Quem se decepciona com o Canadá?
Algumas pessoas não gostam do Canadá. Frase curta e simples. É um direito. A pessoa vai ao Canadá, acha a arquitetura feia, as cidades feias, o clima ruim, a comida ruim, as pessoas frias, o custo de vida elevado, o idioma desagradável e por aí vai.
Não é uma questão de argumentação, de mostrar números, de achar que essa pessoa é louca ou que é menos inteligente. É comum pessoas que chegam ao Canadá ou moram lá há algum tempo baterem no peito para falar que é uma sociedade onde as pessoas se respeitam e respeitam as opiniões dos outros. Façamos o mesmo em relação a todos os que não apreciam este grande país.
Acontece que se opinião devemos respeitar o que devemos fazer com ilusões? O convite hoje que vos faço é de refletir sobre quem adora o Canadá antes de pisar nas terras geladas e não se informa adequadamente (pelo menos podem corrigir isto ainda) e principalmente os que já foram sem se informar. Chamo estes de iludidos e são potenciais decepcionados. Por quê? Pessoal! Pais, amigos, irmãos, tios, colegas ou qualquer pessoa que conheça e converse com algum imigrante, já aconteceu de alguns dos imigrantes passarem a ideia de que tudo seria fácil?
Em algumas conversas ficou parecendo que os iludidos imaginam um tapete vermelho na chegada ao Canadá, recepção de rei e rainha, quase como da ilha da fantasia? Que no aeroporto um representante do governo pega os recém chegados e os leva para uma casa ou apartamento? Que no dia seguinte dez empresas vão disputar o maravilhoso profissional que acabou de chegar indo até a porta da sua casa e te propondo um emprego dos sonhos? Ok. Ok. Exagero, não é? Então esqueçam o tamanho dos exemplos e exclusivamente se atenham aos exemplos que vocês mesmos conhecem.
Agora indo mais além há quem não pense que vá ser tão fácil, mas ao mesmo tempo parece acreditar que mudando de país a dinâmica social e da vida mudam. O Canadá vai te oferecer incontáveis benefícios simplesmente por você ter vindo para cá. Segurança, boas estradas, carros por preços que parecem mentira, transporte público super eficiente, muitas opções de lazer, salários que sustentam minimamente uma casa para qualquer atividade que você exerça e muito mais. Por outro lado o que chamei de dinâmica social e da vida são iguais as de qualquer outro lugar e isso quer dizer que você ainda corre o risco de ter um chefe chato, um colega de trabalho intragável, ainda terá que levantar cedo para trabalhar (dependendo do seu horário) mesmo que esteja nevando e super frio, você ainda vai ter altos e baixos na relação com seu cônjuge, vai continuar tendo que pagar contas, fará bons amigos e terá o desprazer de encontrar pessoas que não valem nada, vai presenciar grosserias e gentilezas e enfim precisa estar ciente de todo o conjunto de coisas que fazem parte do ser humano em qualquer lugar que você vá. O orgulho, a humildade, a inveja, a solidariedade, a preguiça, a soberba, o amor, a indiferença, o ódio e todos os sentimentos estarão na sociedade Canadense e isso te dará uma rotina saboreando emoções que você já conhece e salvo você decidir se fechar em uma bolha ou morar em algum lugar deserto não adianta se iludir que chegando ao novo país essas coisas ficaram para trás.
No final das contas cada um de nós é o responsável por criar mais ou menos expectativas. Se alguém criar expectativas fantasiosas fatalmente entrará para o grupo dos que se decepcionarão. Os que já criaram e passaram pelo desgosto de ver a imagem de lugar ideal se estilhaçando em pedacinhos já estão nesse grupo. O bom disso tudo? Repensar sobre o que realmente dá para melhorar em nossas vidas com uma mudança tão drástica.
111 comentários