Página Inicial Dicas Perda do Passaporte

Perda do Passaporte

Dentre os maiores problemas que algum brasileiro pode enfrentar no exterior, talvez o mais chato seja ou o roubo do passaporte. O passaporte é o único documento que realmente é aceito como identificação do cidadão fora do país de origem. Embora todo mundo pense que isso nunca vai acontecer, perda de passaporte é algo que acontece com mais frequência do que se imagina.

O primeiro passo em caso de se ter o passaporte roubado é fazer um registro na delegacia de polícia mais perto do local em que o assalto aconteceu. O Consulado Brasileiro também precisa ser informado o mais rápido possível, o que pode ser feito por telefone mesmo. Num primeiro momento, os funcionários vão anotar seus dados e pedir para você, se puder, esperar antes de fazer um passaporte novo. É que, em muitos casos, os documentos roubados são recuperados pela polícia ou encontrados na rua, e acabam sendo direcionados para o Consulado.

  • Novo passaporte

180px-Passaportebrasileironovo2006Os documentos exigidos para tirar um novo passaporte, em caso de perda, roubo ou extravio são: um boletim de ocorrência emitido pela Polícia local; carteira de identidade ou outro documento emitido por Órgão Público que comprove sua nacionalidade brasileira; três fotos em preto e branco ou em cores datadas. Para brasileiros do sexo masculino, entre 18 e 45 anos de idade, é exigida ainda a apresentação do documento militar. No caso de não residentes no exterior, são solicitados título de eleitor e comprovante de voto ou justificativa na última eleição.

Você tem que fazer a solicitação pessoalmente, lá mesmo no Consulado, preencher e assinar alguns formulários, que também podem ser impressos da internet, caso você decida chegar com a papelada toda pronta. O prazo de entrega é de dez dias úteis. No entanto, se você pretende viajar para o Brasil em breve, não é preciso tirar um novo passaporte, pois o próprio Consulado oferece um documento de Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) que deve ser apresentado no aeroporto e que permite o seu embarque sem o passaporte.

  • Documentação extra:

Alguns documentos a mais podem ajudar na hora de solicitar um novo passaporte. Por exemplo, se você tiver a cópia do passaporte que perdeu, leve ao Consulado com o restante da documentação obrigatória.

As páginas 1 (a que tem o número do passaporte), 2 (a que tem os seus dados) e 3 (a que tem a sua foto) são fundamentais para que o Consulado coloque no seu passaporte novo os dados daquele que foi extraviado.
Leve todos os documentos que você tiver.  Se não tiver nada aqui, peça para alguém no Brasil tirar uma cópia autenticada da sua documentação e mandar direto para o fax do Consulado. Na falta dos originais, ele podem aceitar a cópia autenticada.

Se você tiver o registro da polícia (o documento que tem a sua foto e os  dados do seu visto, feito pelo Overseas Visitors Records Office), leve também. O Consulado sempre pede um documento original que tenha sua foto para poder se certificar que você é você mesmo.

Fotos
As três fotos para um novo passaporte deverão ser em preto e branco ou em cores, tamanho de 5 x 7 cm (2 x 3 polegadas), iguais, de frente, com fundo claro e com data na frente, com menos de seis meses. Não são aceitas fotos feitas por computador.

  • Cuidados:

Faça anotações do número de seu passaporte, bem como dos detalhes do visto. Tire ainda cópias das páginas mais importantes e deixe-as guardadas em lugares diferentes.

Se você tiver acesso a scanner, faça uma cópia da página com o carimbo do visto e guarde a figura no seu e-mail.

Não ande com seu passaporte.  Você pode colocar uma fotocópia na bolsa e deixar o documento original em casa, guardado em lugar seguro. Se for para entrar em disco ou comprar bebida alcóolica, a carteirinha de estudande já e suficiente para atestar que você é maior de idade!

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ola eu estou na inglaterra,e perdi meu passaporte,mais em dezembro estou indo para o brasil,para ferias,vou ficar 45 dias sera que consigo tirar outro ate esse tempo,e que tipo de documento eu preciso,obrigado.

Deixe uma resposta