Como Obter um Green Card
Vida do imigrante brasileiro nos Estados Unidos que não tem sua situação legalizada está cada vez mais difícil. Existe uma pressão e intolerância cada vez maior em todo o país contra os imigrantes ilegais, o que torna o sonho americano cada vez mais difícil para muitos brasileiros. Qual a solução? A única solução plausível é alcançar o direito de residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, quer dizer, obter o tão famoso green card.Muitos brasileiros gostariam de obter o green card. Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável. O imigrante que têm o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas. A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração e naturalização americano, o INS.
O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar. Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de alguns anos.
Então vamos ao assunto principal deste artigo para responder ao que você realmente quer saber: Como obter este bendito green card? Existem várias maneiras de obtê-lo, como explicado abaixo:
Patrocínio de Parentes
Se você tem parentes que têm a cidadania americana, este parente pode patrocinar o seu green card. O patrocínio de um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos e irmãos têm a maior chance de serem aprovados. O processo demora um pouco, mas esse é um dos meios mais seguros de obter o green card.
Patrocínio de Empregadores
Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregrador. Este processo começa com um visto de trabalho, também conhecido como o H1, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card. Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado. Neste caso o empregrador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano. Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.
Casamento
A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente. Este processo é bem conhecido, principalmente pelas estórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga. O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado. Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.
Loteria
Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos. Porém existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado. É a chamada loteria do green card. Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países. O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio. Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de aplicantes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias. Para concorrer à loteria do green card, a organização USAFIS oferece um serviço que lhe ajuda a fazer o registro corretamente.
Métodos Ilegais
Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores. Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.
Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos brasileiros. Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes indocumentados está cada vez maior.
0 comentário