Tire aqui algumas dúvidas sobre Alfândega

Tire aqui algumas dúvidas sobre Alfândega

O que Fazer Antes de Viajar

Declarar os bens de fabricação estrangeira que integrem sua bagagem, junto à Alfândega, no local de saída do País, utilizando a Declaração de Saída Temporária – DST, para assegurar o retorno desses bens ao Brasil sem pagamento de impostos.

Adotar o mesmo procedimento quando estiver levando consigo bens estrangeiros para serem consertados ou trocados por outro, no exterior, em razão de garantia.
Declarar também os valores que estiver portando, em espécie ou cheques de viagem, quando em montante superior a dez mil reais ou o equivalente em outra moeda, utilizando a Declaração de Porte de Valores – DPV.

Apresentar, na ocasião, o comprovante da aquisição regular dos recursos em estabelecimento autorizado, pelo Banco Central, a operar com câmbio.

O que o Viajante pode Trazer do Exterior sem o Pagamento de Impostos 

A bagagem que portar consigo, identificada pelo ticket de bagagem fornecido pelo transportador no momento do embarque e que se constitua de:

  • Roupas e outros artigos de vestuário, artigos de higiene, beleza ou maquiagem e calçados, para uso próprio, em quantidade e qualidade compatíveis com a duração e a finalidade da permanência no exterior.
  •  Livros, folhetos e periódicos em papel.
  •  Outros bens cujo valor global não exceda a cota de isenção, que é de quinhentos dólares dos Estados Unidos da América (viagem aérea ou marítima) ou de US$ 300.00 (trezentos dólares) dos Estados Unidos da América (viagem terrestre, fluvial ou lacustre), ou o equivalente em outra moeda.
  • Os bens pessoais, domésticos ou profissionais usados, quando, comprovadamente, tiver permanecido
    no exterior por período superior a um ano.

    Observação:
    A bagagem despachada pelo correio ou como carga, ainda que no mesmo veículo em que viajou, está sujeita ao pagamento de impostos e não tem direito à cota de isenção. Somente está dispensada do pagamento de impostos quando for composta exclusivamente por roupas, objetos pessoais usados, livros, folhetos e periódicos.

Compras em Loja Franca (DUTY FREE SHOP)

Não é exigido o pagamento de impostos no caso de bens adquiridos em loja franca (duty free shop), quando, cumulativamente:
Seu valor total for de até quinhentos dólares dos Estados Unidos da América.
Forem adquiridos em loja do aeroporto onde a bagagem será examinada pela Alfândega brasileira, no desembarque.
Estiverem limitados às quantidades especificadas, no caso dos seguintes bens:
– 24 unidades de bebidas alcoólicas, observado o quantitativo máximo de 12 unidades por tipo de bebida.
– 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira.
– 25 unidades de charutos ou cigarrilhas.
– 250g de fumo preparado para cachimbo.
– 10 unidades de artigos de toucador.
– 3 unidades de relógios, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos.
Observação:
Os bens comprados em lojas francas no exterior ou em outro aeroporto no Brasil que não seja aquele onde a bagagem será examinada pela Alfândega, não estão dispensados do pagamento dos impostos.

Tributação

O valor excedente à cota de isenção estará sujeito ao pagamento do Imposto de Importação, calculado à alíquota de 50%.
O valor do bem será o constante da fatura ou da nota de compra. No caso de falta ou inexatidão destes documentos, o valor da base de cálculo do imposto será estabelecido pela autoridade aduaneira.

Bens que não podem ser Trazidos como Bagagem

– Objetos destinados a revenda ou a uso industrial.
– Automóveis, motocicletas, motonetas, bicicletas com motor, traillers e demais veículos automotores terrestres.
– Aeronaves.
– Embarcações de todo tipo, motos aquáticas e similares e motores para embarcações.

Pagamento

O pagamento do imposto precede a liberação dos bens e será feito por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais – Darf , em qualquer agência bancária, inclusive em caixa eletrônico, quando disponível este serviço.

Nos locais onde a rede bancária não oferecer condições de pagamento no momento do desembarque, os bens sujeitos à tributação serão retidos pela Alfândega, mediante o preenchimento e entrega, ao viajante, do Termo de Retenção e Guarda dos Bens, com informações referentes ao viajante e aos bens retidos.

A liberação dos bens será efetuada após a apresentação, pelo viajante, do Termo de Retenção e do comprovante do pagamento dos impostos.

O Que é Proibido Trazer do Exterior

  • Cigarros e bebidas fabricados no Brasil, destinados a venda exclusivamente no exterior.
  • Bebidas alcoólicas, fumo, cigarros e semelhantes, quando trazidos por viajante menor de dezoito anos.
  • Substâncias entorpecentes ou drogas.
  • Bens ocultos com o intuito de burlar a fiscalização.

Observação:
A esses bens aplica-se a penalidade de perdimento. Portanto, serão apreendidos pela Alfândega, e o viajante ficará sujeito a representação fiscal para fins penais.

Importante

O viajante somente poderá utilizar a cota de isenção uma vez a cada 30 dias. O direito à cota de isenção é pessoal e intransferível, não sendo admitida soma ou transferência de cotas entre os viajantes, ainda que membros da mesma família.

Observação:  As instruções deste folheto não se aplicam às bagagens de militares (transportadas em veículo militar) e de tripulantes, quando em viagem de serviço, e à bagagem de diplomatas estrangeiros e semelhantes.

Apresentação da Bagagem Acompanhada

Todo viajante procedente do exterior, no momento de sua entrada no Brasil, deverá apresentar a Declaração de Bagagem Acompanhada – DBA.

A declaração é individual.

O formulário será fornecido pelo transportador ou agência de viagem ou obtido nas Alfândegas.
Bens adquiridos em loja franca do local onde a bagagem será examinada pela Alfândega não devem ser relacionados na DBA.

Bens a Declarar

O viajante deverá dirigir-se ao local indicado para ” Bens a Declarar ” quando estiver trazendo:

  • Bens adquiridos no exterior cujo valor total exceda a cota de isenção, para fins de cálculo do imposto devido.
  • Bens descritos, neste folheto, sob o título BENS QUE NÃO PODEM SER TRAZIDOS COMO BAGAGEM, para os quais aplicam-se normas próprias para a liberação.
  • Valores, em espécie ou em cheques de viagem, em montante superior a dez mil reais ou o equivalente em outra moeda, para preenchimento do formulário próprio.
  • Animais, plantas, sementes, alimentos, medicamentos, armas e munições, que serão retidos e somente liberados após manifestação do órgão competente.
  • Bens que devam permanecer temporariamente no Brasil, cujo valor unitário seja superior a três mil reais ou o equivalente em outra moeda, no caso de estrangeiro.
  • Bens, cuja entrada regular no Brasil o viajante deseje comprovar.

    Observação:
    É exigida a comprovação de entrada regular, no Brasil, de telefone celular estrangeiro, para fins de habilitação para uso. Portanto, ainda que estejam incluídos na cota de isenção, a identificação destes aparelhos deve constar da declaração e ser conferida pela fiscalização.

Menores

Menores, acompanhados ou não, também têm direito à cota de isenção e, quando menores de dezoito anos, não poderão trazer bebidas alcoólicas, fumo, cigarros e semelhantes.

No caso de menores de dezesseis anos, acompanhados, prestará declaração o pai ou responsável.
Quando desacompanhados, fica dispensada a apresentação da DBA, sem prejuízo dos procedimentos de verificação aduaneira.

Multa

Aplicar-se-á multa de 50% sobre o valor excedente à cota de isenção dos bens quando o viajante apresentar DBA falsa ou inexata.

Observação:
A opção pelo setor “Nada a Declarar” quando o viajante estiver portando bens sujeitos à tributação, equivalerá à apresentação de DBA falsa, para fins de aplicação da multa.

Bagagem Extraviada

Quando houver extravio de bagagem, o viajante deverá solicitar registro da ocorrência ao transportador, no momento do desembarque, e procurar a Alfândega para visar esse registro, a fim de assegurar o direito à sua cota de isenção.

  • VIAJANTE QUE PERMANECE NO EXTERIOR POR PERÍODO SUPERIOR A UM ANO E RETORNA EM CARÁTER PERMANENTE:

I – Após a permanência de 1( um) ano, que poderá ser comprovada por meio do passaporte, prova de frequência à universidade ou de aluguel, contas de luz, conta de banco, contrato de trabalho etc, não haverá pagamento de impostos na importação dos seguintes bens:

1) usados que trouxer como bagagem acompanhada ou desacompanhada:

1.1) roupas e artigos de higiene e de toucador e calçados de uso viajante em quantidade compatível com o tempo da estada no exterior;

1.2) móveis e outros bens de uso doméstico;

1.3) ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos necessários ao seu estudo ou exercício de sua profissão;

1.4) obras produzidas pelo viajante ;

2) novos, no limite de quinhentos dólares dos Estados Unidos da América (viagem aérea ou marítima) ou de US$ 300.00 (trezentos dólares) dos Estados Unidos da América (viagem terrestre, fluvial ou lacustre),
ou o equivalente em outra moeda, que trouxer como bagagem acompanhada. Na cota estão incluídos os cigarros estrangeiros, bebidas e eletrônicos;

2.1) menores acompanhados ou não também têm direito a cota de isenção;

2.2) não é admitida a soma das cotas por casal, filhos ou outros membros da família e a transferência para outro viajante.

3) livros, folhetos, revistas (impressos em papel), novos ou usados não pagam impostos;

II – Declaração de Bagagem Acompanhada -DBA , que será distribuída durante a viagem ou na chegada;
Observações:

1) no caso de menor de dezesseis anos a DBA deve ser preenchida pelo pai ou responsável;

2) quando se tratar de um dos casos especificados no item “3” da DBA , o viajante deverá dirigir-se à fiscalização aduaneira.

III- pagamento de impostos:

1) a bagagem que ultrapassar a cota, pagará Imposto de Importação de 50% sobre o valor que a exceder;

2) o valor do bem será o constante da fatura ou da nota de compra. No caso da falta ou inexatidão destes documentos, o valor será arbitrado utilizando-se listas, catálogos ou outros indicadores de preços.

IV – O viajante poderá adquirir bens na loja franca (duty free shop ) localizada no aeroporto de chegada ao Brasil até o limite de US$ 500.00 ( Portaria MF 204, publicada no DOU de 22/08/1996), sendo possível somente a aquisição das seguintes quantidades máximas :

a) 24 unidades de bebidas alcoólicas, observado o quantitativo máximo de doze unidades por
tipo de bebida;

b) 20 maços de cigarros;

c) 25 unidades de charutos ou cigarrilhas;

d) 250 gramas de fumo preparado para cachimbo;

e) dez unidades de artigos de toucador;

f) três unidades de brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos.

V – No caso de bagagem desacompanhada, os procedimentos são os seguintes:

1) a bagagem deve chegar ao Brasil dentro dos três meses anteriores ou até seis meses posteriores ao seu desembarque.

2) a data do seu desembarque no Brasil será comprovada mediante a apresentação do bilhete da passagem ou do passaporte;

3) despacho aduaneiro dos bens;

a) somente poderá ser processado após a comprovação da chegada do viajante;

b) deverá ser iniciado no prazo de até 90 dias contado da descarga da mercadoria;

c) será realizado com base na Declaração Simplificada de Importação –DSI , constante da Instrução Normativa do Secretário da Receita Federal nº 155, de 22 de dezembro de 1999 : Com relação à arrumação da bagagem e ao preenchimento da DSI aconselha-se que a bagagem seja distribuída em caixas numeradas e que se relacione o conteúdo de caixa por caixa, por exemplo, conteúdo da caixa nº 1 (discriminando todos os bens ali contidos), conteúdo da caixa nº 2 e assim por diante.

VI – A importação de veículos usados não é permitida e a importação de veículos novos deverá ser submetida a todos os trâmites burocráticos relativos a uma importação comum e sujeitar-se-á ao pagamento de todos os impostos.

75 comentários

comments user
everson

quais os documentos exigidos pela alfandega para um estrangeiro que vai ao pais para estudo, alem do visto de estudante e os comprovantes normais que um turista apresenta, existe algo alem em especial?

comments user
Joao Henrique

Ola,

Estou voltando do canada em fevereiro e preciso declarar um item (placa de gravacao), eu poderia pagar com dolar canadense o excedente??? Acaso nao possa teria alguma maneira de tirar o dinheiro no brasil e jah pagar direto??? acho melhor do que os outros processos.. mais rapido.
Aguardo..

Grato,

comments user
sarah

levar o que condo for viagar

comments user
Désiree

Olá, meu amigo vem dos EUA semana que vem e eu pedi p ele me trazer uma bota (75,00 doláres) que vendem lá, porém , se o valor da minha bota exceder o limite de isenção dele, eu terei que pagar imposto.

Gostaria de saber se este objeto pode ser contado como um bem adquirido lá, ou seja , se ele entra no cálculo de isenção, já que é um simples calçado e não um eletrônico por exemplo…… responda-me com urgência, pois dependo disso pra comprar ou não o produto.

comments user
tania maria bertozzi

voltei dos euas em dezembro de 2008, despachei uma caixa com minha mudança pelaadonai, e ate hoje ela nao me enviou esta caixa, paqguei a quantia de 200 dolares para o despacho, soube que afirma faliu como fazer para recuperar

comments user
Daniela Esteves

Estou recebendo email dizendo ser da alfandega do Brasil, com uma encomeda que madei ao Brasil e passou de 12 kilos e me cobrando U$ 350, mas o problema é que não mandei nada pra ninguém.
Acho que é um desses vírus querendo acabar com nossos dias de paz e acabar com nosso sistema que tem no nosso computador.
O endereço é comunicado@fedex.com ou avisos@fedex.com
Espero uma resposta sobre esse assunto.
Muito obrigada!

comments user
Damiana Nascimento

BOA TARDE!

Nos dias 12 e 16 de junhlo recebi e-mails como sendo da Alfândega Brasileira de que teria uma encomenda para mim aí. Nunca fui ao exterior. Tenho amigos quoe mram lá, mas não me comunicaram que estariam enviando qualquer coisa. Aparece no e-mail os nomes da Receita Federal Fedex Express Brazil.
Gostaria de saber se isso é real, ou estou sendo vítima de alguma armação de hackoe.
Agouoardo resposta.

comments user
Fabio

Cheguei no Brasil a quase 2 anos e a empresa em que trabalhei enviou a minha bagagem somente em fevereiro desse ano.
Tentei retirar minha bagagem no aeroporto, mais a alfandega nao liberarou informando ter passado mais de 6 meses …apos da minha chegada.
Tenho todo comprovante do pagamento da empresa noruegues para liberação aqui no aeroporto.
Por favor como posso retirar a minha bagagem, pois possuo coisas valiosissima e nao posso perder

No aguardo com urgencia…

comments user
FABIANA

gostaria de saber como eu rastreo se a encomenda que foi me enviada ficou na alfandega, e como fazer para liberar ela?

comments user
Luciano

C eu quiser levar um bote inflavel, e motor eletrico, passa pela alfandega?

comments user
Paulo Roberto de Almeida

ola morei nos estados Unidos quase 4 anos e enviei caixas pela empresa ExpressMoving Internacional USA, as caixas foram mandadasdesde dezembro de 2008, gostaria de saber como faco p saber o que houve com esta empresa, se teria condicoes de retirar estas caixas, por favor me de alguma solucao, ja tentei me comunicar com esta empresa, e nao consigo, quando eles tinham site, constava que as minhas caixas estavam esperando liberacao alfandegaria, preciso ter alguma posicao sobre isso, aguardo ansioso alguma resposta de vcs, desde ja agradeco.

comments user
Mônica

Olá, estou indo para Argentina em novembro desse ano e gostaria de saber se posso trazer garrafas de vinho (quantidade), queijos, doce de leite, para consumo próprio. Uma amiga que foi no começo desse ano disse que não pode trazer nada desses produtos, nem o vinho.
Obrigada pela atenção
Mônica

comments user
Mônica

Olá, estou indo para Argentina em novembro desse ano e gostaria de saber se posso trazer garrafas de vinho (quantidade), queijos, doce de leite, para consumo próprio. Uma amiga que foi no começo desse ano disse que não pode trazer nada desses produtos, nem o vinho.
Obrigada pela atenção
Mônica

OBs.: estou enviando a pergunta novamente, pois mandei o meu endereço de e-mail errado na primeira vez. Grata Mônica

comments user
Edson

é proibido trazer brinquedos eletronico do exterior ou brinquedos de coleção tipo (play set)

comments user
Reginaldo Baldoino

BRASILEIROS LESADOS
Quem foi lesados por companhias de transportes da America para o Brasil devem se cadstrar nesses 2 lugares
1 – ORKUT – no grupo `colaboradores dos lesados
2 – YAHOO GRUPOS – no grupo `lesadosdoscontainers`.

comments user
BOYCOTTFRAUD

AVISO A COMUNIDADE BRASILEIRA NOS EUA

Tendo em vista educar as pessoas que continuam a

enviar cxs para o Brasil, nao existe nenhuma
licenca que permita o envio de cxs ao Brasil. Todas as

licencas atualmente em vigor somente dao
permissao para efetuar mudancas estaduais e

interestaduais. Nenhuma empresa pode enviar

container consolidado sem a devida documentacao de

exportador ou importador, com todas as notas fiscais

para cada item, e compravacao de impostos recolhidos

as governo americano.
Em casos de mudancas autorizadas pelo Consulado,

estes sao caracterizados como genuina mudanca.

Algumas cxs avulsas sem autorizacao consular nao

caracteriza como mudanca e sim bagagem

desacompanhada. Mesmo pagando suborno no porto e

depositos, estas cargas enviadas
ao Brasil deve compor documentacao exigente. Para que

qualquer empresa possa enviar estas
caixas avulsas, sao compelidos a usar o nome de uma

pessoa fisica como consignee do container.
Se estas empresas usarem o proprio nome (pessoa

juridica) nao haveria lucro e nao haveria envio.
Outro ponto e o seguro, todo seguro que possa em

real ser comprovado e em vigencia, nao cobre territorio

fora dos EUA. Cobre apenas em territorio nacional

americano. Todo container enviado tem em media 200

cxs e as chances de chegada ao destino de chegarem

ao porto nao sao maiores do que cada caixa sera

entregue por cada transportadora. Para que o seguro

vale ser pago deve cobrir de porta a porta. Todo o

processo documental e “preparado” e um BL sera

emitido. O despachante nomeado recebe copias de cada

ordem de frete junto com uma procuracao para a

liberacao alfandegaria. Varios individuos entre os

lesados eram contrabandistas comerciais.
Em maioria o cliente lesado nao sabia como se proteger

ou onde buscar necessarias informacoes.
Todo container tem que ser tratado como exclusivo ate

chegar ao porto destino. Apartir da liberacao e enviado

para uma logistica e finalmente para uma

transportadora. Os nomes comerciais sao omitidos.

Estas empresas nao tem notas fiscais legais para

transito interno dentro do Brasil.
Alimentando esse mercado voce sempre correra o risco

de perda da carga e da privacidade. Eles continuarao a

usar suas informacoes sem o seu conhecimento em

futuros containers. Enviando cxs voce esta contribuindo

pra aumentar a corrupcao no porto e consequentemente

num futuro proximo, a apreensao da sua caixa. Por isso,

seja sensato e pare com o envio de caixas via navio.
Somente 3 empresas estao autorizadas a operar em NJ

ou outros estados, nenhuma esta autorizada a operar

internacionalmente. Lembre-se, se os donos destas

empresas nao pagarem as taxas portuarias e os

terciarios brasileiros, com ou sem documentacao, seu

container sera retido no porto.
O custo do booking do container de 40 pes e

US$2,500.00. Se multiplicar-mos o total de 200 cxs ao

preco de 170.00=US$34,000.00 perfazendo um lucro

superior a US$15,000.00 por unidade com taxas pagas.

Nos ultimos 12 meses varias empresas de cxs faliram

sem explicacao e futuramente muitas outras. A maioria

dos lesados nao tinham devido e previo conhecimento

dos regulamentos portuarios brasileiros, das exigencias

documentarias, dos riscos de falencia premeditada, das

extorcoes por transportadoras, da reputacao dos

proprietarios e gerentes e por ultimo e por mais pesar,

descaso total das autoridades brasileiras.
A confianca cega do cidadao, levou mais de 8 mil

pessoas a revoltada tormenta. Devemos elevar nosso

espirito de justica e unir no intento de boicotar este

mercado de fraude.

comments user
PAULO BODIN

REALMENTE AS PESSOAS QUE MORAM NO EXTERIOR, EM ESPECIAL NOS EUA, NAO SABEM O RISCO QUE CORREM ENVIANDO SEUS BENS PESSOAIS POR ESSAS TRANSPORTADORAS. PRIMEIRO, ELAS VEM ATE A SUA CASA PRA RETIRAR A SUA CAIXA OU A SUA MUDANCA,, PROMETEM NUM PRAZO ENTRE 60 A 90 DIAS, ENTREGAREM TUDO NA PORTA DE SUA RESIDENCIA NO BRASIL, MAS GERALMENTE NAO E BEM O QUE ACONTECE. ELAS NOA TEM UM MINOMO DE EXPERIENCIA QUE DIZEM TER, COMO VCS PODEM VER NO DEPOIMENTO ACIMA, O LUCRO E EXORBITANTE, ONDE QUALQUER FULANO DA VIDA PODE ABRIR UMA “EMPRESA” COMO ESSA. LHE OFERECEM UM SEGURO, CASO ACONTECA ALGUMA COISA COM SUAS CAIXAS, NAO FUNCIONA COMO DIZEM, ELES NAO LHE EXPLICAM QUE CASO VC NAO TENHA NOTA FISCAL DOS BENS COLOCADOS DENTRO DA CAIXA, VC NAO TERA DIREITO A REEBOLSO. OS PROPRIETARIOS SAO PESSOAS SEM UM MINIMO CONHECIMENTO DE LOGISTICA,, ALGUNS SAO CABELEREIROS AQUI NA AMERICA E DA NOITE PARA O DIA, ABREM SUA COMPANHIA, COLOCAM O ANUNCIO NA REDE GLOBO (SOMENTE AQUI NA AMERICA), E COMECAM A RECOLHER CAIXAS. ANO PASSADO, 2 DESTAS EMPRESAS, FALIRAM, PESSOAS QUE ENVIARAM SUAS MUDANCAS, SEUS BENS DE ANOS DE LUTA FORA DE CASA, ATE DIA DE HOJE, NAO SABEM O QUE ACONTECEU COM TODOS SEUS PERTENCES, MUITOS DELES NAO TEM UMA CADEIRA PRA COLOCAR DENTRO DE CASA, PERDERAM TUDO, LITERALMENTE TUDO. OS SUPOSTOS DONOS DESSAS TRANSPORTADORAS, SIMPLESMENTE ABRIRAM OUTRAS, COM NOMES DIFERENTES, OFERECENDO OS MESMOS SERVICOS QUE A OUTRA ENTAO FALIDA FAZIA. REALMENTE SE NAO FIZERMOS NADA, SE FICARMOS CALADOS DIANTE DESSES BRASILEIROS QUE SE DIZEM SER BRASILEIROS, MAS QUE NA VERDADE SAO LADROES, PESSOAS SEM CARATER. OUTRO PROBLEMA QUE ENCONTRAMOS ATRAS DESSE, SAO AS AUTORIDADES, QUE NAO FAZEM NADA, TANTO AS NOSSAS AI NO BRASIL, QUANTO AS AS AUTORIDADES AMERICANAS, QUE SE DIZEM SER A MELHOR DO MUNDO. ESSE COMERCIO DE TRANSPORTES E UMA VERDADEIRA MINA DE OURO, ISSO FALADO RECENTEMENTE POR UM DONO DE UMA DESSAS TRANSPORTADORAS, ” MEU FILHO, ISSO E UMA MINA DE OURO, VC RECEBE ANTES MESMO DE FAZER O SERVICO, QUEM NAO QUER TER UMA COMPANHIA DESSAS?” TEMOS QUE NOS UNIR, FALAR UNS PARA OS OUTROS O QUE ESTA RUIM, RECLAMAR, PEDIR AJUDA,, FIZ UM CURSO A ALGUNS ANOS ATRAS, OFERECIDO PELA MARTINS ATACADISTA, ONDE ELES PREGAVAM O SEGUINTE, : UM CLIENTE BEM ATENDIDO, FALA APENAS PRA 2 OU 3 AMIGOS SOBRE O ATENDIMENTO, MAS UM CLIENTE MAL ATENDIDO, ESSE FALA NO MINIMO PRA 12 PESSOAS, PRA TENTAR ESTRAGAR O COMERCIO DAQUELE QUE O ATENDEU MAL…. E ISSO QUE DEVEMOS FAZER.

comments user
Marcella

Olá gostaria de saber como faço para “importar” um produto do site amazon.com de valor bem menor q 500dolares , será q a alfandega pega esse produto? qnt me será cobrado? Pagarei alguma coisa além do frete ???

Aguardo

comments user
Julio

Eu estou fazendo um Máster na espanha, e minha estada vai dar exatamente 9 meses e 17 dias… comprei computador e camera aqui…, pq iria precisar pro curso e logicamente estão acima do valor de $500… tenho as notas fiscais dos 2, comprovando a compra com 9 meses na chegada ao brasil; de qualquer forma, pagarei imposto sobre eles? e eles entram como produtos novos ou usados? Obrigado!!!

comments user
Mirtes T Duarte

Estou viajando para o Canada, onde reside minha filha e estou levando em minha bagagem alguns itens, como: farofa, pao de queijo, cafe,mate, duas garrafas de cachaça e cangica, produtos apreciados por minha filha e meu genro, gostaria de saber se podera haver algum impedimento por parte da alfandega canadense, quanto o ingresso dessas mercadorias e em caso positivo, como devo proceder.

comments user
paulo

queria so saber algumas coisas sobre a alfandega se eu levar meu notebook para o brasil e ficar 30 dias nobrasil e retornar com o notebook de volta tenho que pagar alguma taxa a alfandega

comments user
evandro

ola morro na italia made 15 kilos pela posta italiana no paco tinha bolsas umas 20 de unidade no valor 100 euros mas madei como presente vou ter plobemas na alfandega no brasil? obrigado

comments user
carol

Olá, queria tirar uma dúvida: Minha filha de um ano sofre de alergia alimentar e precisa se alimentar de um leite especial que aqui no Brasil custa em torno de R$ 250,00. Vi que tanto nos EUA qto na Europa, custa muito mais em conta (na Bélgica, p.ex. custa 13,00 euros o mesmo leite).
Minha filha consome por mês 10 latas e por isso, está difícil manter esse leite na dieta dela.
eu poderia trazê-lo de outros países, via sedex ou na bagagem de algum conhecido? e se sim, até qtas latas?
Obrigada, Carol

comments user
carloseugenio da silveira arraes

Por favor, pode-se trazer da Argentina(buenos aires) as plantas de aquário “microssorus windelov” , microssorus pteropus e anubia nana?
As que sao vendidas no país são mudas muito pequenas , com 3-5 folhas e rizoma insignificante.São plantas de crescimento lento e demoraria uns 5 anos para atingir um tamanho razoável.Gostaria,portanto, de adquirir plantas-mãe, com rizoma grande e um número de folhas considerável.
muito obrigado

comments user
mira

EU MORO NOS EUA E ESTOU INDO PRA O BRASIL, SUI QUE POSSO LEVAR 500 DOLARES EM MERCADORIAS, GOSTARIA DE SABER SE MEU FILHO DE 4 ANOS QUE ESTARA INDO COMIGO, PODERIA LEVAR A MESMA QUANTIA TAMBEM?

OBRIGADA

comments user
Priscila

Bom dia, vou ser direta no assunto.
Eu namoro um homem casado e vamos ter um filho no final do mês, porem o msm tera q viajar p fora do brasil a trabalho e acompanhado da atual esposa. Se ele registrar o nosso filho antes de viajar, ira constar na hora dele dar entrada nos papeis e documentos p viajar ????
ele consegue viajar sem q descubram q ele tem um filho registrado no nome dele ???
Aguardo respostas urgente ……………..” Grata “

    comments user
    Piruzudo

    Hahahahahahaha, não acredito q vc fez essa pergunta!! rsrsrs

    comments user
    tomas

    toma vergonha na cara menina, vc deveria te muita vergonha de uma coisa dessa, vc e o idiota do seu namorado

comments user
lea vieira

bom dia,estou montando uma loja e gostaria de saber se posso trazer mercadoria dos estados unidos pagando os impostos ,e quanto eu poderia trazer.obrigada

comments user
elizangela

devo viajar para o brasil,moro aqui na italia.quero saber se è preciso declara meu notbook a alfandega.

comments user
Julio

Ola , estou querendo comprar um computador da apple aqui em Miami para meu uso domestico no Brasil , o valor total do computador
e de 4300 dolares.O que e que eu faco para voltar com isso para o Brasil? Boto em uma mala e vamos na sorte? Se a alfandega pegar ,quanto tempo pode ficar retido?tenho medo de ficar obsoleto ate eu conseguir tirar ele do aeroporto.

comments user
lucia

eu comprei 2 relogios michael kors um para mim outro para minha irma, pagarei imposto desses produtos que comprei pela internet no meu cartao e se demora na retençao, pois era para ter chegado dia 25/02 e ainda nao veio , consta que chegou no brasil.

comments user
tonny

Eu queria sabe coato tempo dedemora para intrigar a mercadoria

comments user
tonny

queria saber conto tempo demora para chegar a uma mercadoria dos estados unidos a te seu destinatário

comments user
wemerson

tenho um caminhao de porte pequeno para meu uso e estou pra voltar para o brasil gostaria de saber os procedimentos a ser tomados e se os custos sao altos preciso muito desce caminhao ai no brasil

comments user
thullio

eu comprei pelo site estrangeiro tres vasilhas de medicamentos homeopaticos, naturais e pelo numero do rastreamento esta em processamento na alfandega no brasil. Quanto tempo pra liberrarem e se vou .vu pagar alguma taxa, o custo fi de meno de 200 dolares

comments user
Carol

Se eu quizer comprar um iphone la nos eua no caso orlando(disney) que eu vou no meio do ano, ele entra na cota dos 500 doláres?

comments user
Tiago

Oi, quero saber como faço pra fazer o recebimento de uma mercadoria vinda de Portugal vinhos, cuja ela e enviada por minha mãe que lá mora, onde efetuo o pagamento da taxa de retirada da encomenda, ou e o remetente que paga a taxa ao enviar?
Por favor espero o seu esclarecimento se possível URGENTE,
Agradeco

comments user
Fernanda

Retornei ao Brasil ja faz mais de 6 meses, mas a minha mudança não veio. Gostaria de saber se tem como eu traze-la agora (após 6 meses) ? Quais seriam as taxas aplicadas?

comments user
Ellen

Caixa da Europa par o Brasil

comments user
Ellen

Boa Tarde, estou me mundançdo para o Brasil e o meu marido esta mandando objetos pessoias em caixa via correio. Gostaria de saber se existe algum problemas na alfandega .

comments user
Elizabeth

Bom dia.

Vou morar em Buenos Aires e quero levar minha mobília de casa. Com faço para levar? Quais os procedimentos que devo seguir? Onde devo ir?

comments user
Jose Augusto Despachante aduaneiro porto de santos/SP

Olá a todos, caso tenham mudança (bagagem desacompanhada) pelo porto de Santos, nos colocamos a sua disposição para assessoria e liberação.

Grato

José Augusto – Despachante aduaneiro
http://despachantesaduaneirossantos.blogspot.com/

comments user
Celso França

Olá boa tarde, tive um problema no aeroporto do Galeão RJ, voltei essa semana de viagem dos EUA com 6 malas, mas apenas roupas mamadeiras do enxoval da minha prima, presentes de natal, apenas um eletrônico q era um notebook avaliado em 400,00 dólares, alguns óculos e relógios, no total eu tenho mais ou menos 11 mil reais nas malas em mercadorias. A fiscal apreendeu minhas malas e disse q eu havia perdido, mas estudei a legislação vigente e descobri q apenas as roupas não estão inclusas na nova cota. Gostaria de saber se vc poderia me orientar a respeito do procedimento q devo adotar agora. Desde já agradeço a atenção.

    comments user
    Renato

    Olá amigo. Conseguiu recuperar suas roupas retidas? Tive minha bagagem retida no aeroporto de cumbica São Paulo pelo motivo de descaracterização de bagagem são 180 unidades de camisetas de diversas cores e modelos, só camisetas. Pode me ajudar?
    Att. Renato Souza
    (11) 28397520 (11) 6679-6889
    dsouzarenato@gmail.com

      comments user
      wagner

      Entao irmao,creio que estou no mesmo problema ao qual vc se aencontra. Vc conseguiu recuperar as mercadorias?

      Desde ja agradeco.

        comments user
        Eduardo

        meu amigo acabou de perder 400 camisetas retidas pela receita… será que existe alguma forma de reaver??

comments user
leonela

ola queria saber como posso fazer para trazer alimentos da argentina para o brasil,seria de carro e não de avião,como faço para pegar uma autorização.pois estou tentando abrir uma loja de produtos argentinos e iria precisar trazer muitas coisas.obrigado e espero resposta no meu email.

comments user
Lucas Alves

Olá, quero comprar uma caixa de ferramentas que encontrei em um site da china, dentro da caixa tem varias ferramentas como estilete, alicate e etc, será que a alfandega vai liberar ?

comments user
lucimar

parabens pelo site ta bem explicado

comments user
Victor

Se eu comprar o ipad 3 que não existe ainda no brasil, num site do EUA eu pagarei alfandega?

comments user
elias ferreira de abreu

oi me sou elias ferrera de abreu e esto en espanha fais quatro ano e qero ir para o brasil e quero levar um caminhao qe tenho e querro saber c documento nesecito espero que voceis pode me informa por meu e-mail brigado

comments user
Francisco

Oi, estou em New york estudando faz 2 anos e como retornarei ao Brasil em breve mandei alguns pertences atraves de uma amiga que estava de mudancas para o Brasil, o container no qual a mudanca foi chegou na mesma epoca que chegaram os container com coisas hospitalares… o atraso na entrega foi de mais 4 meses … a transportadora que contratamos dizia que pilicia estava segurando os conteiner para fiscalizacao, enfim depois 8 meses minha caixa foi entregue porem todos meus itens sumiram tanto meusvideo games usados que comprei aqui qdo cheguei aqui, roupas, objetos pessoais todos usados!
Pergunta como sei se esses objetos estao apreendidos pela policia pois agora a transportadora alega esta tentando localizar na policia federal o que houve com meus itens apos abertura da caixa para fiscalizacao?
Quando a policia areende geral boletim com numero para eu tentar encontrar minhas coisas? como descobru isso?
Obrigado!
Francisco

comments user
Kelen

Gostaria de informações como retirar mercadorias apreendida na alfandega do aeroporto de Guarulhos.
Foi apreendida as mercadorias e eles deram um termo de retencao de bens!
As mercadorias foram apreendidas dia 27/10/12.
fico no aguardo1
Grata!

    comments user
    Camilla

    Boa Tarde Kelen,

    Estou passando pelo mesmo caso.
    Você conseguiu recuperar suas malas?
    Sabe me dar uma luz?

    Desde já agradeço e qualquer luz é bem vinda!

comments user
Diogo

Gostaria de saber se ha problema em trazer facas de cozinha na mala despachada.

comments user
Mariana

Gostaria de saber se eu posso trazer um martelete custa 1460,00 e tem um q custa 880,00 dólares quanto eu pago na alfândega se eu trazer um dos dois?
Obrigado

comments user
Marlene

Meu amigo trouxe uma mala parra mim dos Estados Unidos e foi retida na alfandega e tributada ele deixou a mala la pois esta a sem as notas fiscais para compro far o valor, como faco para contestar o valor que foi tributada e RETIRAR a mala? Dede ja obrigado

comments user
Emir

desejo levar 10 kg de matria prima , amostra de plastico moído, como devo proceder

comments user
mirian alencar

OI GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO DEMORA PARA RECEITA FEDERAL LIBERAR UM CONTAINER PORQUE DESDE DE ABRIL TRANSPORTADORA AQUI U.S.A ESTA ME EMROLANDO EU CADA DIA DA UM MOTIVO PRA MIM GOSTARIA DE SABER SERA QUE EU VOU TER SUCESSO HOJE E 23 DE NOVEMBRO 20014 JA ESTOU PENSANDO QUE ESTA TUDO PERDIDIO MEU DEUS JA NAO TENHO MAIS O QUE PENSAR ATE PORQUE PRECISO RETORNAR AO BRASIL MAIS ESTA DEPENDENDO DESSA CAIXA OBRIGADO

comments user
Marcelo

Moro na Suíça desde 1998. Praticamente morei muito pouco no Brasil e quando morei eu era só um bebe. No momento só tenho passaporte Brasileiro. Estou indo de ferias para o Brasil. Gostaria de saber quais são as regras neste caso para mim na alfândega. Posso levar meu computer, ipad etc sem problemas? Ou vou ter que pagar tax desses produtos na entrada?

Muito obrigado

Marcelo M J

    comments user
    ana

    Oi Marcelo. Se for seu pode levar sem problemas..leva a nota fiscal do produto. O problema e quando leva muotas unidades ..2pc 2 ipds por exemplo

comments user
andreia

Boa noite meu nome é Andreia estou de mudança para Argentina meu marido é un Argentino…..gostaria de saber se eu posso levar meu notebook e meu violín …terei de pagar algum imposto…meu notebook no tenho mas a nota fiscal e o violino foi presente da minha mae…

comments user
Nathalia

Olá,
Adorei esse post, mas ainda tenho algumas duvidas
Moro no Canadá durante 16 meses, mas acho um pouco difícil encontrar informações sobre a alfandega na volta; Sei que tenho direito á Alguns privilégios por conta do tempo de moradia, mas não consigo encontrar.
Acha que terei problemas ou devo pagar algo mais para despachar laptop, DLSR camera com duas lente?
Quais procedimentos devo seguir para nao pagar impostos ou saber quais documentos devo apresentar?

Obrigada

comments user
Marcus Lima

Bom dia, tentei trazer uma peça de motocicleta na minha mala, vindo dos EUA, e esta foi retida, pele Termo de Retenção de Bens, na alfândega da RFB, em Brasília. Minha dúvida é: preciso contratar um Despachante Aduaneiro ou eu mesmo posso fazer a DSI? Obrigado.

comments user
Cesar A Fontes

Nao e uma resposta, mas uma pergunta que eu gostaria de uma resposta.
Moro nos USA ha mais de 50 anos, tenho 73 anos e sou aposentado. Por razoes de saude, nao posso caminhar muito (enfizema). Indo de ferias para o Brasil, posso entrar com a minha cadeira eletrica?

comments user
Ilma

Gostaria de saber se a receita federal na alfândega tem direito de apreender todos os bens que as pessoas leva para o Brasil ,só tinha roupas de crianças que era doação para mulheres grávida e roupas para minhas netas de 9 anos e uma de 1 mês, eram poucas roupas repetidas e eles apreenderam até um lap top que meu filho ganhou de aniversário,como faço para reaver minhas coisas pois ele lacraram em caixas e devolveram sementes as roupas velhas e as malas e taxaram as mercadorias em 23 mil dólares e também não entendi o porque eles taxaram em dólar se o está no Brasil e eu estava com as notas das roupas. Preciso de ajuda pois é meu fruto do meu suor e eles estão fazendo isso.

comments user
Thiago Silva

Gostaria de esclarecer uma duvida se possível.
Efetuei uma compra nos EUA e meu produto esta parado na alfândega uruguaia e o vendedor alega que tenho que pagar uma tarifa para que meu produto ser liberado. Isso é licito ou estou sendo enganado?

comments user
Fabio

Vim com mercadoria em malas de bankok para Paraguai e tem conexão por gru não tenho contato com as mercadorias no caso cabelos quando desci a receita retirou as mercadorias de dentro da aeronave e me interditou é legal isso não ia descer no Brasil

comments user
Arthur

Pode trazer hoverboard ou monociclo eletrico ???

comments user
Denison

Olá….Estou me programando para viajar para USA no próximo ano. Gostaria de saber se tem algum tipo de restrição em relação …a jóias ?? Por exemplo tenho em cordão de ouro de 410g …e mais um Anel de 8g como ….proceder neste caso???

comments user
marcia de moura

Boa noite.tenho uma encomenda que chegou a uma semana,ainda não a retirei por falta de dinheiro.ela pesa 12,50kg.como
devo proceder.

comments user
Danielle Montay

Meu noivo me enviou uma mala de Oklahoma e foi apreendida na alfândega. Uma mulher me mandou um email dizendo que eu teria que pagar 3.500 dólares para liberar a bagagem, mas o pagamento seria feito numa conta física. Como ficou me ligando dizendo que eu tinha que pagar mas como achei que fosse golpe não paguei. O que devo fazer para verificar se minha bagagem está mesmo na Alfândega e se sim o que devo fazer.
Obrigada

Publicar comentário