Uma oportunidade de Morar no Exterior.
Hoje em dia é muito comum brasileiros sejam eles adolescentes, jovens ou mesmo adultos terem vontade de morar no exterior. Com os mais diversos interesses. Sejam eles, estudar, trabalhar ou mesmo morar. Cada um tem seu objetivo, porém se deparam com as dificuldades que cada país impõe com relação a estada de estrangeiros em seu território, e a obtenção de visto, seja ele provisório ou permanente. Que certos países ficam bem conhecidos internacionalmente por suas rígidas leis para a entrada de estrangeiros, um bom exemplo disso é o Estados Unidos.
Após os atentados de 11 de setembro em Nova York, não só o próprio Estados Unidos como outros países e a União Europeia se fecharam mais ainda e endureceram suas leis de imigração com o intuito de dificultar a entrada de terroristas e de pessoas comuns também, pois não devemos ignorar o fato de que em certos países como Estados Unidos, Alemanha entre outros existe uma certa repulsa de seus habitantes no assunto estrangeiro. Um bom exemplo disso pode ser visto no filme A Outra História Americana, com Edwar Norton. Que fala de um grupo de americanos neo-nazistas que pregam o ódio a judeus, negros e estrangeiros.
Com todas essas dificuldades que existem hoje, uma boa forma de entra em outro país totalmente legal, sem medo de ser deportado ainda do aeroporto ou viver com o medo de morar ilegalmente e a dupla nacionalidade. Muitos tem direito por serem filhos, netos ou bisnetos de estrangeiros e nem sabem disso, ou até sabem, mas nunca procuraram obter informações ou mesmo tentaram tirar a mesma por acharem que é muito difícil ou impossível. Antes de tudo é preciso saber a política de dupla nacionalidade de cada país, pois varia de país pra país. E saber até que linhagem de sua família e permitido você requerer a nacionalidade. No caso de Portugal por exemplo, se você for filho de português ou neto, você tem direito a dupla nacionalidade. Já se você for bisneto, ai você poderá ainda requerer a nacionalidade, porém você só irá ter direito a uma nacionalidade. No caso perderá a nacionalidade brasileira.
Atualmente passo por esse processo. Meu avô era português de Espinho, Portugal. E com isso tenho o direito da dupla nacionalidade. O processo pode ser demorado e caro, visto que todos os procedimentos sejam eles, dar entrada no processo ou de reconhecimento de documentos entre outros, é tudo pago em moeda do país, no meu caso Euro. Você vai saber se o processo vai demorar dependendo do país que você quer a nacionalidade e de onde o processo irá começar. O meu processo já corre mais ou menos a 2 anos, e já está quase no final. Meu pai ja irá receber a nacionalidade e depois irá passar para meu irmão e para min. Demorou um pouco por causa que, meu avô não comunicou a Portugal que tinha casado no Brasil. Isso é muito importante pois é ai que, o país ao qual você esta requerendo a nacionalidade saberá que um cidadão seu constituiu família em outros país. E daí dará o direito de filhos e netos de terem a nacionalidade daquele pais. Uma coisa importante, hoje em dia por exemplo Portugal não dá mais direito a nacionalidade a homens ou mulheres que casem com portugueses ou portuguesas após 1980. em visto de uma lei que o país promulgou com relação a este assunto.
Você pode pensar que isso é muito chato e, que não vale a pena. Ai que você se engana. Pois dependendo do país, além de ser um cidadão com todos os direitos de um cidadão que nasceu no país. Ira poder morar, estudar e trabalhar legalmente, você terá outros privilégios. Por exemplo no meu caso quando eu tiver a nacionalidade portuguesa, poderei morar em Portugal e em qualquer país da União Europeia, visto que Portugal faz parte da União Europeia. Não precisarei mais de visto para entrar no Estados Unidos, pois Portugal tem um acordo com o governo americano que dispensa os cidadãos portugueses de visto e de pagar pelo mesmo. Que no caso a taxa era de U$ 100,00 dólares.
Para as pessoas que não tem nenhuma ligação seja paterna ou materna, de avô ou avó ou de bisavô ou bisavó. Pode procurar obter informações sobre países que concedem nacionalidade para estrangeiros, mesmo não tendo ligação alguma com aquela nação. Um bom exemplo disso e Canadá e Alemanha. O Canadá e um dos países mais procurados nos últimos anos, em função da facilidade de estudar, trabalhar, morar ou mesmo de obter a cidadania canadense. É um dois países que tem uma ótima política para imigrantes e não vê com maus olhos os estrangeiros que ali escolhem para morar. Outro é a Alemanha. Por causa da grande quantidade de idosos na União Europeia está crescendo muito a cada ano, e de famílias que decidem ter só um filho ou mesmo nem ter. já se tem estudos que no futuro e velho continente será mesmo um continente de pessoas idosas, e de falta de mão de obra qualificada em certas áreas. O governo alemão está concedendo a jovens de outras nacionalidades a cidadania alemã. Para obter a mesma o jovem precisa estar cursando uma faculdade alemã e morar no país. Ai ele irá se submeter a um teste da língua e de conhecimentos da cultura alemã. Sendo aprovado então ele receberá a cidadania alemã.
Bem o que posso dizer e que seja qual for a sua situação, seja de ter direito a dupla nacionalidade ou não. Há meios de você obter uma nacionalidade e morar no exterior legalmente sem problemas. E se caso e seu sonho mesmo de morar em um país do exterior, então vá atrás de seus sonhos e não desista deles nunca.
Caso alguém queira entrar em contato ou obter algum tipo de ajuda ou informação estou a disposição de todos, pelo e-mail: fabriciopedrosa@hotmail.com
Todas as dúvidas e perguntas serão lidas e respondidas com todo prazer.
35 comentários