Viagem à Cuba, 10 dicas inúteis
Você pode ler guias e mais guias, passar horas vendo vídeos na internet, fuçar nos fóruns especializados, conversar com amigos que já estiveram lá. Tudo isso e mais um pouco não traduzem nem um décimo da sensação de se estar no lugar. Conheço gente que se decepcionou ao ver a Monalisa ao vivo depois de anos de eterna devoção a Leonardo da Vinci. Como também sei de gente que derramou lágrimas ao ver Ipanema.
Não pelo recorte natural da paisagem, mas por conhecer uma praia bonita, limpa e aberta para todos. Sim, o gringo se encantou porque qualquer pessoa podia entrar e curtir o lugar. Nada de praias maravilhosas reservadas apenas para hóspedes de grandes hotéis. A verdade é que destinos aclamados podem ser uma verdadeira catástrofe e coisas banais podem ser incríveis para alguém. Um ambulante chato pode acabar com o seu dia em Bora-bora e um repentista pode animar o seu humor em Fortaleza. E as combinações não param por aí. O certo é que adoramos ver fotos do lugar que vamos visitar, discutir com amigos, imaginar como será quando estivermos lá. Um frenesi louco pré-viagem, mas que a gente logo esquece quando pisa no destino e começa a curtir de verdade.
Por isso, escolhi 10 coisas que me chamaram a atenção em Cuba. Talvez até sirva para alguma coisa na sua viagem. Mas a ideia é que você se divirta horrores lendo isso aqui antes do grande dia da sua viagem chegar. Com vocês, as 10 melhores dicas inúteis para sua viagem à Cuba.
1- Mais difícil que fazer a revolução é encontrar um mojito decente em Havana. Aquela história do Hemingway de “mi mojito en la bodeguita y mi daiquiri en la floridita” é para boi dormir. Os dois lugares são caça-turistas e os drinques vão de mal a pior. O mesmo pode ser dito de 90% dos outros bares cubanos. Acho que é uma inocência que ataca todo turista: achar que toda pizza na Itália é boa, que toda paella na Espanha é de lamber os beiços e que o melhor mojito do mundo é cubano. Não, filhinho, acorda.
2- Mandela chutou o apartheid da África do Sul e ele caiu bem em Cuba. Há a Cuba dos cubanos e a Cuba dos turistas. Para ganhar dinheiro com turistas em um país em que tudo é produzido visando o povo e não o lucro foi preciso fazer malabarismo. E eles criaram uma moeda só para turistas, mais ou menos equivalente ao dólar americano. Ok, assim já dá para meter a faca nos gringos. E a conta é simples: turista paga em dólar e cubano em peso cubano, que, convenhamos, foi feito para não valer nada. Mas, ao mesmo tempo, excluem os cubanos dos principais atrativos de Cuba. Nativo em bares, restaurantes, museus, boates e afins só se estiver trabalhando ou vivendo da caridade de algum estrangeiro. Triste.
3- Arquitetos que se prezem devem passar uns dias em Havana. Lá se pode aprender a restaurar um prédio, conservá-lo e construir outro que não agrida o plano urbanístico da cidade. Bem diferente dessa arquitetura do dinheiro que rasga o céu com edifícios de 60 andares. Será que precisamos mesmo desses monstrengos de vidro?
4- O bom de país socialista é ver programas de TV sem intervalos.
5- Você prefere sair do seu país ou viver com segurança, saúde e educação de qualidade? Não que o cubano possa fazer essa escolha, mas lá tem tudo isso e mais esporte de graça. Talvez nós é que sejamos os coitadinhos.
6- Tá, o socialismo é bem mais humano que o capitalismo, mas pegar um Peugeot 307 de táxi é bom para caramba.
7- Mais negócio que ir a Varadero é curtir a praia de Havana. O Havana Bus te leva lá por 3 CUCs (+ ou – 4 dólares americanos) e você curte tranquilão uma praia de areia branca e mar azulzinho transparente. A lagosta sai por 22 dólares e a travessa (não dá para chamar aquilo de prato) de camarões sai por 10 doletas.
8- Vamos combinar, salsa e merengue são coisas de velho. A molecada gosta mesmo é do reggaeton. Chino & Nacho fazem qualquer cubaninha de 13 anos esquecer o Justin Bieber.
9- Viver em um país fechado e com emprego garantido tira a ambição de qualquer pessoa. Acho que é um fenômeno parecido com o funcionalismo público aqui. O pessoal viu que já garantiu a vida e desacelera legal. Parece que a vida não tem altos e baixos.
10- Quem mora perto do mar sempre come bem.
15 comentários