Como alugar um imóvel no Canadá
Creio que uma das tarefas mais estressante para um imigrante recém chegado na região de Toronto e provavelmente em todo Canadá é encontrar um lugar para alugar.
O imigrante tem que vir preparado para ser paciente, aceitar ser rejeitado, pagar um preço alto no início e acima de tudo, ter muito bom senso porque não existem imobiliárias que tem imóveis para aluguel. As três formas para se encontrar um imóvel para alugar são: encontrar um corretor (Realtor) que trabalhe com aluguel, alugar direto dos proprietários ou alugar direto nas administradoras que se localizam nos próprios condomínios (geralmente apartamentos ou townhouses=sobradinhos).
Hoje em dia o melhor método de procura é a internet. “Surfando” na internet poderás encontrar um Realtor que trabalhe com aluguel (mas isso é bem difícil de achar), sites tipo Kijiji e Viewit e os sites dos próprios condomínios de aluguel. Como sei que é bem difícil para quem está fora do Canadá e quase nada conhece por aqui, eu venho coletando nomes de lugares recomendados por clientes e amigos e tenho uma lista de sugestões e a envio a quem me pede.
Bom, depois de encontrar um bom local vem a segunda dificuldade: para te alugar um imóvel, os proprietários, na sua grande maioria, irão requerer uma job letter (carta do empregador) e sua sua história de crédito será verificada para ver se és bom pagador e pedirão referências de seu antigo landlord (proprietário de imóvel). Para quem está chegando é claro que não tem nenhum destes requisitos e isso se torna um problemão !
Um jeito é alugar com a ajuda de um cosigner ( fiador) mas este também deve preencher certos requisitos. É como no Brasil, não te alugam imóvel sem checar todas tuas referências e ainda assim pedem um ou dois fiadores que tenha (m) imóvel no nome dele (s)!
Não tendo o cosigner, terás que negociar com o Landlord (proprietário) e terás mais chances de sucesso se encontrares quem aluga diretamente (sem usar um corretor). Muitos nem irão querer conversar e dirão que sem job letter e credit history, nada feito. E eles estão agindo dentro da lei para proteger-se contra maus pagadores. Novamente, como no Brasil, aqui é bem difícil despejar um mau inquilino.
Se o Landlord aceitar negociar, ele poderá exigir até 6 meses adiantados e podem exigir que assines um contrato de leasing de 1 ano (já sei de casos de imigrantes darem 12 cheques “pré-datados” que foram descontados mensalmente). Isso é ilegal mas assim como é ilegal proibir animais de estimação, acontece muito. Você sempre tem a opção de denunciar este Landlord mas prepare-se para denunciar muita gente e assim ficarás quase sem opção de onde alugar. Infelizmente aqui será apenas mais um imigrante precisando provar para o Landlord (dono da propriedade) que és confiável, honesto, uma pessoa de bons hábitos, que não destruirá o imóvel dele e que terá condições de pagar mensalmente o aluguel.
18 comentários