Página Inicial Destino Américas Visitando a Costa Leste do Canadá

Visitando a Costa Leste do Canadá

Na costa leste do Canadá há quatro províncias: Terranova, a Ilha Prince Edward, Nova Escócia e New Brunswick. Exceto essa última, de clara influencia francesa, as outras três foram as primeiras a receber colonizadores britânicos. O denominador comum a elas é o mar e o litoral, repleto de paisagens naturais, especialmente as magníficas praias da Ilha Prince Edward, a menos província do Canadá, localizada no Golfo de Saint Lawrence e acessível através do serviço de balsa que sai da Nova Scotia ou New Brunswick.

Charlottetown é a capital da ilha. É necessário visitar a Casa da Província e o Centro de ARtes da Confederação, onde todos os anos, celebra-se o Festival de Música e Teatro. Muitas outras regiões são interessantes por seu litoral e praias, como as do Parque Nacional de Ilha Prince Edward, no nordeste da ilha.

Terranova tem suas próprias tradições, música folclórica e uma comunidade bem particular que tem pouco em comum com o resto do Canadá. Essa ilha de formato triangular, localiza-se no nordeste do país, é pouco habitada e seus únicos recursos vêm da pesca, graças aos imensos bancos de peixes invejados por todas as potencias do mundo.

A principal atração de Terranova são os Parques Naturais, como o Parque Histórico de L?Anse aux Meadows, o primeiro lugar do mundo reconhecido com ?Patrimônio da Humanidade? pela UNESCO, e o Parque Nacional Gros Morne, na costa oeste com 2.000km quadrados de montanhas e fiordes. O Parque Nacional Newfoundland também pode ser visitado, e é um lugar ideal para velejar e pescar.

Ao leste do parque fica a península de Bonavista, o primeiro ponto da América do Norte avistado por John Cabot em 1497. A capital de Terranova é St. John?s, uma das cidades mais antigas da América do Norte. Vale a pena conhecer a basílica de St. John Baptist.

A península de Labrador, em frente a Ilha Newfoundland, é uma extensão de terra praticamente inabitada, em que os vilarejos de pescadores podem ser visitados através de balsas que saem de St. Barbe a Blanc Sablon, na fronteira de Quebec. A provincial de Nova Scotia tem Halifax como capital, no lado contrário a Yarmouth, a segunda maior população da região. As duas cidades são ligadas por meio de duas pontes suspensas.

Halifax é I centro cultural e econômico do leste do Canadá e tem o segundo maior porto natural do mundo, o que o torna um dos baluartes comercial e militar dos últimos séculos. Em sua cidade fortificada, fundada no século XIX, em forma de estrela, são as ruínas das antigas fortalezas que foram construídas para defender a cidade. A basílica de St. Mary pode também ser visitada e a igreja e St. Paul. A outra cidade, Yarmouth, tem suas raízes em uma comunidade de pescadores. Esse é um lugar onde muitas viagens turísticas começam no Canadá, pois é a aqui que chegas as balsas que vem dos Estados Unidos.

A provincial de Brunswick faz fronteira com o estado de Quebec e Maine (EUA) e é ligado e Nova Scotia através do istmo de Chignecto. É um território que causou muitas guerras entre franceses e ingleses, até que a coroa britânica tomou posse em 1763. Tem muitos lugares interessantes como Fredericton, uma comunidade que é o centro cultural e social da província, e St. John, a cidade mais antiga do Canadá, localizada da Baía de Fundy.

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta