Como obter visto para estudar na Inglaterra

Como obter visto para estudar na Inglaterra

Da redação do blog Pra Ver em Londres

Começamos hoje a escrever uma coluna semanal sobre Londres aqui no Sair do Brasil. A ideia é auxiliá-lo com dicas para obter visto, falar sobre o custo de vida, o que fazer por aqui e tudo mais que interessar a quem estiver vindo pra cá.

Nossa matéria inaugural é justamente sobre a obtenção do visto, que é um processo um tanto complicado, mas que se feito da forma com que o governo britânico exige não te trará grandes problemas.

E como existem vários tipos de vistos, vamos separá-los por partes. Começando pelo de estudante.

Tirando visto de estudante

A maneira mais fácil de chegar até aqui de forma legal para ficar por um bom tempo é tirando o visto de estudante. E aí, existem duas opções: visto para cursos de curta duração e visto para cursos de longa duração.

Cursos de curta duração

Para cursos de até três meses não é preciso visto prévio. Ou seja, você não precisa agendar entrevista no consulado, pagar taxa consular, juntar milhões de documentos e ir ao consulado entregar tudo. Basta comprar um curso, encontrar um lugar para morar (nada de deixar para ver quando chegar; eles exigem endereço definido na chegada),você deve possuir dinheiro suficiente para se manter (algumas vezes eles pedem para você mostrar o que trouxe em cash e o que tem de reservas) e comprar passagem de ida e volta (importantíssimo mostrar que você já sabe quando vai voltar ao Brasil). A quantia mensal exigida pelo governo britânico é de 800 libras, cerca de 2400 reais.

Na chegada a Londres, depois de uma pequena conversa com alguém da imigração, seu passaporte é carimbado e você tem a autorização para entrar no país.

Ah, não falei do passaporte porque parecia meio óbvio, mas acho que nunca é demais lembrar: para viajar para Londres, você precisa ter um passaporte válido. Para fazer seu passaporte (primeiro ou não), acesse o site da Polícia Federal e siga as instruções.

Esse visto não te dá à permissão de trabalhar. Não mesmo!

Cursos de longa duração

A coisa não é tão simples para quem quer fazer curso de mais de três meses. O visto antecipado (aquele que você tem agendar e tal) é obrigatório. Além disso, alguns (vários!) documentos são exigidos:

*CAS (número eletrônico de matrícula): após a confirmação do pagamento de um curso, a escola emitirá o CAS, comprovando o curso pago;

*Prova de que seu nível mínimo de inglês é, pelo menos, intermediário;

*Extrato bancário ou carta do banco que comprove que, no momento em que está aplicando para o visto, você tem em sua conta o dinheiro exigido para cobrir as despesas mensais durante o período de estudo. Caso o original desses documentos esteja em português você precisará fazer uma tradução juramentada dele – e levar original e tradução ao consulado. Importante ressaltar que o dinheiro precisa estar na sua conta (ou na de um responsável) por, pelo menos, 28 dias antes da aplicação do visto.

Cálculo:

-£ 800.00/para cada mês de curso em Londres

-£ 600.00/para cada mês de curso em outras cidades.

Para cursos de mais de nove meses, você só precisa ter o valor total para nove meses, ou seja, 7.200 libras ou 5.400 libras, dependendo de qual cidade vão estudar!

*Formulário impresso PBS Appendix 8 – General Student – preenchido à mão, em inglês;

*Formulário (online) Points Based System – Tier 4 – General Students – preenchido em inglês;

*Passaporte válido e duas fotos recentes 35mm x 45mm;

*Pagar a taxa da Embaixada.

Assustador, eu sei, mas é só juntar tudo certinho que não tem problema. Ah, e se você não se formou em um curso de inglês e tudo o que sabe aprendeu sozinho, não se preocupe: algumas escolas fazem testes de nivelamento e dão certificados aceitos pelo consulado.

A taxa do consulado deve variar de tempos em tempos, mas já vou avisando: é cara. Pagamos cerca de R$ 400,00 (um pouco mais) para podermos entrar aqui.

Recomendo que você dê uma olhada no site da UK Border Agency (basicamente o órgão que controla a entrada de imigrantes no Reino Unido). Lá estão esses formulários de nome estranho que você precisa preencher e quaisquer outras informações que você possa precisar.

Esse visto permite que você trabalhe por até 10 horas por semana. O salário mínimo por aqui é de 5,80 libras por hora. Isso (ou um pouco mais) é a média recebida por estudantes que trabalham em bares, restaurantes ou eventos – que são os empregos mais comuns

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário ou escreva um email para praveremlondres@gmail.com Teremos muito prazer em ajudá-lo.


9 comentários

comments user
Verônica Rocha

Oi, sou brasileira, casada com um português, temos 2 filhos e moramos no Brasil, temos planos de morar na Inglaterra. Gostaria de saber como devo fazer para conseguir o visto que permita trabalhar em Inglaterra, tenho o curso superior de assistente social tirado em uma universidade federal brasileira e técnico em estética geral tirado também no Brasil.
Desde já agradeço a vossa atenção.

Atenciosamente,

Verônica Rocha

    comments user
    Clarine

    Olá Verônica,
    Você deve procurar um curso de inglês ou outros que atendam os requisitos de no mínimo 6 meses de estudos para ter um visto de Estudos com permissão para trabalhar 10 hs/semanais. Além de inglês B1+ = 4.0 IELTS. As regras para Inglaterra estão um pouquinho diferentes… Qualquer dúvida entre em contato conosco!

comments user
roseli maurelli

ou sou roseli nao falo ingles mais queria morar em londres eu posso fazer este cruso la de 6 meses e depois voltar pro brasil e depois fazer incrizao denovo pra um cruso de ingles de 1 ano

comments user
Juliana

Boa tarde,

Gostaria de saber qual é a carga horária mínima que o curso tem que ter para que o visto seja aprovado.

Também queria saber se: se eu não tiver todo o dinheiro já guardado numa conta eles não aceitam? Porque meus planos era receber o dinheiro mensalmente dos meus pais, pois a acomodação, alimentação e curso já estariam pagos, ou esse valor que eles pedem para ter no banco é para tudo (acomodação, alimentação, curso e gastos). Porqque não sei o que deve ser feito primeiro, pagar tudo e depois dar entrada no visto, ou ser aceita no visto e depois pagar.

Obrigada

comments user
Itala

Oi Boa Noite,

li no site UK Border Agency,e o visto para estudar,sem trabalhar,só estudo,de até 180 dias,ou 6 meses não precisa tirar o visto antes de sair do Brasil,pelo menos é isso que está ecrito lá..
gostaria de saber se essa informação confere…
Obrigada!

    comments user
    Claudia M. Vieira

    Ola! Se vc quise conferir o meu artigo qui no site , estou falando um pouco sbre as mudanças nos vistos. De qualquer maneira vo lhe responder via email. Claudia M Vieira

comments user
Cláudio André

Olá!
Eu preciso de um visto de estudante com mais de 6 meses, mais ainda não sei falar Inglês.
O que devo fazer pra conseguir este visto?
Eu sou Angolano!

comments user
Julia

Olá!
Vou fazer um intercâmbio de seis meses em Nottingham, e depois pretendo passar 6 meses viajando. É possível trocar o visto de estudante pelo de turista sem voltar ao Brasil?

Publicar comentário