Tipos de vistos e documentos para viajar para o Chile
Para viagens de turismo ou negócios com permanência de até 3 meses, não é necessário solicitar visto de entrada. Mas ao entrar no país, alguns documentos deverão ser mostrados:
– Passaporte (deve estar válido pelo período mínimo de 6 meses);
– Atestado internacional de vacinação contra a febre amarela anexo ao passaporte.
Para permanência superior a 3 meses deve-se solicitar o visto de entrada no país.
IMPORTANTE: A solicitação do visto é feita para a Embaixada ou Consulado do país para qual pretende realizar seu intercâmbio. SOMENTE AS EMBAIXADAS E CONSULADOS PODEM CONCEDER VISTOS, OU SEJA, O RESULTADO DE SUA SOLICITAÇÃO DEPENDE DA APROVAÇÃO DA EMBAIXADA E/OU CONSULADO.
Procedimentos para a regularização de documentos logo após sua chegada no Chile
Chegando no aeroporto, o oficial da Polícia Federal pedirá seu visto e o instruirá a ir à Polícia Internacional dentro de 30 dias. A seguir, veja como ativar seu visto de estudante e receber sua cédula de identidade chilena.
Processo para registrar o visto e receber a cédula de identidade
Você terá de iniciar o processo dentro de 30 dias a partir de sua entrada no país, após encontrar sua acomodação permanente.
Vá à Polícia Internacional, na rua General Borgoño, 1052. Recomenda-se que você chegue cedo para conseguir uma senha, pois eles só atendem a 20 pessoas por dia. O horário de funcionamento é das 8:30 às 12:30.
A Polícia Internacional fica na esquina da General Borgoño com a Independência, em frente a uma grande igreja a dois quarteirões ao norte do rio Mapocho. Pegue a Linha 1 do metrô para a estação de metrô Los Heroes, onde você deve mudar para a Linha 2. Vá para o norte e saia na última estação (Cal y Canto); pegue a saída para a rua Bandera, que fica em frente à estação Mapocho, e atravesse a ponte para a rua Independência. Uma alternativa é pegar um micro direto para a rua Independência.
Leve três fotos 5×4 com seu nome escrito no verso, seu passaporte e duas referências em Santiago, com nomes e endereços. Um dos endereços pode ser o seu, ou da família hospedeira, e o outro pode ser o da assistente do Programa Internacional da instituição de ensino onde você estiver matriculado. Após algumas perguntas, você receberá um cartão certificando seu registro na Polícia Internacional. GUARDE BEM ESSE CARTÃO! VOCÊ PRECISARÁ DELE PARA SAIR DO PAÍS.
Leve o cartão para o Registro Civil (Pasaportes y Estranjería) na rua La Moneda, 1342 (um quarteirão ao oeste da Moneda e da Teatinos). Você pode chegar lá pegando o metrô para a estação La Moneda. Pegue a saída Vereda Norte e ande um quarteirão ao norte até a rua La Moneda.
Vá até os fundos do estabelecimento, onde haverá uma fila para o caixa à esquerda. Diga ao caixa que você quer uma cédula e mostre o certificado da Polícia Internacional. Você precisará de uma foto 5×4 branco e preto, sem seu nome no verso. Se você não tiver a foto, pode tirar no local. Serão cobrados por volta de 1000 pesos e você receberá um recibo com um número (senha), independentemente da necessidade de você tirar uma foto no local. Quando sua senha for chamada, apresente o certificado da Polícia Internacional e a foto. Novamente, você terá de responder a algumas perguntas. Você receberá um recibo para pegar sua cédula de identidade em aproximadamente duas semanas. O Registro Civil fecha às 14:30.
Após receber sua cédula, tenha-a com você para onde for, como se fosse o R.G. ou a carta de motorista no Brasil. A cédula de identidade pode ser usada para trocar dinheiro e elimina a necessidade de apresentar seu passaporte.
Se você não seguir esses procedimentos, uma multa de US$80 lhe será cobrada por dia.
62 comentários