Canadá impõe sanções ‘imediatas’ ao Zimbábue

Canadá impõe sanções ‘imediatas’ ao Zimbábue

Sanções podem restringir viagens e relações de funcionários do governo zimbabuano. Governo cita ‘violência e intimidação’ e não reconhece reeleição de Robert Mugabe.

O Governo canadense anunciou neste domingo (29) que imporá imediatamente sanções contra o Zimbábue, pouco depois de o chefe de Estado desse país, Robert Mugabe, ter sido reeleito em um segundo turno.

Mugabe, único candidato no pleito de sexta-feira, tomou posse neste domingo, após a Comissão Eleitoral do Zimbábue (ZEC, na sigla em inglês) ter anunciado sua vitória com mais de 80% dos votos.


O Governo do Canadá afirmou que não reconhece a legitimidade da vitória de Mugabe. “O uso sistemático de violência e intimidação por parte do Governo do Zimbábue representa uma grave violação aos direitos humanos e aos princípios democráticos”, disse em um comunicado o ministro de Assuntos Exteriores canadense, David Emerson.

“O Canadá não considera confiáveis os resultados da eleição de 27 de junho, sob nenhum padrão democrático. Esta ‘eleição’ é ilegítima e não será aceita pelo Governo do Canadá”, acrescentou Emerson.

As autoridades de Ottawa disseram que adotarão “uma série de medidas para restringir severamente suas relações com o Governo do Zimbábue e para enviar uma mensagem de solidariedade ao povo” desse país.

Com as sanções, altos funcionários do Governo do Zimbábue, oficiais militares e policiais, assim como seus familiares, terão restringidas viagens, relações de trabalho e estudos.

Ottawa também impedirá que aviões registrados no Zimbábue aterrissem ou voem sobre o Canadá e incentivará as companhias canadenses a eliminarem seus investimentos no país africano.

Fonte: G1

Publicar comentário