Página Inicial Destino Viver na Espanha

Viver na Espanha

Daqui pouco tempo fará dois anos que moro na Espanha. Pouco tempo, sem dúvida, mas o suficiente para poder parar e pensar sobre o que passou nesse tempo e compartilhar com vocês essas experiências, também aproveitando para me apresentar no “Sair do Brasil”.

Adaptar-me nunca foi um problema: gosto naturalmente do que me é estranho, alheio. Adentrar-se em uma nova cultura tem uma capacidade tão grande de nos descolocar (algo que os formalistas russos chamaram de “estranhamento”) e fazer-nos ver aspectos do mundo que jamais veríamos se não saíssemos da caixinha que é a nossa cultura (aquele ambiente maleável, confortável, quente, onde crescemos), que não há curioso que resista a uma experiência em terras estrangeiras.

Não é a primeira vez que moro fora do Brasil. Primeiro, morei sete anos na Argentina. Lá a adaptação não tinha sido difícil, mas hoje, comparando com a minha experiência na Espanha, aquilo foi dificílimo. Lógico, é fácil se adaptar às coisas boas (se até as ruins a gente também se adapta) e a Espanha está cheia delas. Aqui vão algumas:

1. Os espanhóis

Cada cabeça uma sentença, já dizia a minha avó (e com certeza a sua também). Talvez vocês possam escutar o contrário e quem sou eu para desmentir, mas minha experiência com os espanhóis é espetacular! Eles são simples, acessíveis, não se acham (lógico, minha experiência anterior tinha sido dura nesse quesito), e adoram contar piadas no bar com uma cervejinha. E mais ainda: adoram comer.

Viver na Espanha

2. A comida

Vindo de São Paulo, estava bastante empapada da cozinha italiana e algo da espanhola (em Buenos Aires), mas cheguei aqui e descobri um novo mundo! Uma nova maneira de comer (falando de estrutura mesmo), novas receitas, novos ingredientes. Ai, as tapas, os arrozes, os ensopados… Eu não sabia o que era uma azeitona até chegar aqui, nem uma anchova. E, sim, já tinha comprado azeitona importada e cara no Mercadão! Mas aqui é diferente, mais fresca, mais forte também. Em Múrcia, então, cidade onde moro, a comida é maravilhosa! Mas é verdade que cada cantinho da Espanha tem suas delícias… E eu pretendo ir contanto tudo para vocês aqui no “Sair do Brasil” nos próximos posts.

Viver na Espanha

3. A siesta

Vou falar a verdade: da siesta mesmo eu não gosto, porque acordo com um mau humor do cão, mas gosto da tranquilidade do espanhol. O mundo pode estar caindo em barrancos, mas nada tira a siesta deles, nem a “tapita con una caña”. Eles chamam isso de qualidade de vida, eu às vezes chamo de vagabundice mesmo, mas afinal de contas eles têm um país desenvolvido e o Brasil, onde se trabalha tanto, está lá atrás tadinho. Bom, mas nem tanto…

Viver na Espanha

4. O atraso

A coisa aqui vai devagar! Não é só a siesta, não é o horário espanhol diferente do europeu (eles falam de si mesmos como se não estivessem na Europa), não é Múrcia que está no sul “pobre” da Espanha. Já conheci muita gente (em Múrcia e em Madri) que mal usa internet, outras tantas que tem o nome do marido e da mulher no mesmo endereço de e-mail, e por aí vai. Estou falando de gente jovem, educada e tal. Já escutei falar que a África começa depois dos Pirineos e, embora isso seja preconceito de francês, dá para entender o conceito. Na verdade, tecnologia não é o barato deles! Eu acho isso engraçado hoje, mas já xinguei muito.

Viver na Espanha

5. As férias em família

Vinte por cento dos espanhóis estão desempregados nesse momento e no ano passado a coisa era parecida, mas ninguém pensa em não sair de férias. Em agosto as praias estão abarrotadas e as cidades ficam vazias. Dizem que eles vão para a casa dos avós, dos pais, de qualquer pessoa que comprou casa na praia na época das vacas gordas. O fato é que aqui ninguém pensa em não tirar férias. É mais: se os avós/pais espanhóis decidirem fazer greve, a Espanha quebra! Eles fazem de tudo aqui, desde prover a casa para as férias até comprar o apartamento para os filhos morarem. Quando não podem comprar um apartamento, aturam os marmanjos dentro de casa até bem passados os 30 anos de idade! Além disso, aqui todo o mundo tem filho contando com os cuidados da avó, porque são poucos os que pagam uma babá. Não é raro sair na rua e ver uma senhora de 60 empurrando um carrinho com uma criança de 3 anos.

Viver na Espanha

 

Esses são apenas alguns aspectos da vida na Espanha. Há muitos outros, mais legais e mais chatos, que vou contar para vocês nos próximos posts! Espero os comentários de vocês!

COMPARTILHAR

109 COMENTÁRIOS

    • Olá, bom dia Lucy. Estou com uma proposta de emprego para morar em Madrid. O salário que me ofereceram foi 3000 euros. Não sei se com esse salário, consigo pagar aluguel e levar uma vida confortável. Você saberia em dizer a média de preços de aluguel de apartamento em Madrid? Para 1 pessoa, mobiliado de preferência.

      Muito obrigado

      Sandro Baccaro

      • Olá Sandro! Coincidentemente, estou em Madri e repassei sua pergunta aos meus amigos daqui. Primeiro, o óbvio: depende do que você chama ‘viver comodamente’ e de onde você vai querer morar, mas o mínimo será uns €700 de aluguel não muito no centro, até €1500 em um apto pequeno no centro. Mas todos me disseram que com 3000 dá para viver em Madri sim, mas sem extravagâncias! Suerte!

  1. OláLucy, gostei muito do seu artigo, eu acho muito bonito a Espanha como diversos outros países. Eu tenho a vontade de trabalhar e estudar na Espanha, gosto muito da língua espanhola que nos lembra um pouco o nosso portugues. Vou aguardar os seus proximos posts ! Hasta la luego …

  2. Muito bacana seu comentário, ultimamente venho pensando muito em sair daqui do Brasil, e países europeus vem liderando a candidatura a ser minha nova casa. Gostaria de saber se existem cursos de espanhol para estrangeiros por aí, e qual o custo e duração…
    No mais, acompanharei suas notas, já estão nos mesu favoritos 🙂

    • Obrigada, Lord of absolute truth! Que nome o seu, hein 🙂 Então, aqui deve ter cursos sim, mas eu não tenho ideia de preço, duração, nada, porque eu nunca fiz um curso desses. Suponho que na internet você encontrará esses dados. Abraço.

  3. Olá Lucy, tenho interesse em sair do Brasil, fiquei sabendo através de sites, que vilarejos da espanha, estão recrutando imigrantes a morar na espanha em vilarejos que estão abandonados. isso existe mesmo???? gostei muito, vou esperar p ver outros posts. abraço fique com Deus.

    • Olá Ortega! Não entendo bem por quê recrutariam estrangeiros para morar em vilarejos abandonados? Será algum tipo de tortura ou experimento macabro? Não entendi… Aqui tem 20% de desemprego no momento, a crise está pegando MUITO forte. Tem muito espanhol falando de ir para o Brasil, que agora está na crista da onda… já conheci uns três!
      Boa sorte para você! Abraço!

  4. Hola amiga como esta? Minha esposa tem cidadania espanhola, e estamos decidindo nos mudar ainda esse ano, já que no consulado fomos informados que eu como marido terei direitos e condições de trabalhar e viver com ela. Sei que as coisas não estão indo muito bem por ai, por isso peço a vc que se possível que nos de informações sobre locação de quartos para casal, trabalho em restaurante (sou bartender), se esta fácil essa área, e com quanto deveriamos chegar, para nos manter até conseguirmos algo? Brigadão e espero seu e-mail

    • Olá, Carlos. Eu não tenho ideia de trabalho na sua área, nem quanto você precisa para viver aqui (depende da cidade, de como você vai viver, etc.), nem sei nada sobre locação de quartos. Quanto à cidadania, há 20% de cidadãos espanhóis desempregados. Aqui todo o mundo tem passaporte espanhol, afinal, só que isso dá direitos, mas não te garante trabalho. Boa sorte para vocês!

  5. LUCY ACHO VC UMA PESSOA MUITO ESCLARECIDA.SONHO COM A ESPANHA,INTERIOR MESMO GOSTARIA MUITO DE IR CONHECER,UMA CIDADE DO INTERIOR DA ESPANHA,Ñ QUERO GLAMOUR ,SOU VIUVA VIVO SÓ NO BRASIL E QUERO MUDAR MINHA VIDA,SOU PENSIONISTA SE EU ACHAR UM TRABALHO DE DIARISTA OU Ñ ACHAR TD BEM ,SÓ PRECISO DE UM LUGAR HUMILDE E BACANA PARA ME HOSPEDAR BJS MARY..

      • lucy Leite, peço seu parecer, eu tenho 54 anos, sou psicóloga tenho interesse de morar na Espanha , sou aposentada ,Gostarai de abrir algum negocio para complemento de renda , comprar uma casa grande com a opção de hospedar basileiro turistas,
        seria viável ?. existe carência neste mercado na Espanha?
        Caso esta ideia não seja viável, qual outras opções/ oportunidade teria na Espanha? , malaga seria uma boa opção? preciso de orientação pois não conheço a Espanha,
        Sou neta de espanhol mas não tenho o visto/cidadania espanhola.

  6. Olá Lucy, fiquei muito interessada na sua experiência de vida na Espanha, pois estou amadurecendo essa ideia de sair do Brasil e viver em outro país. Teclo com um rapaz de Barcelona e estou muito empolgada à viver lá. Atualmente moro no interior da Bahia na região da Chapada Diamantina e sou assistente social. Sempre vou à Salvador visitar a família e amigos, porém, sinto que falta algo em minha vida, estou precisando de uma mudança radical. Gostaria que você me falasse um pouco mais sobre os trabalhos oferecidos para os imigrantes que querem trabalhar na Espanha e outros detalhes mais. Obrigada pela atenção concedida. Fica com Deus.

    • Olá Jamille. Vou te dar minha opinião personalíssima. Veja bem, um imigrante é como qualquer outra pessoa do país. Você estudou? Está capacitada? Tem um bom currículo? Pois então procure trabalho na sua área. Conhecimento e experiência não têm nacionalidade! Veja se sua área exige a validação do diploma para você trabalhar na sua área aqui. Se você está disposta a vir apesar da crise, boa sorte para você!!!

  7. Olá Lucy. Ótimo post! Apesar de parecer fácil, é muito difícil acharmos dicas úteis e de qualidade. Faço Publicidade e Propaganda e penso seriamente em me formar e mudar para a Espanha, pela qualidade de vida acima de tudo. Tenho muito medo em relação à emprego, mas assim como você disse, conhecimento e experiência não têm nacionalidade, né? Gostaria de saber mais sobre as melhores cidades para morar. Penso em Granada, mas infelizmente não conheço ninguém que more no país. Enfim, parabéns pelo seu post. Continue com eles. Já favoritei e voltarei aqui sempre!

  8. oi tudo bem o que voce poderia me falar de sevilla ….gostaria de ficar 2 meses la estudando espanhol o que acha ,,,vc me daria alguma dica sem ser madri ou espanha…???…obrigado

    • Olá Iggor,
      Eu não conheço Sevilla, mas sei te dizer que o espanhol que eles falam na Andaluzia é beeeem diferente do resto, principalmente porque eles comem a letra “s” final. Sugiro que vc entre no blog da Glenda, coisaparecida.com. Ela mora em Sevilha e dá muitas dicas. Boa sorte!

  9. Ela mora a algum tempo na espanha e nao sabe de nada da espanha, posta fotos e dizer que 20% das pessoas estao sem emprego até papagaio diz, ah para manter atualizada agora sao 20,03% de pessoas sem trabalho, isso eu peguei em site de noticias pq “nao moro na espanha”
    E outra coisa, sempre ela empre s esquivando das perguntas, como se as pessoas fossem pedir algo ou informacoes a ela oq aconteceu e ela disse – nao sei, nao sei- nao sei! ah, eu hem!!!

    • Pois é, Luciano, eu prefiro não me meter a falar sobre coisas que não sei. Poderia ir respondendo tudo como se soubesse, mas não sei. Isso não é bem visto hoje em dia, né. A questão é que a gente conhece o mundo desde a nossa própria perspectiva, que sempre é muito limitada porque o mundo é grande e os estilos de vida são variados. Eu posso opinar sobre coisas, mas dar informação, aí já não posso (pelo menos não além do que eu conheço), nem estou aqui para isso. Mas obrigada pelo comentário.

      • Como sempre asnos, turpes e inconvenientes se pronunciam com suas meras faltas de conhecimentos, os chamados ininteligentes, mais oque é a vida sem uma tranqueira desta… 🙂
        Lucy, belo post, ainda não me decidir onde irei morar se será em Londres ou na Espanha, estou avaliando… e seu post é muito informativo… 😉

      • Lucy, parabéns e obrigado pelas informações sobre a Espanha! É muito bom e útil ter a visão de uma brasileira que mora e vive em outro país. Sucesso e feliz 2013!! Robson.

  10. Lucy, eu e esposa estamos aposentados e ainda trabalhando porém até o final deste ano. Temos vontade de mudar pelo menos por um certo tempo para outro pais, como forma de ter mais segurança e aproveitar para conhecer mais a fundo outra cultura. Para aqueles que não irão depender do mercado de trabalho, como é a vida e custo de vida na Espanha? Eles recebem bem um sulamericano?

    • Olá Ivan. Eu fui muito bem recebida por aqui e acredito que qualquer pessoa legal e de boa educação é bem recebida em qualquer lugar. Isso não é um problema. Quanto ao custo de vida, acontece a mesma coisa que no Brasil, depende de onde você vai morar. Se for em uma cidade grande (Madrid, Barcelona ou Valência até), o custo é bem alto mesmo. Onde eu moro (Múrcia), por exemplo, não é… mas é similar ao custo de vida em São Paulo (que é alto para o resto do Brasil). Enfim, como sempre digo, tudo depende do estilo de vida de cada um, do que você precisa para viver. A melhor surpresa que tive aqui foi ver que minha vida não ia ser mais cara que em SP, mesmo em euros, só que se você mora em alguma cidade pequena no Brasil, sim, aqui é bem mais caro. Boa sorte pra vocês!

      • Lucy:
        Moro em São José dos Campos, muito próximo de São Paulo e com custo de vida equivalente. Você acredita que com cerca de 5.000 euros mensais possa levar uma vida tranquila, por exemplo, na cidade em que mora? Pergunto incluindo todos os gastos de moradia e alimentação. A`proposito, a região que você mora foi assolada por terremoto, diga como estão as coisas por ai. Muito obrigado pela atenção.

        • Ivan, com 5000 euros na Espanha você vive muito bem em qualquer lugar, só que em cidades como Madrid e Barcelona, não dá para se permitir luxos. Mesmo em São Paulo, uma pessoa que ganha R$10.000 vive muito bem mesmo, mas se começar a esbanjar demais, pagar escola para filho, plano de saúde que inclua o Einstein, viajar todo final de semana, blablabla, também é pouco dinheiro. Lembre-se que a Espanha é um dos países afetados (ou infectados?) pelo “mileurismo”. 5000 euros aqui é acima da média.

  11. Lucy, achei seu blog muito bacana , primeiramente parabens!!
    Seguinte, estou indo morar em Madri, vou acompanhar o meu namorado, sou fisioterapeuta, e gostaria de algumas dicas, onde estudar, como é na area da saude?? Existem cursos diferentes para essa area?
    Ou existe um curso que ai e super bom? Diferente?? Pois estou aten pensando em mudar de area!!!
    Obrigada

  12. Oi Lucy, minha namorada esta indo para a Madri ano que vem e estou pretendendo ir junto. Gostaria de dicas de cursos de espanhol e de como é a vida em Madri, onde morar, qual o custo de vida, etc etc…
    Agradeço desde já pela atenção. Benhur

  13. Olá, Lucy! Achei muito gracinha tua maneira de descrever as coisas por aí. rs Tenho parte da minha família em Madrid, todos legais, e desde q perdi meu pai penso em ir p/ Madrid junto a eles. Hj eu e meu noivo voltamos a pensar na possibilidade de irmos para Espanha. Meu noivo é açogueiro, há uns bons anos, e trabalho com web design. Estou aguardando a finalização da cidadania de minha mãe para dar entrada nos meus papeis, não sei ainda se dará certo… Mas quero muito ir, sinto muita falta deles e fico muito só aqui. Vc sabe me dizer se nessas áreas conseguimos trabalho, ou se está muito dificil?

  14. oi Lucy, q bom te achar aqui.
    To desesperada, moro em Goiania e meu marido vai ser transferido para Bahia Blanca na Argentina, vamos mudar eu, ele e minha filha de 2 anos. Estou preocupada com a questao da adaptacao da minha filha e questoes sobre idioma na escolinha, pois esta aprendendo o portugues e ja tera q aprender espanhol. conhece esta cidade?
    Se puder me ajudar com dicas
    obrigada

  15. Olá.. qual seria o melhor país da América Latina para aprender espanhol, em um curso intesivo, antes de me mudar para espanha?

    obrigado desde já.

    att
    Rodrigo

  16. ola, lucy, sou professora de lingua portuguesa, e estou querendo morar um tempo na Espanha, trabalhar fazer uns cursos de espanhol, pois na minha area de linguagem, trabalho tbem com a lingua espanhola, mas estou sem noção nenhuma nem sei por onde começar, se vc puder ir me ajudando com dicas de lugares bons, e com valores acessiveis, eu agradeceria muito. Desde já muito obrigada
    Rose
    mt

    • Olá Rose.. Aqui esta ‘russo’ – Como dizemos no Brasil rs.. Eu tbm sou professora de língua portuguesa, os cursos estão caros e a vida tbm, tudo por causa da crise!!! bjx =]

    • Olà Mona estou morando en Madrid mas tbm estou sempre em Ourense…que tal a gente tomar um cafè quando tiver aì…seria bom encontrar Brasileiros por aqui.Bejos

        • Olá Aline, sou Elen e moro em Portugal, mas gostaria muito de corresponder-me com você, pois de vez em quando vou ai em ourense. Se quiseres me add o meu e-mail é esse ai. E de já te desejo muita sorte! Bjinhos

        • Mona, Nata e Alyne!
          Eu moro no Brasil más meus avós moram em Verin e estou muito afim de ir morar por ai, más tenho medo da questão de emprego. Aqui no Brasil trabalho na area de comercio exterior e sei que vai ser dificil eu arrumar alguma coisa nessa area quando for, será que vocês não conseguem me ajudar a pelo menos eu arrumar alguma coisa para eu não ir de mãos vazias?? Qualquer coisa serve.
          qualquer coisa podem me mandem um e-mail: max_francelli@hotmail.com
          Obrigado.

        • Mona, Alyne, Nata

          Vocês conseguem me ajudar? Quero muito ir para a Espanha e acredito que conhecendo Brasileiros fica mais facil.
          Continuo aguardando uma resposta de vocês.

          Obrigado.

    • Boa trade.
      Gostaria muito de morar na Espanha. Eu e meu filho de 15 anos temos dupla cidadania e ele pode faze faculdade na Espanha. Vocês podem me informar qual serial a media de gas to mensal para duas pessoas ns Espanha. Vou me aposentar em do is anos. Sera que com 47 anos arrumo album trabalho para complementar minha renda? Sou formada em direito, mas nao exerço a profissao.
      Grata.

      • Ola Sol você conseguiu ir para a Espanha ? Hoje estou na mesma situação com filhas adolescentes e pretendo ir morar na Espanha pode me dar alguma dica ? Obrigada.
        soniablanc@gmail .com

  17. Adorei saber um pouco mais sobre a vida Espanhola, moro na Noruega a 7 anos, e estou me mudando para Elche-Elx. e estou muito interesando em explorar esse novo mundo! obrigado

  18. Oi Lucy,meu nome é Marcos,tenho 54 anos,sou servidor federal aposentado e tenho um sobrinho que mora em penido del mar ha 5 anos,eu estou querendo morar perto dele pelo o que ele fala sobre este pais.Será difícel eu conseguir autorização para residir na espanha,já que eu não vou depender de trabalho pra sobreviver aí na espanha?

    Como devo proceder para pegar esta autorização para fixar residencia na espanha?

    Eu pagarei imposto sobre meus proventos pago pela união(já que eu sou servidor publico federal)?

    Poderei conduzir automóvel e compra-lo tambem aí na espanha?

    Obrigado pela atenção

    • Oi, Marcos
      Você conseguiu ir morar na Espanha? Tenho as mesmas dúvidas que você tinha. Vou me aposentar como servidora pública Estadual no final do ano e quero morar na Espanha. Como ficam os impostos? Se você ou alguém souber me responder, desde já agradeço . Solange (email: jugusol@terra.com br)

  19. Oi Lucy,

    Faz bastante tempo que você fez esse post, mas espero que possa me responder.
    Vou para Murcia em Janeiro para estudar 6 meses na Universidad de Murcia. Queria saber como é a cidade, o que tem de legal para fazer e esse tipo de coisa.
    Beijos

  20. Oi Lucy tudo bem com você? Olha, meus pais e eu nós estamos querendo morar na Espanha. Você pode me dizer o que precisar, quais documentos, para começar com o procedimento de imigração. Como é a adaptação? Okay. Tchau.
    E você pode me falar se os argentinos gostam dos brasileiros.
    Obrigado. Beijos.

    Vagner.

  21. eu tenho 14 anos e minha mae fala que ai é um lugar muito ruim de se morrar mais eu falei pra ela que eu ira sair do brasil com 18 anos e so iria voltar quando eu cansar do pais ela falou que a vida ai é muito difisio mais quanto mais difisio mais eu vou ter que me esforças pra que eu possa ser feliz onde eu sonho

  22. Oi Lucy,
    eu sou Drika e gostei muinto do seu blog falando da espanha.
    olha, eu conheci um espanhol e ele está vindo no meio do ano para o Brasil e que que eu vá morar com ele, ele mora em Vigo. Sabe Lucy, tenho uma filha de 12 anos, então me preoculpo com a adaptação dela na escola. Gostaria de saber de vc se a Cidade de vigo é boa para viver, se as escolas são boas e como fuciona o ano letivo, e no caso de eu ir, como posso ter visto de permanência?
    desde já agradeço!!!
    beijo!
    Drika

    • Meu bem eu moro na espanha ha 10 anos, olha so as escolas sao maravilhosas vigo e uma cidade muito boa e tranquila, sua filha nao vai ter nenhum problema pelo contrario e pra vc ter visto permanente so casando com ele ou tendo um contrato de trabalho mas pra isso precisa voltar pro brasil pra fazer os tramistes.

  23. Oi lucy meu nome é matheus, e eu quero ir morar com minha irmã por ai, eu tenho medo de não me darem um visto, eu tenho 16 anos e vou pra estudar, tem alguma coisa q eu possa fazer pra facilitar minha entrada no país de forma legal ? me explica pq eu to meio confuso .. k’ Obrigado!

  24. meu nome e flaviane quero mora na espanha cal lugar e melhor para mora pq quero trabalha ai na vaga de enfermagem e se eu for com o fisto de estudante eu posso trabalha nesta area obrigado des de ja…

  25. Lucy adorei seu post, olha meu sonho é ir para a Espanha, não sonho em morar, sonho em conhecer, mas se eu gostar creio que vou querer morar.. hehehe!
    Beijos!

  26. Olá Lucy Leite,

    Tenho vontade de cursar meu doutorado na Espanha, na Universidad Politécnica de Madrid, UPM, gostaria de saber se com 3000 euros/mês de bolsa de estudos, daria para 2 pessoas viver bem, sem passar por necessidades, pagando aluguel e tudo mais.

    • Minha querida 3000 euros ou reais, faz uma diferença muito grande se e euros vc vai ter uma renda maior que 70% da população vc vai ganhar mais que um policial que um medico, se vive como rey na espanha com esse dinheiro a maioria das pessoas vivem com 1500 2000 euros por mes e vivem muito bem, as coisas sao muito baratas po unico que e mais caro um pouco e o aluguel mas agora com a crise vc encontra apartamentos em madrid por 500 euros, coida e baratisssssssima, ha mais tem uma vantagem nos aps la ja vem mobilhados, roupa e muito barata e roupa de grife moro na espanha ha 10 anos minha esposa e espanhola meus filhos tb voltei pro brasil faz 2 anos e nao consigo me adaptar estou voltando pra espanha ainda esse mes, e nao penso em volta pro brasil pra morar nunca mais como se vive na espanha nao se vive em nenhum outro lugar…..

      • Bom dia!Desculpe te incomodar!Sabe me dizer como foi pra casar por aí?Sou casada com um espanhol no Brasil e vamos ir morar em La Rioja em Dezembro.Obrigada!!!Adorei o negócio da mulher espanhola!Elas são realmente naturalmente elegantes!

        • Sabes de algum casal Brasileira-espanhola que se mudou para aí? Eu queria saber mais sobre tudo que vou passar, sou casada com ele aqui no Brasil, mas chegando aí terei de legalizar tudo.
          Muito obrigada!Adoro teu site!

      • Olá João!
        Meu marido e eu estamos pensando seriamente em irmos para Espanha agora no mês de Junho/15, eu já sou aposentada aqui no Brasil, meu marido tem a dupla cidadania espanhola, pretendemos trabalhar lá para que ele se aposente por lá, lendo sua postagem fiquei mais confiante, apesar das pessoas que conheço aqui estarem nos tirando o desejo de querer tem uma vida melhor com mais segurança etc…tal…
        Será que é possível você nos dar mais informações de como viver por lá sem problemas como passar necessidades???
        Será que corremos riscos de não conseguirmos nos adaptarmos de uma vez que já passamos a casa dos 60 anos? rsr…pq aqui no Brasil somos considerados velhos…rsr…apesar de nos sentirmos ainda muito capaz de por as mãos na massa se for preciso….
        Gostaria muito de poder trocar informações com pessoas como você para nos orientarmos de como proceder em um país diferente do nosso de uma vez que não teremos nenhum conhecido por lá.
        Desde já o nosso muito obrigado, no aguardo de seu retorno o mais breve possível!
        Abraço!!!
        Cleusa

        • Cleusa , eu tenho 54 anos, sou psicóloga tenho interesse de morar na Espanha , sou aposentada ,Gostarai de abrir algum negocio para complemento de renda , comprar uma casa grande com a opção de hospedar basileiro turistas,
          seria viável ?. existe carência neste mercado na Espanha?
          Caso esta ideia não seja viável, qual outras opções/ oportunidade teria na Espanha? , malaga seria uma boa opção? preciso de orientação pois não conheço a Espanha,
          Sou neta de espanhol mas não tenho o visto/cidadania espanhola.

          • Olá Malu!
            Creio que minha postagem lhe confundiu..rsr…eu moro em SP/Brasil, pretendo morar na Espanha, ainda estamos em duvida entre Madrid e Malaga,ambas conheci agora com minha ida pra lá em Julho/15…amei!!! Voltei agora com coração partido …rsr…
            Bem, vc quer saber minha opinião sobre vc montar uma hospedagem para brasileiros em Malaga, acho que daria certo, porem vc pode tb optar por montar uma peluqueria q tb daria certo, que foi sugestão da mulher com quem conversei na seguridade sobre como contribuir para me aposentar la, apesar de ser aposentada aqui no Brasil, e ela deu essa sugestão, caso eu não consiga arrumar trabalho por lá. Mas antes de qualquer coisa, eu aconselho vc tirar sua dupla cidadania já que vc é neta de espanhol, dai tudo fica mais fácil, se vc quiser posso até indicar a pessoa que fez para nós.
            Bem, se quiser trocar ideias é só enviar um e-mail -cleusapcosta@ig.com.br, será um prazer trocar experiências sobre a nossa ida para o primeiro mundo…rsr…
            Abraços
            Cleusa

  27. Olá Lucy, gostei muito do texto, há alguns meses venho me organizando para mudar de país, eu havia pensado em Portugal mas ouvi muito sobre crise e que no meu ramo (cake design e confeitaria) seria difícil concorrer com os doces portugueses, também ouvi falar bem do custo de vida na Espanha, meu avô era espanhol, nunca se naturalizou brasileiro, penso em tentar a nacionalidade espanhola, você sabe onde na Internet consigo mais informações? E sobre o custo de vida aí? Quero abrir uma loja de doces e ter o cake design como complemento, o que você acha? Não tenho preferência dr cidade, acho q até optaria por uma cidade pequena…

    • Ola Patricia,
      Li o texto da Lucy, e de fato me identifiquei com varias coisas que ela disse, pois passei uma temporadinha em Madrid ha anos atras. No momento, estou decidindo para onde vou tambem, em agosto de 2104, inclusive que negocio abrir. Portanto, vamos manter contato?

  28. Eu estava a pensar deixar o meu país Portugal. As coisas aqui estão muito más. E também queria sair de casa dos meus pais.
    Estava a pensar em morar em Espanha e já me falaram boas coisas do país. Já visitei algumas partes de Espanha e gostava de morar numa cidade que não fosse muito cara e onde eu pudesse trabalhar.
    Obrigada por contar a sua experiência.

  29. Estou pensando passar ums meses na Espanha ano que vem a minha mulher tem passaporte espanhol estou providenciando a minha quero saber uma cidade boa que eu possa morar meu filho estava pensando em Zaragoza o que acha fica entre Madrid e Barcelona . Esta vendo os alugueis são baratos . Você me indicaria outra cidade . Eu agradeceria muito . Moro no Rio de Janeiro . Obrigado .

  30. Oii, estou pensando seriamente em ir embora do Brasil, mas nunca sair nem de Minas, tem um pouco de medo, mas queria saber de alguem que mora ai na Espanha, é muito dificil de encontra emprego ai pra Brasileiro?

    • Eu tbm penso em sai do brasil pra ir la trabalhar mais o medo de ir sozinho é maior . e como nao tenho amigos la. Queria achar algurm que tivesse esse pensamentos de ir pra la morar e tals seria mais facil pra aluga uma casa e comeca do zero

      • oi sou de goiania eu e uma amiga tambem estamos programando ir embora de pais , aqui as coisa não ta fácil pra ninguém . já pesquisei muitos lugares mas o que mas falam e de malaga . caso queira conversa sobre isso meu zap 62 82764750 pois corage nois tem so tamos juntando dinheiro pos as passagem e muito cara.

      • eu acabei de chegar em espanha madrid,faz 1 mes hoje,aqui em madrid nao tem muito trabalho, principalmente pras pessoas que vao sair do Pais e ficar inlegal aqui!

  31. Lucy
    Gostei da forma de suas colocações. Moro no sul da Bahia e pretendo passar uns dias na Espanha, a partir de Palma, onde visito uma amiga. Gostaria de partilhar suas informações e sugestões. O mais interessante numa viagem seria ver as diferenças
    Saudações, axé.

  32. Olá Lucy, você ainda está em Múrcia? Meu marido tem uma oportunidade de fazer um Doutorado Sanduiche em Múrcia, mas estamos preocupados com os estudos de minha filha de 7 anos. Você sabe se existe alguma escola adequada, alguma em especial que recebe brasileiros. A programação é passar 1 ano. Obrigada
    Abraços brasileiros

  33. Olá Lucy.

    Há um ano atras retornei ao Brasil após 2 anos vivendo em Málaga na Espanha,onde fiz um mestrado em Educação.Amei a experiencia, tanto é que já estou realizando doutorado na mesma universidade e logo pretendo voltar a Málaga e ficar por lá mesmo.Quero dizer a Suzana que pergunta sobre escola para o filho de 7 anos, que não se preocupe. As escolas são ótimas,mesmo as públicas, estão muito além das nossas no Brasil em termo de conteúdo e desenvolvimento de aprendizagem das crianças.Minha filha também de 7 anos na época em 2011 quando estivemos na Espanha, estudou numa escola pública. A princípio eu e meu marido ficamos preocupados porque nossa filha não sabia nada de espanhol,mas criançaé comoesponja absorve as coisas rapidamente. Em questão de 3 meses a menina aprendeu a lingua e ficou muito bem na escola.A equipe pedagógica da escola tem muita atenção com crianças imigrantes e dão todo suporte para que o aluno não seja prejudicado. Gosto muito da Espanha.Logo logo eu e minha família voltaremosporque queremos oferecer uma vida melhor a nossa filha no ambito de segurança, educação, qualidade de vida. Isso nós vivemos enqunato estivemos morando em Málaga, ainda em crise, vivem muito melhor que nós brasileiros. Aqui no Brasil sou professora, porém vivemos com medo de tudo, e pagandoimpostos abusivos e sem retorno. Infelizmente estou desistindo do nosso país.Quero que minha filha cresçano ambiente seguro e que ofereçamelhores oportunidades e vida com dignidade a ela.

  34. Oi Lucy, parabéns e obrigado pelas informações sobre a Espanha. Ano que vem minha mulher e eu pretendemos ir para a Europa, com uma proposta de ficar pelo menos uns 3 anos, se não definitivamente. Temos passaporte europeu e sou arquiteto, uma profissão cujo diploma pode ser facilmente revalidado em Portugal e com muita dificuldade na Espanha. Sou também escritor e falo inglês espanhol e italiano. Minha esposa é secretária trilingue (alemão, espanhol, português), fala um pouco de ingles) e é também esteticista. No entanto, não temos a ilusão de obter emprego, uma vez que somos aposentados no Brasil e beiramos os 60. Nossa intenção seria viver com cerca de 1500 euros/mês, em Málaga. Pelo menos inicialmente, enquanto não nos acertamos profissionalmente. Minha filha é casada com um catalão e vive em Barcelona, mas verificamos que o custo de vida em Barcelona é mais alto. Uma outra informação: o Brasil, absurdamente, taxa nossas aposentadorias em 25% em Portugal, onde, em contrapartida temos direito à saúde pública em virtude de um acordo bilateral, e na Espanha não ocorre a taxação, porém a partir do ano passado exige-se um plano de saúde privado.Assim, estamos na dúvida cruel entre Lisboa e Málaga, com custos de vida semelhantes e as vantagens e desvantagens que mencionei e iremos ai por Maio de 2015 ver isso in loco. É muito difícil encontrar dicas na net para alguém em nossa condição, e por isso apreciaríamos muitíssimo que você, ou talvez algum leitor, pudesse nos ajudar, especialmente quanto a dizer se conseguiríamos nos manter com essa quantia,por uns tempos, tendo em vista que não frequentamos bares e baladas, academias e nem estudos. E comparando as duas opções de cidade, talvez sugerindo outra. Feliz ano novo! e obrigado!

    • Olá Cyro Lobo! Fiquei feliz em ler seu depoimento e ver que está pensando em se mudar para Málaga. Vivi lá no ano passado durante 13 meses num intercambio na Universidade de Málaga. Com 1500 euros você conseguirá viver muito bem com sua esposa. O aluguel de um apartamento mais em conta para 2 pessoas varia de 400 a 600 euros (depende da zona). Málaga é uma cidade incrível, tranquila, aconchegante, limpa, cultural e onde todos os serviços públicos funcionam muito bem. Em relação a alimentação, eu gastava todos os meses entre 100 – 120 euros com supermercado. Sem dúvidas não irá se arrepender em ir pra esta cidade. Penso em voltar todos os dias, além de tudo, Málaga está situada numa das comunidades mais encantadoras da Espanha, a Andalucía e onde toda a Europa sonha em passar o verão. Abrazos y suerte con todo!

    • Olá Cyro, me identifiquei muito com sua história, sou comerciante e Arquiteto, e tenho muita vontade de ir viver na Espanha, eu minha mulher e minhas filhas estivemos lá em maio de 2014, elas ficaram encantadas, tenho cidadania Espanhola e já estou providenciando a da minhas filhas, tenho 51 anos de idade e talvez me aposente com 54 anos, ai sim pretendo me mudar pra lá, ainda não defini a cidade, pois minha família vive em Galícia e bembibre, más nós gostaríamos mesmo de viver em málaga, pois nos parece uma cidade muito bonita e com o clima mais parecido com o nosso, por isso peço a você que quando esteja morando lá me mande noticias contando como é realmente viver naquela cidade, para que nós possamos tomar uma decisão quanto a cidade para onde ir, espero que você e sua esposa se habituem bem na Espanha e que sejam muito felizes nessa nova vida, e em um futuro não muito longo iremos nós. Abraços

  35. Bom Dia em Setembro estou indo com a esposa para Madrid gostaria de saber um bom bairro para se morar perto do centro . Alguém tem um apartamento de quarto e sala ou dois quarto para alugar , ajudem me por favor eu ia agradecer . Obrigado .

    • Boa tarde Antônio, tenho um cunhado que está vivendo em Madrid. Caso tenha interesse, posso ver se ele não te dá uns conselhos e tal!!!

  36. Olá Lucy,
    Tenho uma dúvida será que você pode me ajudar? Tenho nacionalidade e passaporte espanhol e estou pensando em me mudar para a Espanha.
    Morei 1 ano na Inglaterra e lá os medicamentos para crianças é gratuito, comida e roupas de crianças não tem nenhum imposto, e o governo ainda te ajuda com um valor mensalmente para suprir as necessidades da criança, em outras palavras, ter um filho na Inglaterra basicamente não te dá “custo”. Gostaria de saber se aí na Espanha existe algum tipo de benefício assim.

  37. Boa tarde, parabéns pelo Blog, muito bom

    Ano que vem pretendo mudar para a Espanha (penso em Málaga pois vi que tem uma ótima infraestrutura) com a minha família esposa e 2 filhos ( 10 e 1 ano) gostaria de saber se você sabe como funciona os estudos, escola e creche pública para eles, obs: temos a cidadania espanhola.

  38. Olá Parabéns por ter este tempo de poder tirar nossas dúvidas .Bom tenho duas filhos sou casada com Espanhol mas moro aqui no Brasil e estou me separando
    E penso em ir morar na Espanha tenho um dinheiro guardado e gostaria de saber como é a moradia se o custo e muito alto e dobre escola para minhas filhas que tem 9 e 7 anos desde já agradeço.

    • eu estou aqui faz 1 mes eo custo de vida nao e tao caro , minha irma e brasileira esta aqui faz 5 meses e esta estudando, o colegio dela sai como 45 euros mesual “particular” o apartamento onde moro e 450 euros por mes com 2 quartos, os alimentos aqui nao sao caros , comemos bem e gastamos pouco, roupa tambem! Mas antes de vi morar pra espanha com sua familia voce tem que Planejar tudo isso pra nao passar dificuldades , principalmente com procura de emprego!

      • Oi Boa tarde estou querendo ir com minha família pra Madri Espanha esse ano.Gostaria de saber sobre emprego, sabe dizer se é difícil conseguir quando a gente chega lá?

      • Olá. eu e meu marido estamos pensando em ir para espanha no ano que vem. Temos um filho de 9 anos e temos mede dele não se adaptar. Meu marido tem dupla cidadania e estou tirando a do meu filho. Gostaria de saber como é o custo de vida em Madri ou Barcelona, ou se indicam alguma outra cidade. Meu marido esta desempregado a um ano e finaliza a faculdade de engenharia mecatronica agora no final do ano e eu trabalho na área administrativa, vocês podem indicar algum lugar para trabalhar? O que é mais facil. Gostaria de obter mais informações. se alguém estiver na espanha me avise. Obrigada

  39. Ola,

    Gostava muito a vossa ajuda para encontrar um centro de Actividades
    de Tempos livres para criancas em Barcelona ou professora para o ensino especial, expressao portuguesa.

    Por favor responda-me por email.

    Obrigada.

  40. Lucy como todos aqui eu também tenho o sonho de morar por um tempo na Espanha. Gostaria de saber se um casal aposentado, com cidadania consegue ter uma vida confortável com 42 mil Euros por ano? Vc poderia nos responder?

  41. Olá Lucy…
    li sua matéria e me interessei muito.
    sinceramente estou pensando em passar minha aposentadoria aí na Espanha e gostaria de algumas informações.
    primeiramente estou pensando em morar em Málaga, devido ser a 6ª maior cidade da Espanha, então penso que seria muito bom. tenho 02 filhas, uma com 07 e outra com 09 anos, então vai a primeira pergunta: as escolas públicas são boas para elas cursarem o primário e o colegial aí na Espanha, ou tenho que pagar uma escola particular?
    em relação ao custo de vida, irei aposentar com o equivalente a 2300 euros por mês: Esse valor dá para se viver bem aí, uma família de 02 adultos e 02 crianças?
    qual bairro em Málaga vc recomendaria para eu morar, pois estou procurando na internet, em sites de renta vivenda, pisos para alugar, e ví preços que variam de 400 a 800 euros. como não conheço nada, gostaria de algumas dicas.
    fico no aguardo.

  42. ola meu nome simone de goiania ,e como tantos tambem estou amadurecendo a ideia de morar fora,a preucupaçao mesmo é trabalho.nao tenho nenhum problema com adaptaçao,portanto penso que nao vai ser tao dificil,gostaria de conhecer brasileiros que moram na espanha

  43. Boa Tarde,
    O meu nome é José Ramos. Sou um cidadão Português a viver no Brasil. Sou casado com uma cidadã Brasileira com a qual tenho duas filhas com dupla cidadania, Portuguesa e Brasileira, uma com 12 anos a estudar no 7º Ano e a outra com 10 anos a estudar no 4º Ano, as duas a estudarem numa Escola Publica aqui no Brasil.
    No inicio do próximo ano, Janeiro ou Fevereiro, nós iremos viver e trabalhar para Gran Canária. Iremos viver em El Tablero de Maspalomas e trabalharemos em Playa del Inglês. Quero colocar as minhas filhas a estudar num Colégio em Maspalomas e preciso saber que documentos serão necessários e se precisam ser carimbados e reconhecidos em algum Cartório ou Consulado.
    Agradecia uma resposta rápida da sua parte, porque o tempo passa rápido e eu preciso de ter tudo pronto até ao final deste ano. pode me escrever para jose.ramos.portugal@gmail.com
    Obrigado pela sua atenção.

  44. hola buenos dias!
    Adorei! vou seguir seu blogue com certeza 😉
    Me chamo Juliana e atualmente moramos no sul da França (en provence) (eu, meu marido e meus dois pimpolhos) a vida francesa é otima (ja estou aqui ha 8 anos) porém, nos falta aquele calorzinho humano e talvez um jeito mais simples de viver….
    Nesse mes de Agosto estivemos ai em Cieza e claro, também visitamos Murcia. Confesso que adoramos!
    Como meu marido é francês nao tem problemas para residir na Espanha…. e por isso vamos tentar uma aventura familiar de jogar tudo pro alto e tentar a Espanha! porém, uma questao me perturba… como é o ritmo escolar espanhol? tenho um guri de 4 anos que ainda nao fala…. tem um atraso de desenvolvimento e é seguido por um psicologo e um fono…. na escola ele vai normal, porém aki a escola é das 8h as 16h. Acreditas que eu terei um bom suporte educativo na regiao? merci!

  45. Olaaaa eu moro em Valência e digo por experiência própria valeu a pena cada coisa q estou passando e passei pra chegar aqui ….sim os espanhóis não são abrasileirados é os brasileiros q conheci aqui são estranhos ou ficaram não sei pq ….problema q enfrentei é Q se vc é bonita e brasileira é prostituta …..Sou artista plástica .vegetariana e em breve morarei em um sítio com Horta orgânica ….ou seja trabalho com a terra…no Brasil fui empresária bem sucedida no ramo de produtos ortopédicos valeu a pena jogar tudo pro Alto…quem quiser saber dos meus passos pode me mandar um e-mail q conto mais ….só falo uma coisa não tente ficar ilegal kkkkk janakodo@Gmail.com …….abraços e boa sorte

  46. Oi Lucy! Ainda esta em Murcia? Fomos eu e minha familia esse mes de ferias e estamos com vontade de mudarmos… Meu marido e minhas filhas tem cidadania, isso vai facilitar… Mas um medinho esta presente… Tenho uma filha de 13 e outra de 9, que tem vontade de ir…

  47. Hola lucy tengo un enamorado em Murcia e iremos interés en viver con ele estuve 50 días con ele e voltei para o Brasil, e quería voltar o quanto antes para viver con con ele vim pra Espanha em 2011 e depois en 2016 sempre voltei no tempo que tenho de turista por directo ágora quiero voltar do Brasil antes de 4 meses vou ter problema na inmigración para entrar na España por ter saido en un tempo Tao Curto?

  48. Lucy tudo bem queria sair do Brasil para ter novas experiências
    Só que não tenho estudo, mais tenho disponibilidade de enfrentar qualquer tipo de trabalho construção Civil etc…. como está essa área ai?

Deixe uma resposta