Saúde: assistência médica

Saúde: assistência médica

Todo plano de saúde cobre despesas no exterior?
Antes de pôr o pé na estrada, cheque na internet ou por telefone se a rede credenciada do seu plano de saúde chega ao seu destino de férias. Ou se o seu cartão de crédito inclui seguro-viagem. Caso contrário, entre em contato com uma agência de turismo, porque despesas com médicos, remédios e internações hospitalares podem fazer um rombo na conta bancária de pessoas desprevenidas. Quem embarca para a França e Alemanha, por exemplo, deve estar munido de um seguro-saúde com cobertura mínima de 30 mil euros – essa é uma das normas do Tratado de Schengen, do qual fazem parte 24 países europeus. Se for praticar esportes radicais, é imprescindível a cobertura contra acidentes. Cheque cláusulas contrárias. Uma informação importante: nenhum seguro de viagem cobre problemas decorrentes de doenças preexistentes.
Como fazer um seguro-viagem?
Você contrata o seguro ainda no Brasil e, se adoecer durante a viagem, a seguradora paga as despesas médicas e hospitalares. Alguns oferecem também cobertura odontológica e a maioria costuma ter um teto para o gasto. É importante informar-se se ele cobre todo o tratamento médico necessário, inclusive internação.
Quanto custa?
O valor do seguro varia entre as empresas e depende do número de dias de viagem. As seguradoras têm vários planos que oferecem diferentes coberturas. Informe-se atentamente para saber qual o que melhor atende às suas necessidades.
Como escolher o melhor plano?
Dê preferência a um seguro-saúde com atendimento 24 horas, que seja gratuito e falado em português. Veja se os médicos e os hospitais oferecidos localizam-se próximos de onde você vai estar e prefira as coberturas que incluam serviços de dentista e remédios. Contrate a empresa que oferecer o maior valor para despesas médicas com a mais ampla cobertura de tipos de doenças e que disponibilize transporte em caso de urgência.
Onde comprar o seguro?
Assist Card: 0800-176133, www.assist-card.com
ISIS: (11) 3038-1555, www.stb.com.br
Mondial Assistance: 11/4331-5026, www.mondial-assistance.com.br
Tourist Card: (11) 3257-8577, www.touristcard.com.br
Travel Ace: (11) 2107-0300, www.travel-ace.com
World Nomads: (11) 3258-4511, www.worldnomads.com
World Plus: (11) 2144-0044, www.worldplus.com.br
Quais são os benefícios do cartão de assistência?
Além de pagar médicos e dentistas em caso de acidente ou doença fora de casa, o cartão de assistência inclui ainda diversas modalidades de reembolso, como para demora ou extravio de bagagem, traslados necessários por enfermidade ou acidente, gastos por atrasos ou cancelamentos de voos, suporte jurídico, perdas de documentos e cartões de crédito, entre outros. E garante um beneficio adicional: paga diretamente ao prestador de serviços, enquanto o seguro-saúde exige que o passageiro adiante as despesas realizadas durante a viagem e depois pleiteie o reembolso. Entre as várias empresas do segmento, uma é a Travel Ace International (0800-8918191, www.travelace.com.br).
Como ser um segurado do INSS e, em quais países tenho assistência médica?
Os segurados do INSS e seus dependentes têm direito a assistência médica gratuita em Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Uruguai, Argentina, Chile e Cabo Verde. Para consegui-lo, é preciso providenciar o Certificado de Direito a Assistência Médica Durante Estadia Temporária antes do embarque. Você conseguirá o documento no Departamento Nacional de Auditoria do SUS, do Ministério da Saúde, mais próximo à sua casa (informações no tel. 61/3448-8385). Ao chegar lá, apresente fotocópia e versão original do passaporte, RG, comprovante de residência no Brasil, passagem e comprovante de inscrição na Previdência Sociae os três últimos comprovantes de contribuição ao INSS (guias de recolhimento da Previdência Social ou carteira de trabalho e os três últimos contra-cheques). Para os dependentes do segurado, é preciso levar a certidão de casamento e de nascimento dos filhos. Se tiver necessidade de médico no exterior, procure a rede pública de saúde local (e não esqueça de levar o certificado).

Publicar comentário