Qual o custo de vida no Canadá?
Tem custos para bolsos diversos. Desde moradia a forma de se alimentar, o custo de vida no Canadá tem variáveis importantes.
Alugar apenas um quarto, morar em apartamento, basemant (porão), alugar, comprar. Para ter uma ideia geral do país use ferramentas úteis como os sites Realtor.ca e Kijiji para ter uma ideia da quantidade de imóveis por região e preços. Lembre-se que o preço visto nas pesquisas, em maioria, não inclui água, luz e gás, neste caso, inclua um valor igual ou superior a CAD$ 200. A TV aberta canadense é bem limitada e a maioria das pessoas contratam TV a cabo, reserve cerca de CAD$ 50 para isso, nos primeiros meses.
A imigração canadense sugere o custo mensal de CAD$ 1,000.00 para uma pessoa viver no Canadá. Os relatos que os brasileiros espalham pela internet desmentem isso. Para se bancar no Canadá é preciso um pouco mais. Obviamente, cada caso é um caso e prioridades são individuais. Quem escolhe preparar a própria comida, economiza. Reservar CAD$ 200 mensais por pessoa para compras de alimento é um bom número para testar, de início.
O Seguro saúde, para residentes temporários, pode chegar a CAD$ 100 mensais. De CAD$ 40 a CAD$ 80 custa o plano de telefonia no Canadá.
E quanto é o salário mínimo no Canadá?
O salário mínimo canadense é visto por hora ou por ano e cada província e território tem seu teto salarial, normalmente ajustado anualmente e isso é válido também para as profissões regulamentadas.
Em Ontário, o salário mínimo é de CAD$ 11,25, em Britsh Columbia CAD$ 10,45, já em Alberta CAD$ 11,20 a hora. A surpreendente marca de CAD$ 12,50 fica para a província de Northwest Territories. A lista completa e mais informações sobre o mercado de trabalho canadense pode ser visto no site RCC. Quem recebe esse salário normalmente atua no ramo do varejo/atendimento e serviços operacionais. Outra tendência é o perfil acadêmico desses trabalhadores, a maioria com segundo grau incompleto. Algumas funções podem ganhar menos que um salário mínimo, mas tem em sua rotina ganhar adicionais, como gorjetas, por exemplo.
Nem todas as pessoas que pensam em imigrar para o Canadá já se adequam a algum dos programas oferecidos pelo país logo de cara. Se debruçar em pesquisas nesse quesito é fundamental para saber da elegibilidade nos processos provinciais e Express Entry.
Como o planejamento para imigrar até a saída de fato do Brasil leva alguns meses, ou até anos, focar em economizar dinheiro, estudar para o IELTS, ou TOEFEL, ou para o teste de francês – dependendo da província -, saber como funciona a validação de diploma da sua profissão, organizar os documentos e verificar o passaporte. São passos básicos para aumentar as chances de sucesso no seu processo de imigração.
São muitos os desafios para quem decide imigrar para o Canadá. Numa mudança de vida desse porte, avaliar os riscos e ter a consciência de recomeçar é a prioridade, assim como administrar a saudade de quem ficou no Brasil.
4 comentários