Acordo entre Brasil e Espanha, após crise dos barrados.

Reunião em Madri definiu maior comunicação entre autoridades dos dois países. Crise diplomática começou em fevereiro com aumento da inadmissão de brasileiros no país. Os governos do Brasil e da Espanha abrirão uma “linha direta” – com um “sistema de comunicação especial e ágil” – entre seus consulados para dialogar sobre questões migratórias e de fronteira.

A resolução foi definida em uma reunião em Madri nesta terça-feira (1º) com autoridades de ambos os países como resposta à crise gerada após o aumento do número de brasileiros barrados na Espanha.

Somente neste ano, pelo menos 1.027 brasileiros foram impedidos de entrar no país, quase um terço do total de 2007.
De acordo com o comunicado conjunto divulgado pela embaixada do Brasil em Madri, além da maior comunicação entre as autoridades diplomáticas, ficou estabelecido que os governos farão reuniões periódicas entre autoridades migratórias e representantes consulares.

Ambos os governos se comprometeram a garantir condições adequadas aos inadmitidos, como boas condições de higiene, assistência jurídica, possibilidade de comunicação e acesso à bagagem. Também definiram o acesso a caixas eletrônicos para os viajantes em trânsito.

A crise diplomática entre os dois países teve início em fevereiro, quando a Espanha barrou brasileiros que diziam estar com todos os documentos necessários para ingressar no país. Após diversos casos divulgados, as autoridades brasileiras passaram a ser mais rigorosas e a barrar mais espanhóis que desembarcavam no país

0 pensamentos sobre “Acordo entre Brasil e Espanha, após crise dos barrados.

  • 18 de abril de 2008 às 14:24
    Permalink

    Gostaria de saber como funciona a carta convite,pra ir a Espanha? com ela necessito levar +- quantos euros?
    grata.

    Responder
  • 7 de agosto de 2008 às 14:48
    Permalink

    ola…
    gostaria de saber mais informações sobre o curso de verão de lingua estrangeira e cultura espanhola em universidades na espanha. Por favor aguardo resposta o mais breve possível

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *