Página Inicial Vistos Imigração Imigração – Processo Federal

Imigração – Processo Federal

O processo de imigração feito junto ao consulado canadense com o propósito de se estabelecer em qualquer parte do país é conhecido como Processo Federal. Este nome também é utilizado para diferenciá-lo do processo via québec, que é um pouco diferente e inclui uma parte final que é parecida com o processo descrito nesta página.

O processo possui diferentes classes de aplicação, das quais a mais comum é a Skilled Worker. Trata-se do trabalhador qualificado, que é valorizado em função de suas habilidades e tem boa capacidade de se estabelecer no Canadá. Para verificar se você pode aplicar para o processo de Skilled Worker, você deve checar alguns pré-requisitos que somam pontos em um sistema de pontuação definido pelo CIC (Citizenship and Immigration Canada). O site do CIC fornece uma ferramenta de auto-avaliação, na qual você pode verificar em minutos se atinge a pontuação mínima exigida. Caso você atinja esta pontuação, fique tranquilo! Seu processo estará praticamente aprovado (caso você não tenha cometido nenhum engano com os pontos).

Veja alguns detalhes relacionados à abertura do processo federal:

|

» Certificados de antecedentes criminais

Você deve providenciar documentos que comprovem bons antecedentes em níveis federal e estadual. Neste último caso, você deve considerar todos os estados em que tenha morado mais de 6 meses nos últimos 10 anos. Veja aqui onde tirar os certificados de antecedentes por estado.

» Taxas

Há algumas taxas relacionadas ao processo. Basicamente, você deve pagar uma taxa pela abertura do processo, cujo valor atualizado você pode encontrar aqui e uma taxa final caso seu processo seja deferido que é o “direito de permanência”, cujo valor atualizado você encontra aqui. Note qua há outras despesas relacionadas ao processo que não estão incluídas neste tópico como cursos de idiomas, transportes, exames médicos, correios, etc.

» Exames de idiomas

Você deve comprovar que sabe inglês, francês, ou ambos os idiomas. No processo federal, esta comprovação é feita através dos exames IELTS (inglês) ou TEF (francês). Os pontos obtidos por nota de exame podem ser encontrados aqui.

» Exames médicos

Ao final do processo, os oficiais do consulado lhe pedirão para realizar exames médicos preventivos antes de imigrar. Estes exames devem ser realizados em médicos credenciados, e você pode ver uma lista destes médicos aqui.

» Comprovação de fundos

Como o governo canadense não fornece ajuda financeira para recém-chegados, é necessário que você comprove que tem condições de se manter no país nos primeiros 6 meses, até que consiga um emprego. Existe uma tabela com os valores exigidos, dependendo do número de pessoas que irão imigrar com você.
Normalmente a ordem dos acontecimentos para quem quer imigrar pelo processo federal é a seguinte (os prazos são apenas uma estimativa):

  1. Muita pesquisa e análise;
  2. Aplicação pelo processo federal simplificado (Skilled Worker) e pagamento da taxa de abertura;
  3. O consulado envia uma uma carta chamada Aknowledge of Receipt Letter, que o avisa que seu processo foi aberto e os prazos estimados dos próximos passos. Esta carta normalmente leva de 15 a 90 dias para ser recebida.
  4. Espera angustiante…
  5. Cerca de 4 a 6 meses após a abertura do processo, você será contatado pelo consulado para enviar os documentos que comprovem os dados que você enviou no formulário preenchido no passo 2.
  6. Espera angustiante parte II…
  7. Considerando que está tudo OK com suas informações, cerca de 10 a 16 meses após a abertura do seu processo você será contatado novamente sendo solicitado a realizar os exames médicos. Neste momento você já está com um pé e meio no Canadá.
  8. Você realiza os exames médicos em um médico credenciado pelo governo canadense e aguarda que os exames sejam enviados ao consulado pelo próprio consultório médico (normalmente os exames vão para Trinidad & Tobago).
  9. Cerca de 2 e 6 semanas após os exames médicos, estando tudo OK, o consulado entra em contato com você solicitando seu passaporte e os das pessoas que irão lhe acompanhar (cônjuje / filhos). Aqui você já pode marcar uma festa para comemorar a conquista.
  10. Em mais poucos dias você receberá seu passaporte com o visto de residente permanente e estará habilitado a imigrar para o Canadá… compre as passagens, prepare-se e boa sorte!!

UPDATE: 20/04/2010
Em 2010 houveram algumas mudanças no processo de imigração federal que você pode ler aqui.

Fonte: Canada Immigration

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta