Mudanças no processo de imigração: Classe Econômica e Idioma
Novidades aos imigrantes da classe econômica:
ma excelente novidade para os empresários e investidores tomou conta do noticiário canadense nos últimos meses. No último 26 de Junho, o Ministro da Cidadania, Imigração e Multiculturalismo, Jason Kenney, anunciou um plano de ajuste para o processo de imigração de 2010. O objetivo é colocar mais ênfase na recuperação econômica e ajudar na possível redução de funcionários do governo.Numa reunião com líderes das províncias, o destaque foi unânime a opinião de todos sobre a importância de uma política forte de imigração, assegurando a premente necessidade de trabalhadores suplementares no período de crise e notadamente a recuperação da economia do país.
Para 2010 o plano é aprovar entre 240.000 e 265.000 imigrantes distribuídos nas diversas categorias. A classe econômica, por exemplo, já alcançou o nível desejado se comparado com anos anteriores. Fazem parte da classe econômica os empreendedores, investidores e autônomos. Entre outros requisitos, o Canadá exige experiência gestão empresarial e um patrimônio legal de no mínimo CAD $300.000 (R$ 505.000) para empresários interessados em vir para o Canadá e contribuir com a economia, gerar empregos e criar oportunidades.
O número de interessados em imigrar para o Canadá é crescente, e mesmo a classe econômica tendo atingido o seu nível máximo, os escritórios do governo continuam a receber várias aplicações e pedidos de imigração. Kenney afirma que o Canadá vai continuar recebendo um alto número de novos imigrantes, porém precisa administrar as mais recentes aplicações para não criar um risco à estrutura do processo e desestabilizar a lei da oferta e demanda.
Os trabalhadores qualificados têm um grande valor para o Canadá, pois trazem muita experiência na bagagem e diversificam a cultura. Os que ingressam no país com diplomas e certificados, especializações e currículo forte, dão opção ao empregador e ajudam a competitividade. Ajudam também a melhorar o nível de profissionalismo das empresas. Muitos também trazem importantes contatos e clientes garantindo bons negócios para as empresas. Daí um dos motivos do incentivo do governo federal na classe econômica. O empresariado significa garantia de emprego para os trabalhadores qualificados que chegam ao país anualmente, além dos que aqui já estão.
Todo imigrante, independente da categoria, é também de fundamental importância para a estabilidade e volúpia da economia. Aqui eles viram verdadeiros consumidores. Obviamente, precisam de moradia e ajudam o setor imobiliário e a construção civil. Consomem também bens e produtos, sejam nacionais ou importados, do setor da saúde à supermercado, de turismo à serviços informais, o imigrante consume de tudo. Ele é, na verdade, um cidadão em trânsito. Independente de estar aqui definitivamente ou de passagem, ele e sua família são considerados como consumidores de ponta.
Ainda na classe econômica, o governo está propondo mudanças no programa de imigrante investidor. O programa propõe que o investidor tenha um total de CAD $1.600.000 (R$ 2.700.000). Este item ainda está sendo analisado. Se aprovado, esta nova medida será importante para o setor econômico do país, pois atualmente o Canadá é um dos países que menos exige do investidor no que se diz respeito ao valor a ser trazido e investido.
Mudança no requerimento da fluência na língua:
domínio na língua faz uma grande diferença na adaptação do imigrante. Anteriormente o governo aceitava os recém-chegados com nível básico ou intermediário e investia no aprendizado da língua aqui através de cursos gratuitos em escolas públicas. O investimento era na instituição, professores qualificados e materiais didáticos. Agora, o governo quer receber o imigrante com um nível avançado e mudou as regras no processo de imigração. Ao candidato a imigrante agora será exigido a inclusão de seus resultados nos testes de Inglês ou Francês.
A mudança no requerimento da língua será benéfica tanto ao futuro imigrante quanto para o governo canadense. De acordo com pesquisas realizadas em 2005, o sucesso do imigrante no mercado de trabalho está diretamente ligado a sua fluência no Inglês ou Francês. Dependendo da cidade, a fluência nos dois idiomas é fator determinante. Ainda de acordo com pesquisas, foi analisando um aumento sensível de ganhos aos que dominam os idiomas oficiais do país.
O desejo do Canadá em receber o profissional já fluente nos idiomas faz sentido, pois o mesmo não vai precisar investir de 6 meses a 1 ano no aprendizado da língua. Já o recém-chegado vai estar confortável para se comunicar, procurar emprego e fazer entrevistas, além de estar pronto para exercer a sua função na sociedade e fazer parte do mercado de trabalho.
Aos que estão vindo é preciso se adaptar as mudanças. Se você alcança os pontos necessários e exigidos pelo governo, saiba que o Canadá está sempre recebendo novos imigrantes e investidores. Saiba também que quanto melhor for a sua fluência na língua, melhores chances você terá no processo de imigração e na conquista do mercado de trabalho, além da própria adaptação e inclusão na sociedade.
Para maiores informações, acesse o site oficial do governo federal canadense:
5 comentários