Guia de viagem: aparelhos eletrônicos e comunicação

Guia de viagem: aparelhos eletrônicos e comunicação

Viajar para o exterior não significa que você não poderá ficar conectado com sua casa ou seu escritório. Se você vai à Alemanha a trabalho ou a passeio, aqui estão algumas dicas para tudo que tenha plug em sua mala.

Os aparelhos elétricos na Europa funcionam com 220 a 240 volts. Plugar sua chapinha de cabelo brasileira numa saída alemã pode acabar em fogo ou, pelo menos, fumaça. É melhor comprar um adaptador antes de viajar à Alemanha, pode ser complicado encontrar um quando você já estiver no país.

As tomadas alemãs só comportam plugs redondos, aqueles comuns encontrados no Brasil. Para a maioria dos aparelhos, você precisará de um conversor de voltagem e também de um adaptador para o plug.

Eletrônicos recarregáveis, como laptops, câmeras e iPods, geralmente funcionam com múltipla voltagem. Para eles, você provavelmente precisará apenas de um adaptador para o plug.

Internet

O acesso à internet via redes de área local sem fio (WLAN) não é muito comum na Alemanha. No entanto, ele está disponível na maioria dos aeroportos, hotéis e em alguns cafés nas grandes cidades. No último caso, apenas se você tiver um provedor pago ou então comprar um cartão, que custa cerca de 8 euros por hora de acesso.

Telefones celulares Bildunterschrift:

Se você tem um celular trib-band ou quad-band (que pode acessar qualquer rede GSM), ele funcionará na Europa. Se o seu aparelho não foi bloqueado por uma operadora em particular – o que é raro no Brasil –, é possível comprar um cartão pré-pago (SIM) para usar na Alemanha, pagando as taxas locais. Eles estão disponíveis em qualquer loja de celular e até em bancas de jornal.

Com um cartão SIM alemão, o rooming muda logo que você atravessa a fronteira para outro país europeu. Em alemão, os celulares são chamados de Handy.

Ligações telefônicas

Quando ligar do exterior para a Alemanha, use o código telefônico internacional do país (+49 ou 0049) e tire o primeiro zero do número a ser chamado.

Para chamadas de longa distância, lembre-se de que a Alemanha está duas horas na frente do GMT (horário do meridiano de Greenwich), isso entre o último domingo do mês de março e o último domingo de outubro, período do horário de verão nos países europeus. E em relação ao horário de Brasília (sem o horário de verão), o GMT está três horas adiantado.

Números de telefone e prefixos variam de tamanho em todo o território alemão, podendo ter de quatro a oito dígitos. Ligar para um celular é significantemente mais caro do que chamar um telefone fixo.

Os telefones públicos pagos são encontrados com maior frequência apenas em cidades grandes. Eles funcionam com moedas (cada vez mais raros) ou cartões telefônicos, que podem ser comprados em correios, bancos, bancas de jornal e postos de informação turística.

Quando você faz uma ligação, o ideal é logo informar seu nome. Os alemães geralmente atendem o telefone dizendo seu sobrenome.

Não é educado ligar para residências depois das 22h, a menos que você tenha combinado antes com a pessoa. Quando você telefonar a um escritório, não espere encontrar alguém depois das 17h de segunda a quinta-feira, ou depois das 16h (às vezes mais cedo) nas sextas-feiras. Repartições públicas têm horários mais irregulares.

Correios

Os correios na Alemanha, operados pelo Deutsche Post, funcionam geralmente das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, e até o meio-dia nos sábados.

O selo para uma carta normal com peso até 20 gramas custa 0,55 centavos de euro na Alemanha e até 0,70 em outros países europeus. Uma carta padrão para o exterior custa 1,70 euro. Para enviar postais dentro da Alemanha o custo é de 0,45 centavos (1 euro para o exterior).

Os códigos postais (Postleitzahlen) alemães têm cinco dígitos. Para descobrir determinado CEP alemão ou buscar mais informações sobre envio e recebimento de correspondências, acesse a página online do Deutsche Post (www.deutschepost.de).(ak)

Por: Deutsche welle

0 comentário

comments user
saviano

eu ja passei por essa situaçao.. fiz o favor de colocar minha máquina de cortar cabelo na tomada na semana que cheguei a espanha.. resultado.. fiquei sem ela.. rsrs

comments user
Erika Pena

Ser mulher sempre é um pouco mais complicado. Irei a Portugal, Espanha, França e Londres (a mega viagem de férias!). Qual a voltagem desses países?
Há necessidade de usar adaptador para secador de cabelo e chapinha?
Bjs

comments user
marli jacinta gomes segamarchi

vou para italia dia 15/05, não fico sem secador, mas sei que lá é tudo diferente, gostaria de saber se existe algum adaptador para meu secador ele é 110v mas posso co comprar um bivolt. Onde comprar, aqui em São paulo.
Obrigado

comments user
marli jacinta gomes segamarchi

Vou pra Italia dia 15/05, gostaria de saber como usar meu secador, ele é 110V, mas posso comprar um bivolt. Existe algum adaptador que posso adquirir aqui em São Paulo – capital, gostaria de saber onde?
Mandei anteriormente esse comentário, mas meu e-mail estava errado.
Obrigada

comments user
Lih

Estou indo para a Europa e quero levar meu secador de cabelos. ele é bivolt 110/220 e quero saber se eles vão funcionar por lá. já tenho os adaptadores de tomada.

comments user
Gisela Ferrati

Estou indo para o Canadá e vou levar meu secador e chapinha de cabelo. Qual adaptador eu preciso???

Obrigada,
Gisela.

Publicar comentário