Página Inicial Dicas Inspeção de Imóveis

Inspeção de Imóveis

Esta é uma entrevista concedida por Normando Lima (Inspecteur en bâtiment / Home Inspector) no programa LUSO MONTREAL e ONDA BRASIL, CH 14 TV à cabo e canal 64 TV normal, onde deu alguns conselhos sobre o mercado imobiliário e Home Inspection / Inspection de bâtiment. São valiosas dicas para os futuros compradores, vendedores ou locadores de imóveis.

Confira na íntegra:

Caros(as) amigos(as),

Nos últimos dias, em duas entrevistas que fiz no programa LUSO MONTREAL e ONDA BRASIL, CH 14 TV à cabo e canal 64 TV normal (serão ainda retransmitidos nos dias nos dias 15 às 07:30h, 16 de agosto às 15 e 20 ou 22 horas, e dias 19 e 21 às 12:30 e 07:30 horas respectivamente), quando tive a oportunidade de divulgar alguns conselhos sobre o mercado imobiliário e Home Inspection / Inspection de bâtiment. Repasso abaixo alguns dos assuntos abordados:

Uma grande dica para os futuros compradores, vendedores ou locadores de imóveis:

Devido a legislação diferente do Brasil, cerca de 90% dos compradores de imóveis nos USA e Canadá fazem uma home inspection / inspection préachat nos 7 dias posteriores à assinatura da Promessa de Compra e Venda. Esta inspeção permite detectar defeitos e problemas que muitas vezes ultrapassam dezenas de milhares de dólares, o relatório da inspeção é o único documento que permite a anulação da Promessa de Compra e Venda, ou obrigar o vendedor-proprietário fazer o conserto ou ainda renegociar o preço de venda descontando o valor dos trabalhos de conserto do imóvel.

Fazer uma inspection pré-compra, pré-venda (para fazer os consertos e saber o que o inspetor do comprador deverá descobrir) ou pré-recebimento de imóveis novos (sempre que a faço encontro dezenas de erros e defeitos, aqui no Canadá, ao contrário do que muitos pensam, a construção não é fiscalizada pelas instituições governamentais) ou pré-aluguel (este para identificar que você não é o responsável pelos problemas já existentes asntes de alugar um imóvel, cujo conserto pode custar uma fortuna) não é um gasto, é, portanto, um investimento!

É muito importante que o inspetor seja uma pessoa idônea, honesta e que faça o seu trabalho para você, o cliente, e não para o agente de imóveis (escondendo defeitos e amenizando o grau de importância e de custo de uma patologia). Uma parte dos inspetores têm problemas de conflito de interesses com as agências e corretores imobiliários.

É igualmente muito importante que o inspetor seja competente e possua um seguro de omissão e erros. Os membros das instituições canadenses equivalentes ao “CREA” brasileiro são obrigatoriamente segurados, têm a sua competência examinada e seus trabalhos fiscalizados periodicamente (sob risco de perda do título de engenheiro e processo judicial).

A grande maioria dos inspetores –que não são engenheiros e muitas vezes nem ao menos terminaram o nível secundário–, em seu relatório de inspeção, quando encontram um problema sério, recomendam uma “expertise”/ consultoria com um engenheiro:

–Não paguem duas vezes uma inspeção, procurem um inspetor membro da instituição canadense equivalente ao “CREA” brasileiro, e se possível com uma especialização e/ou mestrado em Patologias, Ciências e Técnicas da Construção!

O preço? A mesma tabela dos demais inspetores. Ou seja, a melhor relação preço / qualidade.

Visitem o site: www.nninspection.com

Atenciosamente,

Normando Lima, M.Sc., ing. jr
Inspecteur en bâtiment / Home Inspector
ANN Ingénierie Inspection de bâtiment
Tél.: (450) 472-2658 / (514) 939-5776

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta