Israel: Aumentam receios de uma terceira intifada
Grupos palestinianos envolveram-se em confrontos com a polícia israelita, em Jerusalém Oriental, numa altura em que aumentam os receios de uma terceira intifada. Os manifestantes atiraram pedras contras as forças de segurança. A polícia respondeu com gás lacrimogêneo e balas de borracha. Pelo menos 50 pessoas ficaram feridas.
O receio de uma espiral de violência levou ao reforço da segurança. Os muçulmanos com menos de 50 anos foram proibidos de entrar na Esplanada das Mesquitas. Também os turistas viram o acesso ao Monte do Templo condicionado.
O Hamas, no poder em Gaza, apelou a uma jornada de luta em sinal de protesto contra a inauguração da sinagoga Hurva, no bairro judaico. Uma cerimonia que os palestinianos veem como uma provocação.
A inauguração desta segunda-feira decorreu sem incidentes de maior, pelo menos na Cidade Velha.
A alguns quilômetros de distância, junto a uma das entradas da cidade de Ramallah, na Cisjordânia, dez palestinianos ficaram feridos.
O processo de paz está em ponto morto. Washington e Tel Aviv atravessam a maior crise diplomática dos últimos 35 anos, depois de o Estado Hebreu ter anunciado que pretende construir mais 1600 colonatos em Jerusalém-Leste em plena visita do vice-presidente norte-americano a Israel.
Por: euronews
0 comentário