Tire seu visto para o Canadá
Viajar para o exterior é sem dúvida uma experiência muito valiosa. Conhecer uma nova cultura, aprender um novo idioma, fazer amigos de diversas partes do mundo é sem dúvida uma oportunidade muito especial. No entanto, para que isto ocorra da melhor forma possível é necessário planejar muito bem antes de fazer as malas e entrar no avião.
O foco desse texto é o primeiro passo para você começar a tornar seu sonho uma realidade. E o assunto sobre vistos é um dos mais frequentes em fóruns, e-mails, telefonemas. O bicho papão pode se tornar bem menor se você souber como aplicar para seu visto. Para isso criamos esse guia detalhado, com perguntas e respostas para as mais frequentes dúvidas.
Para os brasileiros que desejam estudar no Canadá, existem dois tipos de visto. O primeiro “Visto de Residente temporário(Visitante)” é destinado aos estudantes com a intenção de estudar por um tempo inferior a 6 meses. O segundo visto – “Permissão de Estudo”, ou “visto de estudante” – é destinado a aqueles que desejam estudar no Canadá por um período maior do que 6 meses.
Caso o estudante aplique para um curso com duração inferior a 6 meses mas tem planos de fazer outros cursos em seguida, ele deve requerer ao consulado uma permissão de estudos (acompanhada de um visto de estudante, se necessário) antes de sair do Brasil. Esse procedimento irá permitir que o estudante aplique para uma extensão do visto para outro curso quando estiver no Canadá. A permissão de estudo não pode ser emitida no Canadá, apenas renovada. Essa regra se aplica para qualquer tipo de curso ou programa de estudo.
- Que visto devo tirar: visitante ou estudante?
Se você pretende ficar no Canadá por um período menor do que 6 meses, você deve tirar o visto de visitante. Esse visto serve tanto para quem vem ao país somente como turista, quanto também às pessoas que desejam fazer um curso por um curto período de tempo. Caso você pretenda ficar estudando no Canadá por um período maior do que 6 meses, você terá que tirar o visto de estudante. Esse visto exige que o candidato faça exames médicos em consultórios indicados pelo próprio Consulado Canadense no Brasil. Lembre-se ainda que se você for para o Canadá com visto de visitante você não poderá trocá-lo por um visto de estudante. Neste caso você teria que voltar ao Brasil para trocar de visto.
O que preciso para tirar meu visto?
Para obter seu visto, é necessário que você atenda as necessidades do consulado. Para isso, é necessário que você anexe alguns documentos junto com a ficha de inscrição. O consulado exige que a pessoa comprove recursos financeiros suficientes para lhe manter no Canadá durante a sua estadia. Esses valores incluem os valores do curso, moradia, alimentação, passagens aéreas etc. Os valores são comprovados através de sua conta bancária, extratos etc. Caso suas despesas sejam pagas por seus pais, é necessário anexar uma carta de custeio deles dizendo que serão responsáveis por todas as despesas suas no Canadá.
- O que é carta de aceitação?
Caso você venha estudar no Canadá você precisará obter uma carta da escola onde irá estudar. Essa carta é conhecida como “Carta de Aceitação” que indica que você se matriculou em alguma instituição de ensino no Canadá. Após você ter feito a matrícula diretamente com a instituição (ou alguma agência) , você receberá por correio a Carta de Aceitação da escola. Envie essa carta junto com outros documentos exigidos pelo Consulado Canadense para se tirar o visto.
- O que me garante que vou conseguir meu visto?
O consulado não garante que você consiga seu visto. Você tem que mandar todos os documentos necessários na sua aplicação. A dica é ser sempre sincero em tudo e não esconder nada do consulado.
A falta de transparência nos documentos e comprovantes podem fazer com que o consulado negue seu visto.
Quando enviar os extratos bancários, envie cópias adquiridas no banco. Evite usar extratos impressos pela internet.
Tanto o consulado como todas as agências de viagens não podem em nenhuma circunstância garantir e prometer que você irá obter seu visto. Fique atento a propagandas enganosas.
- Eu posso pedir um dinheiro emprestado para um parente para comprovar essa renda?
Não. O dinheiro que você irá comprovar tem que estar disponível para pagar suas despesas. Por isso que o consulado exige que você comprove através de holerites, históricos, aplicações etc. Portanto, a comprovação de renda pode ser feita por você, seus pais ou seus responsáveis legais.
- Eu posso trabalhar com o visto de estudante?
Não. A pessoa com visto de estudante ou residente temporário não pode trabalhar fora do campus da instituição em que está estudando a não ser que possua uma permissão do governo para o trabalho. O único trabalho permitido para estudantes são trabalhos voluntários ou estágios não remunerados.
Para os estudantes que estão cursando escolas/universidades públicas é permitido trabalhar fora do campus por uma determinada carga horária.
O que seria “vínculo com o país de origem” ?
Outro fator importante na hora de solicitar um visto é comprovar que você tem vínculos com o Brasil. Por que? O consulado Canadense quer se certificar de que você voltará ao Brasil após o término de seus estudos.
- O que poderia ser um vínculo com o país?
O vinculo com o Brasil pode ser obtido através de uma carta do seu trabalho, faculdade dizendo que você estará se ausentando por um determinado período. Pessoas com família (esposa/marido e filhos) também podem alegar vínculo, já que você estaria voltando ao Brasil.
- Qual seria a melhor forma de eu conseguir meu visto?
Primeiramente o mais importante de tudo é a questão financeira. Você deve comprovar que tem condições financeiras para pagar todas as suas despesas e de que esse dinheiro é seu ou de quem vai suportar suas despesas e que esse dinheiro vai estar disponível para você.
É importante também que você deixe claro que estará voltando para o Brasil após o término de seus estudos. Envie todos os documentos solicitados, e seja sempre sincero, afinal, são documentos que o consulado irá checar a veracidade dos mesmos.
- O Consulado quer que eu demonstre que voltarei ao Brasil depois dos meus estudos, mas e se eu quiser estender meu visto?
Caso você esteja aplicando para o visto de residente temporário e tem a intenção de continuar seus estudos, você tem que avisar isso pro consulado no momento da aplicação do visto. Vale lembrar de que você também tem que comprovar recursos financeiros para isso.
- É preciso fazer exame médico para tirar meu visto?
O exame médico é requerido apenas para as pessoas que vão aplicar para o visto de Estudante (cursos com prazo de duração de mais de 6 meses). Os exames são feitos com médicos credenciados pelo consulado canadense.
Confira aqui a lista dos médicos credenciados:
http://www.cic.gc.ca
- Tive meu visto negado, e agora?
Se você teve seu visto negado é porque seus documentos não atenderam às necessidades do consulado. Caso você tenha certeza de que tem os pré-requisitos para tirar o visto, verifique qual foi a justificativa do consulado por ter negado seu visto, e aplique novamente. Não tenha pressa. Nessas horas é bom você “estudar” o motivo pelo qual seu visto foi negado e corrigir os erros na próxima aplicação. Verifique se seus documentos atendiam ao que o consulado pede. Em seguida veja quais outros documentos você poderá adicionar para suprir a falta de informações de sua aplicação inicial.
Refaça suas contas e verifique o dinheiro que você possui e o quanto que o consulado exige. Algumas pessoas quando têm o visto negado por renda insuficiente, tentam emprestar dinheiro ou fazer algumas movimentações na conta para poder comprovar mais. Jamais faça isso. O consulado irá notar que existe uma diferença daquilo que você havia declarado anteriormente e a sua nova aplicação.
- Eu ouvi dizer que tenho que esperar um prazo para mandar novamente a minha aplicação para o visto. É verdade?
Não. Caso você deseja fazer a segunda tentativa, não é necessário esperar por prazo nenhum, mas como aconselhamos anteriormente, não tenha pressa, afinal, você irá precisar comprovar que possui as condições necessárias que o consulado exige.
- O que faço se tiver meu visto negado pela segunda vez?
Agora é esperar e planejar melhor sua viagem. Em geral o consulado avisa que se você teve seu visto negado pela segunda vez, é preciso esperar um prazo de 6 meses para aplicar novamente.
- Documentos necessários
Segue abaixo s informações oficiais do consulado a respeito dos documentos necessários para o pedido de visto:
1) Formulário devidamente preenchido (clique no link em que se enquadra sua categoria):
Permissão para Estudos:
http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM1294B.PDF
Visto Temporário:
http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5257B.PDF
Apenas um formulário deverá ser preenchido por família. Filhos com 22 anos ou mais deverão preencher um formulário separado.
2) Uma foto recente, tamanho passaporte (5×7), para o requerente principal e acompanhantes,
3) Passaporte ou documento de viagem válido. Caso possua, queira apresentar passaportes anteriores.
4) Prova de recursos financeiros (último imposto de renda com o recibo de entrega, os três últimos holerites, contrato social, e extratos bancários). Caso a pessoa solicitante do visto seja dependente dos pais ou outra pessoa esteja custeando o mesmo, anexar documentação de recursos financeiros dos patrocinadores, com carta informando que irão custear os gastos do solicitante durante sua estadia no Canadá.
Apresentar documentos em cópia simples.
5) Se você vai estudar, apresentar cópia da carta de aceitação da escola no Canadá; caso o aluno seja menor de idade, deverá ser feita uma carta pelos pais informando que autorizam o mesmo a viajar desacompanhado.
Em caso de viagem de negócios, apresentar carta do empregador indicando a duração, natureza dos negócios e empresa a ser visitada. Se vai apenas transitar pelo Canadá por um período não superior a 48 horas, solicite um visto de trânsito antes de viajar. Para visto de trânsito, apresentar cópia da sua passagem ou do seu itinerário e visto do país de destino.
6) Se você vai visitar parentes ou amigos, apresentar carta-convite juntamente com uma cópia do documento de cidadania ou residência (status de imigração) da pessoa que você vai visitar. A pessoa no Canadá deverá enviar essa informação/documento diretamente para você anexar ao seu pedido.
7) Exame médico – apenas nos médicos autorizados pelo Consulado Geral do Canadá. Clique aqui para ver a lista. Lembrando que, o exame médico é solicitado para pessoas que irão ficar no Canadá durante um período superior a 6 meses.
Documentos adicionais poderão ser solicitados. Apresente somente fotocópias simples dos documentos, não precisa autenticar. Originais não são necessários e não serão devolvidos se entregues.
Caso prefira, você pode entrar em contato diretamente com o Consulado – tel: (11) 5509-4343 ,de segunda à quinta-feira, das 08:00h as 12:30h, e das 13:30h as 17:00h, e na sexta-feira das 08:00h as 13:30h ( exceto feriados) e agendar sua entrevista para solicitação do visto.
Para maiores informações sobre vistos, acesse: www.saopaulo.gc.ca
por: Caio Prezia
61 comentários