Página Inicial Destino Estou viajando e perdi meu passaporte, o que devo fazer?

Estou viajando e perdi meu passaporte, o que devo fazer?

Perdi meu passaporte, o que devo fazer?

O principal documento de qualquer pessoa que viaja para o exterior é o passaporte. Por isso, é preciso ter muito cuidado para que ele não seja perdido ou extraviado enquanto se está curtindo uma viagem maravilhosa. Caso isso aconteça, veja quais os passos que precisam ser dados neste momento tão angustiante.

O que fazer ?

Ao perceber que o passaporte não está mais no local guardado, é preciso se dirigir até a delegacia de polícia para fazer um BO. Isso é válido em qualquer país que você esteja. Com o BO em mãos, o turista Brasileiro deve se dirigir até a Embaixada ou Consulado do Brasil para solicitar um passaporte de urgência se for continuar a viagem em outros países.

Com isso é possível, e pode-se conseguir rapidamente um novo passaporte, mas os vistos que tinham sido conseguidos não. Caso ainda tenha tempo e queira continuar a viagem, o visto pode ser obtido nas respectivas embaixadas ou consulados que o forneceram. No entanto, isso requer certo tempo além de burocracia e tempo para resolver essa questão.

Se a viagem já estava no fim e o viajante está de retorno para o Brasil há uma forma mais barata que solicitar um passaporte novo. É fazendo a solicitação de autorização de retorno. Ela é uma carta simples, mas atende ao objetivo que se propõe.

Estou viajando e perdi meu passaporte, o que devo fazer?

O nome deste documento é Autorização de Retorno ao Brasil que também é conhecido por ARB. Ele é gratuito ao contrário do novo passaporte e é emitido em situações de urgência.

Dicas importantes

Para obter mais orientações basta ligar para o telefone do Núcleo de Assistência aos Brasileiros das 8h às 20h de segunda a sexta.

Outra opção é contatar o Itamaraty através do e-mail dac@itamaraty.gov.br.

Antes de iniciar a viagem uma boa ideia é tirar fotocópias das páginas do passaporte e vistos. Isso também é válido para os cartões de crédito e demais documentos importantes como identificação e seguro viagem. Se eles foram digitalizados e armazenados no e-mail ou alguma plataforma que possa ser acessada de qualquer lugar, melhor ainda.

O passaporte é o documento de identificação do viajante. Por isso, é preciso tomar todo cuidado para não perdê-lo. O ideal é guardá-lo no cofre do hotel ou em outro lugar seguro, e sair apenas com a fotocópia do passaporte e visto, para o caso de serem solicitados por alguma autoridade na rua.
Se estiver aguardando pelo visto em outro país é preciso pedir que o passaporte não fique retido. Lembre-se ele é a sua única identificação existente no exterior.

Resumindo

O passaporte é um documento de identificação do viajante fora do Brasil. Perdê-lo numa viagem é realmente um transtorno muito grande, já que as incertezas começam a bater, e também o medo de tudo dar errado. Mas alguns passos simples ajudam a enfrentar este momento, e ter um novo documento para voltar para casa sem grandes transtornos.

O que você achou deste conteúdo? Ele foi útil para você? Então deixe seu comentário no espaço abaixo, e aproveite para compartilhar essa página nas suas redes sociais.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta