Página Inicial Destino Américas Dicas para quem deseja encontrar e comprar sua “casa dos sonhos”

Dicas para quem deseja encontrar e comprar sua “casa dos sonhos”

Desde que iniciei minha carreira profissional como Corretora de Imóveis aqui no Canadá, sempre desejei ajudar especialmente aos imigrantes Brasileiros a comprarem seu “Lar Doce Lar” aqui. Hoje, com uma vasta experiência com imigrantes Brasileiros, posso dizer que me sinto muito realizada na profissão que escolhi exercer aqui nestas terras geladas.

Baseada no que já vivenciei como corretora de imóveis deixo aqui algumas dicas práticas que lhe ajudarão a encontrar sua “casa dos sonhos” aqui no Canadá.

  1. Comece sua procura folheando revistas de “Real Estate” que estão disponíveis de graça em bancas; olhando as casas a venda em sites como no meu www.rosadasilvarealestate.com e visitando open houses na vizinhança que lhe interessa.
  2. Depois de uma boa pesquisada, procure um Real Estate Salesperson (corretor de imóveis), de preferência alguém que fale sua própria linguá para que este possa lhe explicar e guiar durante todo o processo. Mesmo que seu nível de inglês seja bom, creio que você não estará familiarizado com o vocabulário técnico e legal que envolve toda a negociação.
  3. Nós somos preparados para lhe orientar na qualificação para um mortgage (financiamento). Nem sempre o melhor lugar para pedir este empréstimo é em seu banco, como no Brasil. No Canadá há muitos mortgages brokers (profissionais que somente trabalham com isso) que poderão lhe conseguir taxas de juros melhores. Após saber de quanto poderia ser o valor de sua casa dos sonhos, estará na hora de ser honesto consigo mesmo e focar a busca em imóveis e local que estejam dentro de sua realidade financeira.
  4. Em Real Estate localização é tudo. Quase tudo poderá ser mudado numa casa mas nunca sua localização. Se comprar num bairro onde as casas estão sendo mal cuidadas e se desvalorizando, você nunca poderá reaver o investimento feito na casa mesmo que ela seja a melhor e mais bem cuidada da rua. Aqui no Canadá o valor de venda de uma casa é baseado na média das casas da vizinhança.
  5. Estacionamento é muito importante. Em Toronto há aptos ou casas antigas sem estacionamento, e isso é muito ruim hoje em dia quando todo mundo tem 1 ou mais carros. Mesmo que você não dirija, pense na hora de revender.
  6. Para quem é “handy”, quer dizer, sabe fazer renovações e tem uma certa reserva financeira para isso, uma boa dica é procurar a casa mais barata na melhor vizinhança. Se você reformar o imóvel, certamente terá um bom retorno de seu investimento na hora da venda. E em cidades grandes como Toronto, há muitas casas que foram transformadas em vários aptos de aluguel. Se você comprá-la não será difícil convertê-la em uma casa somente.
  7. Lembre-se que infelizmente não há uma casa “perfeita”; mesmo a mais bonita poderá ter alguma coisa que lhe desagradará e você tem que estar preparado para ver o que realmente é importante, e o potencial daquele imóvel.
  8. Há “defeitos” que não podem ser mudados (como ter apenas garagem para um carro) mas há outros que podem ser “arranjados” (como mudar o carpete, fazer nova pintura) e outros que podem lhe custar muito caro para consertar. Não se deixe enganar, por exemplo, por uma casa com cortinas maravilhosas cobrindo as janelas pois atrás poderá estar escondendo janelas já velhas, o que custará muito caro para trocar. Seu corretor irá também lhe ser útil na hora de lhe apontar estes “truques”.

Bom, espero que estas dicas lhe ajudem a ter uma experiência tranquila e recompensadora na hora de comprar seu “Lar Doce Lar” aqui no Canadá.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta