estrutura, porém, pode variar entre diferentes províncias do país, assim como o tempo de duração de cada etapa. As Universidades também possuem processo próprios e variáveis de seleção.Para brasileiros pode ser necessário prestar um exame não eliminatório de fluência em espanhol e cursar disciplinas complementares no Brasil.
O sistema universitário argentino está formado por:
• Estudar na Argentina – 38 universidades nacionais: São universidades estatais e suas sedes cobrem todas as zonas do país – bonaerense, centro-leste, centro-oeste, metropolitana, nordeste, noroeste, sul-. Representam a proporção mais importante do sistema universitário argentino, onde cursa mais de 80% dos estudantes e se produz mais de 50% da pesquisa científica do país.
• Estudar na Argentina – 43 universidades privadas: Cobram mensalidades, que dependem da instituição e da carreira. Suas sedes estão localizadas nas zonas urbanas mais importantes do país. Onde cursam aproximadamente 250 mil estudantes.
• Estudar na Argentina – Existem 7 institutos universitários nacionais e 11 institutos universitários privados: A oferta acadêmica se desenvolve a partir de uma única área disciplinar, como arte, aeronáutica, medicina, teologia, economia, negócios e administração, entre outros.
Somente em institutos privados comparecem cerca de 10 mil alunos. As instituições estatais não cobram mensalidade e os requisitos de ingresso para estudantes estrangeiros variam de acordo com a instituição, seja privada ou estatal. No caso dos privados, sobre as mensalidades você deve consultar em cada local.
Para ter acesso as Universidades disponíveis baixe nossos arquivos em PDF.
Baixar aquivo em PDF Universidades Privadas
Baixar arquivo em PDF Universidades Nacionais
Baixar arquivo em PDF Institutos Privados
Baixar arquivo em PDF Institutos Nacionais
Baixar arquivo em PDF Outras Universidades
Com base nas informações acima você deverá entrar em contato com a universidade ou Instituto para saber sobre valores, método de avaliação e demais critérios para poder estudar.
O visto de estudante, válido por um ano pode ser tirado com a apresentação dos seguintes documentos: certificado do aluno regular, fornecidos pela escola e ficha médica. Ambos deverão ser autenticados pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores em Buenos Aires. Caso seja necessário renovar o visto, o processo deve ser feito no Departamento de Migraciones antes do vencimento.
Para mais informação: www.migraciones.gov.ar ou “Guia de trâmites”, em Documentação e Migrações, do site www.argentina.gov.ar.
Trabalho
O trabalho ou atividades remuneradas não são permitidas para estudante estrangeiros no país e se o aluno for flagrado trabalhando estará sujeito ao cancelamento do visto e até a expulsão do país.
Hospedagem
Algumas universidades oferecem quartos ou residências. Aquelas que não oferecem costumam ter a disposição dos estudantes sugestões de hospedagem. Para todos os casos, deve-se consultar a casa de estudos. Os custos variam de acordo com a cidade, a zona, e o tipo de serviço contratado. Geralmente, as opções mais utilizadas pelos alunos são:
• Alugar um apartamento ou casa
• Alugar um quarto de um apartamento ou casa de família
• Alugar um quarto em uma residência estudantil
Custo de vida
Os preços são indicativos e se modificam de acordo com as localidades (Estão em pesos argentinos). A cidade de Buenos Aires, registra custos um pouco mais elevados que o interior do país. (1 dolar = 3,80 pesos – aproximadamente- )
Transporte
Buenos Aires é uma cidade de uns 3.000.000 de habitantes, com diferentes meios de transportes que se dirigem a todos seus bairros, a seus redores (Gran Buenos Aires) como assim também a qualquer parte do país. A seguir mostraremos um resumo do transporte disponível na cidade e no resto do país.
Metrô (Buenos Aires)
O metrô é o meio de transporte mais veloz para se trasladar dentro da Capital Federal. Atualmente a rede percorre 46 km, com 80 estações e transporta anualmente mais de 250 milhões de passageiros. O custo é fixo e se abona nos guichês de qualquer estação, onde se entrega um cartão por cada viagem a ser realizada. O valor da passagem é aproximadamente de $ 1,10 e o serviço funciona de segunda-feira a sábado das 6:00 às 23:00 h e aos domingos das 8:00 às 22:00 h.
Os subtepass (cartões magnéticos para uma ou várias viagens) e subtecards (semelhantes aos anteriores mas com a diferença que podem recarregar-se com cartão de débito automático ou cartão de crédito) podem ser adquiridos nas estações do metrô. Informes ao 0800-555-1616. Cada passagem serve para se locomover para qualquer ponto da cidade, inclusive para realizar viagens longas realizando baldeação entre várias linhas.
Táxi (todo o país)
A tarifa se compõe de um preço inicial e de um adicional por distância percorrida. O custo da bandeirada é bastante homogêneo em todo o território nacional e está situado aproximadamente nos $3,80 enquanto que o custo adicional varia segundo a localidade aproximadamente entre $0,20 e $0,30 (cada 150/200 metros). Se quiser fazer alguma consulta ligue para 0800-999-2727. também existem companhias de rádio-táxi (táxi especial) que se solicitam por via telefônica e o carro apanha o passageiro no ponto onde ele estiver, é uma alternativa mais segura em determinadas horas e lugares.
Ônibus (todo o país)
O ônibus (também chamado micro ou colectivo), é um dos meios mais utilizados para se trasladar em todo o país. A tarifa urbana depende das estações percorridas e se abona em máquinas automáticas localizadas dentro do ônibus. A básica atual é aproximadamente de $1,20 sendo a forma de pagamento com moedas ou notas eletrônicas. Existe em algumas linhas um serviço denominado diferencial que conta com unidades com ar condicionado e os passageiros vão todos sentados, sendo suas tarifas mais caras. É aconselhável adquirir o Guia de Transporte que lhe permitirá localizar rapidamente os pontos.
Trens (Gran Buenos Aires)
São uma ótima opção para chegar aos municípios mais próximos à Capital como Olivos, Martinez, San Isidro, Quilmes, etc. Passagem é aproximadamente: $0.70 – $1 dependendo da linha.
Outros:
- Remis- carro tipo táxi – (aeroporto de Ezeiza até o Obelisco) o valor é aproximadamente: $50- -$100
- Mini-ônibus (aeroporto de Ezeiza até o Obelisco)o valor é aproximadamente: $38
- Aluguel diário de um automóvel o valor é aproximadamente: $100 – $200
- Litro de gasolina especial o valor é aproximadamente: $ 3 – $3,20
Alimentação
A seguinte lista de preços foi elaborada para que sirva de guia aos alunos estrangeiros que estudem na Cidade de Buenos Aires. Para o resto do país vale a consideração geral já enunciada de variações com tendência a um menor custo para bens e serviços. Estes custos são estimativos, e podem variar de acordo com os gostos pessoais e o modo de vida que leve o estudante.
Lista estimada de preços:
- Pizza o valor é aproximadamente: $20 – $35
- Massas o valor é aproximadamente: $10 – $16
- Churrasco o valor é aproximadamente: $15
- Empanadas o valor é aproximadamente: $2 a $3 cada uma
- Sorvetes o valor é aproximadamente: Desde $5
- Rodízio livre o valor é aproximadamente: $12
- Fast food o valor é aproximadamente: $12
- Café da Manhã em lanchonete o valor é aproximadamente: $7 – $10
- Jantar por pessoa o valor é aproximadamente: desde $25- $45
- Prato Executivo (ao meio-dia, de segunda a sexta-feira) o valor é aproximadamente: $20 – $30.
Recreação, Cultura e divertimento
Buenos Aires, assim como outras importantes cidades argentinas: Córdoba, Rosario, Tucumán, Mendoza, Salta, por fazer referencia a algumas, têm uma importante vida cultural. Museus, cinemas, teatros e shows oferecem uma variedade ilimitada de possibilidades para se entreter. Drama, comedias, musicais, teatro de revista, visitas guiadas e tango. Um leque de propostas para todas as idades durante todo o ano. Tanto o cinema quanto o teatro, são duas atividades muito importante para os argentinos.
Ver cultura e mais informação
Também são muito frequentes os recitais de artistas nacionais e estrangeiros de grande prestígio, em estádios de futebol ou instalações privadas.
Argentina é um país que se caracteriza pela variedade de expressões artísticas. O entusiasta admirador ou colecionador de arte, encontrará prestigiosas galerias e museus de arte onde poderá acessar a obras de artistas argentinos e estrangeiros.
As férias de artesanato são uma das propostas mais pitorescas de nosso país: aos sábados, domingos e feriados, os artesãos montam seus postos em parques e praças. Mais informação...
Também pode consultar o calendário das festas regionais do país
Saídas:
- Cinema o valor é aproximadamente: $12 – $14 (Promocion)
- Concertos e recitais locais o valor é aproximadamente: $15 – $45
- Danceteria o valor é aproximadamente: $20 – $35
- Ingressos para o Teatro Colón o valor é aproximadamente: $12 – $140
- Ingresso para um jogo de futebol Boca-River o valor é aproximadamente: $15 – $30
- Ingresso a um museu: grátis ou abono de o valor é aproximadamente: $1 – $10
Outros custos:
- Jornal (diário) o valor é aproximadamente: $1,80 – $3,70
- Academia de ginástica o valor é aproximadamente: a partir $75
Acompanhe também o vídeo abaixo pode lhe auxiliar.
38 comentários