Página Inicial Destino Américas Possíveis cortes no processo de imigração.

Possíveis cortes no processo de imigração.

A pior parte para quem aplica ao processo imigração é a longa espera. Independente do país que se aplica, acompanhar o andamento do mesmo é uma grande agonia para grande parte dos candidatos a imigrantes. Cada país que é aberto e possui políticas imigratórias tem sua própria regra. Ninguém aplica para imigração do dia pra noite e juntar toda papelada requer muita disciplina, força de vontade e principalmente tempo.  Além dos documentos, há de se tirar nada-consta dos países que você morou, provar educação, cartas do banco, do emprego e referencias, além de outros documentos importantes como certidão de nascimento e casamento, diplomas e credenciais da área profissional. Tudo isso pode demorar meses, sem dizer no preenchimento do formulário que é enorme.

De uns anos pra cá o Canadá virou destino para inúmeras pessoas vindas de todas as partes do globo. O país do extremo norte recebe uma média de 400 mil novos imigrantes anualmente e os brasileiros fazem parte desta leva. O grande interesse das famílias é variado: economia estável, boa educação e oportunidades de trabalho são algumas. Há de se destacar que todos buscam uma alta qualidade de vida. Muitos chegam com as malas cheias de esperança por uma vida melhor.

Infelizmente as últimas notícias não são muito boas para aqueles que estão esperando aplicar para o processo de imigração do Canadá ou até para aqueles que estão na espera de uma resposta. Apesar de contar com um bom sistema de imigração, o governo Canadense divulgou recentemente que há mais de um milhão de aplicações para serem analisadas. Isto poderá significar uma grande diminuição no aceitamento de novos processos pelas embaixadas mundo afora ou mesmo uma longa espera para os que aplicaram. Para se ter uma idéia da complexidade do que o Ministro da Imigração, Jason Kenney, considerou como “grande problema”, o Canadá não aceitará novas aplicações na categoria de investimento até o próximo verão.

Entretanto, há de se destacar que os processos de profissionais com oferta de emprego são analisados e aprovados em meses, assim como os profissionais em alta demanda.

Quem mais sofreu com as mudanças feitas em 2008 foram pessoas da categoria “reunião familiar”, que agora podem ter que esperar até oito anos para receberem a resposta, seja aprovado ou rejeitado.

O grande desafio do Ministério da Imigração é tentar conter que a lista de espera aumente ainda mais. Don Davies, do partido democrata NDP (New Democratic Party), aponta que, se o governo federal não garantir a continuidade do aumento imigratório, há duas soluções: melhorar os recursos do governo em relação às aplicações ou limitar de vez o volume das mesmas.

Davies deixa claro que o governo não vai optar por melhorar seus próprios recursos e sim fechar a porta para milhares de famílias que estão na fila e a espera de embarcar para o Canadá. “Acho que o governo vai limitar de vez o número de aplicações…” fala Davies. E completa: “… pela primeira vez na história”.

COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Olá Marcio,
      As fontes foram diversas, desde meios de comunicação canadenses e vários blogs de brasileiros que aqui estão ou por vir. Fazendo uma rápida busca pela internet você vai achar bastante coisa relacionada.
      Um abraço.

  1. Olá Rodrigo,
    Dei entrada neste ano no processo de imigração na modalidade de residente permanente. Em agosto recebi o email do governo canadense dizendo que meu processo tinha sido aprovado e estava sendo encaminhado para o escritório de imigração. No momento, eu e minha família, estamos esperando a convocação para realização dos exames médicos. Neste caso, podemos ser prejudicados por estas medidas ou nosso processo seguirá normalmente?

  2. Olá Rodrigo,
    Dei entrada neste ano no processo de imigração na modalidade de residente permanente. Em agosto recebi o email do governo canadense dizendo que meu processo tinha sido aprovado e estava sendo encaminhado para o escritório de imigração. No momento, eu e minha família, estamos esperando a convocação para realização dos exames médicos. Neste caso, podemos ser prejudicados por estas medidas ou nosso processo seguirá normalmente?

    +1

  3. Olá, recebi uma proposta para trabalhar no Canadá por 6 meses. Sempre quis imigrar e com esta oportunidade, penso em dar entrada no processo imigratório quando estiver no Canadá.
    Gostaria de uma orientaçao se posso dar entrada no processo imigratório estando no Canadá ou tenho que fazer fora do território canadense.
    Agradeço o retorno.

Deixe uma resposta