Página Inicial Dicas Como alugar um imóvel no Canadá

Como alugar um imóvel no Canadá

Aluguel no Canadá

Creio que uma das tarefas mais estressante para um imigrante recém chegado na região de Toronto e provavelmente em todo Canadá é encontrar um lugar para alugar.

O imigrante tem que vir preparado para ser paciente, aceitar ser rejeitado, pagar um preço alto no início e acima de tudo, ter muito bom senso porque não existem imobiliárias que tem imóveis para aluguel.  As três formas para se encontrar um imóvel para alugar são: encontrar um corretor (Realtor) que trabalhe com aluguel, alugar direto dos proprietários ou alugar direto nas administradoras que se localizam nos próprios condomínios (geralmente apartamentos ou townhouses=sobradinhos).

Hoje em dia o melhor método de procura é a internet. “Surfando” na internet poderás encontrar um Realtor que trabalhe com aluguel (mas isso é bem difícil de achar), sites tipo Kijiji e Viewit e os sites dos próprios condomínios de aluguel. Como sei que é bem difícil para quem está fora do Canadá e quase nada conhece por aqui, eu venho coletando nomes de lugares recomendados por clientes e amigos e tenho uma lista de sugestões e a envio a quem me pede.

Bom, depois de encontrar um bom local vem a segunda dificuldade: para te alugar um imóvel, os proprietários, na sua grande maioria, irão requerer uma job letter (carta do empregador) e sua sua história de crédito será verificada para ver se és bom pagador e pedirão referências de seu antigo landlord (proprietário de imóvel). Para quem está chegando é claro que não tem nenhum destes requisitos e isso se torna um problemão !

Um jeito é alugar com a ajuda de um cosigner ( fiador) mas este também deve preencher certos requisitos. É como no Brasil, não te alugam imóvel sem checar todas tuas referências e ainda assim pedem um ou dois fiadores que tenha (m) imóvel no nome dele (s)!

Não tendo o cosigner, terás que negociar com o Landlord (proprietário) e terás mais chances de sucesso se encontrares quem aluga diretamente (sem usar um corretor). Muitos nem irão querer conversar e dirão que sem  job letter e credit history, nada feito. E eles estão agindo dentro da lei para proteger-se contra maus pagadores. Novamente, como no Brasil, aqui é bem difícil despejar um mau inquilino.

Se o Landlord aceitar negociar, ele poderá exigir até 6 meses adiantados e podem exigir que assines um contrato de leasing de 1 ano (já sei de casos de imigrantes darem 12 cheques “pré-datados” que foram descontados mensalmente). Isso é ilegal mas assim como é ilegal proibir animais de estimação, acontece muito. Você sempre tem a opção de denunciar este Landlord mas prepare-se para denunciar muita gente e assim ficarás quase sem opção de onde alugar.  Infelizmente aqui será apenas mais um imigrante precisando provar para o Landlord (dono da propriedade) que és confiável, honesto, uma pessoa de bons hábitos, que não destruirá o imóvel dele e que terá condições de pagar mensalmente o aluguel.

COMPARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Ola, gostaria de ver a lista de nomes de lugares recomendados por clientes e amigos e a lista de sugestões, poderia me enviar? Tenho planos de viajar para o Canada a trabalho. Pelo visto, antes de ir, o ideal seria eu já ter empregador neh?
    Agradeco desde ja!

    Andrea

  2. EU TENHO IMOVEIS DE QUALIDADE EM MONTREAL, À 30 MINUTOS À PÉ DO CENTRO DA CIDADE.
    (desculpem a falta de acentos na maior parte do texto)

    No momento (mes de marco 2011) tenho 1 apartamento livre, muito bom e grande, com banho turbilhao SPA, 2 balcoes, cozinha com ilha central e dois lavabos, espaco p maquina de lavar pratos e armarios de madeira até o teto, todo o apartamento à em madeiras de origem, todo renovado, 4 quartos fechados, ao lado do metro, e 30 minutos à pé do centro da cidade, à 2 quarteiros de uma area ecologica protegida com parques, quadras de tenis, volley, basket, piscinas, ciclovias, e também do rio que é otimo p natacao e esportes aquaticos (um dos melhores lugares do mundo p riverSurfing).
    http://tremi.blogspot.com/
    ((Vejam, por favor, fotos e videos no link abaixo tbém))

    Tenho tbém 2 quartos p alugar à temporada num otimo & amplo apartamento no mesmo imovel:
    http://montrealrent.blogspot.com/

    Um abraco!

  3. gente por favor me ajudem….o ano q vem eu e meu marido pretendemos emigrar para o canada…precisamos de um contato de alguem do canada para nos ajudar a encontrar uma casa para alugar… nao sabemos como funcionam as coisas la por isso precisamos de uma ajudinha!
    entrem em contato comigo se vcs souberem de alguma coisa.
    cintia_desrosiers@hotmail.com

  4. Eu e meu esposo estamos buscando apto no Canadá, de preferência em Calgary, alguém pode me informar onde encontro na internet sites com os valores e tipos de imóveis? Obrigada!!!

    • Olá Carolina, meu irmão esta se mudando para o Canadá tb, no começo de abril. Estamos bem receosos com toda esta mudança em nossa vidas. Você já se mudou para Toronto? Conseguiu fácil um lugar para morar? Por favor, se tiver alguma informações será bem valiosa para nós.. obrigado

Deixe uma resposta