Página Inicial Destino Américas Pensando em vir para o Canadá?

Pensando em vir para o Canadá?

O Canadá é um país do primeiro mundo com uma política oficial de imigração. Isto significa que pessoas interessadas em mudar-se para cá devem seguir um processo de seleção. O governo analisa, entre outros, os conhecimentos linguísticos, nível educacional, estado de saúde e qualificações profissionais dos candidatos para assegurar-se que os novos imigrantes têm uma boa chance de integrar-se na sociedade canadense. No entanto, após a chegada, os imigrantes podem experimentar dificuldades para as quais não estão necessariamente preparados.

Neste artigo, mostramos sobre essas dificuldades, visando oferecer informações adicionais para aqueles que estão pensando em viver no Canadá. É claro que as barreiras que mencionamos não serão experimentadas por todos os imigrantes, mas a maioria de nós as experimentou em diferentes intensidades. Assim sendo, aqui estão algumas dicas úteis que você deve ter em mente antes de chegar ao Canadá:

  1. Você pode preparar sua própria solicitação para o Consulado Canadense no seu país de residência; seja cauteloso antes de contratar alguém para lhe ajudar.
  2. Alguns advogados e “agentes de imigração” em seu país podem não ser de qualquer ajuda, mas podem custar caro.
  3. Se você é financiado (“sponsored”) pela sua família ou amigos para vir ao Canadá, você não terá direito à assistência social (seguro desemprego, etc) de 3 a 10 anos. Se você financiou a vinda de seu esposo(a), você será economicamente responsável por ele/ela por 3 anos. Você também será responsável por seus filhos com menos de 18 anos por 10 anos ou até que eles tenham 25 anos.
  4. Uma vez no Canadá, as primeiras duas coisas que você adquirirá são um sotaque e um rótulo de “recém-chegado” ou “imigrante”. Depois de 20 anos no Canadá, as pessoas ainda lhe perguntarão “De onde é você?”
  5. Uma das maneiras de conseguir entrar no Canadá é como profissional com habilidades específicas. Embora a imigração canadense selecione imigrantes de acordo com uma lista de profissões, você não tem qualquer garantia de que o setor privado no Canadá estará recrutando para estes trabalhos. Muitas de nós vieram pensando que teríamos empregos, mas infelizmente não achamos nada em nossa área.
  6. Se você quer estudar ou achar um emprego assim que chegar, você deve ser fluente em inglês (ou francês, se você vai para Québec).
  7. Prepare-se para se sustentar por, pelo menos, 6 meses até que você encontre um emprego.
  8. Geralmente, imigrantes acham empregos para fazer trabalhos manuais depois de chegar. É comum ver gerentes, professores, enfermeiras ou engenheiras trabalhando no Canadá como faxineiros, trabalhadores da construção civil ou de fábricas, babás ou taxistas.
  9. No Canadá, a maioria dos seus possíveis empregadores pedirá “experiência canadense”. Isso significa que não importa a quantos anos você trabalha no seu emprego ou quão bom seu inglês é; se você nunca trabalhou no Canadá nesta área, você provavelmente estará em desvantagem quando for procurar emprego.
  10. Em algumas carreiras, você pode trabalhar como voluntário (sem pagamento) para adquirir “experiência canadense”, mas em muitas profissões isso não é possível. Você também pode tentar trabalhar em outra área como voluntário para obter experiência canadense.
  11. Lembre-se que muitas carreiras dependem das regulamentações de conselhos profissionais. Para poder trabalhar, você deve passar por exames e testes práticos supervisionados. Este processo pode levar anos para ser completado com sucesso (sem mencionar as despesas).
  12. As regulamentações profissionais variam de acordo com as províncias. Então, por exemplo, pode ser mais fácil tornar-se enfermeiro ou médico em determinadas províncias (por exemplo, Manitoba pode ser melhor opção que Ontário). Antes de você decidir para onde ir, informe-se sobre que província oferece melhores incentivos para sua profissão (treinamento gratuito ou de baixo custo, estágio remunerado, etc).
  13. Embora muitos imigrantes tentem arduamente achar um trabalho em suas áreas, muitos serão prejudicados pelo círculo vicioso de não ter experiência canadense. A única solução para eles será trabalhar em outras áreas no Canadá, em geral numa posição de status inferior. Algumas pessoas verão isso como uma boa oportunidade mudar de carreira, enquanto outras ficarão tristes de deixar de fazer um trabalho do qual gostavam.
  14. Se seu inglês não é fluente, pense duas vezes antes de procurar trabalho em sua própria comunidade étnica porque, muitas vezes, você será mal remunerado e não receberá benefícios sociais. Algumas pessoas poderão tentar tirar vantagem de suas limitadas opções de trabalho.
  15. Outro cuidado que se deve ter, refere-se a cursos e ofertas de trabalho anunciados nos jornais. Algumas companhias oferecem cursos, pelos quais elas cobram, para imigrantes recém-chegados, sugerindo que alguns estudantes podem ser contratados no fim do período de treinamento, mas você não tem qualquer maneira de saber se eles cumprirão a promessa.
  16. Lembre-se ainda que seu horário de trabalho dependerá do horário da escola das crianças. Crianças abaixo de 12 anos não podem ser deixadas sozinhas em casa em nenhum momento; entretanto, se um dos pais ficar em casa, a renda familiar não será muito boa. No Canadá, a maioria das pessoas trabalha fora de casa em trabalhos remunerados.
  17. Esteja preparado para limpar, cozinhar, achar tempo para conversar e criar algumas atividades de lazer para si e para a sua família. Desta maneira, você estará compartilhando as responsabilidades da vida diária e aumentará o prazer de estar com aqueles que você ama.
  18. Finalmente, pode ser uma boa ideia considerar que você pode gostar ou não gostar daqui. Assim sendo, idealmente, você deveria ter um “plano B”, uma estratégia para ir para outro lugar ou de volta para casa, caso as coisas não sejam como você esperava.
COMPARTILHAR

45 COMENTÁRIOS

  1. @ Ale @ dani

    Tudo ótimo por aqui, acho que melhor impossível… rs rs

    Agradeço a você pela visita em meu singelo Blog/Site, e por dar essa força de adicionar meu link em sua seleta lista =)

    Obrigado mesmo!!
    🙂

    obs.: já coloquei o seu ^^

  2. Parabens pelo blog e pelos topicos escolhidos que com certeza irao ajudar a muitos brasileiros que pensam em ir estudar ou morar no Canada.
    Assim que retornar ao Brasil irei incluir um link do seu blog no terra de sonhos.

    Abraco

    PS: Teclado sem acento…sorry !!!

  3. Muito bom o Blog!
    Pretendo me mudar para o Canadá
    Mas lendo artigos como esse me faz ver que nao será fácil…
    porém nao impossivel, mas precisa muita dedicaçao e paciencia…

    Obrigado pelas dicas

  4. Olá,
    Meu marido está desempregado e ganho muito pouco para sustentar nossas 03 filhas, e é por este motivo que estamos tentanto uma chance p/ ele ir p/ o Canadá. Ele não tem estudos, e por aqui é pior ainda.
    Se puder nos ajudar, direcionando uma maneira prática e segura dele poder ir e poder trabalhar. Dispomos de pouco dinheiro. Deus lhe abençõe.

    Raquel

  5. Olá, adorei o site!
    Meu nome é Julia e sou de Caxias do Sul, RS. Estou cursando o quarto ano da faculdade de medicina na Universidade de Caxias do Sul e meu marido (nos casamos esse ano) é professor de educação física.
    Estamos pensando em tentar ir para o Canadá por uma questão de segurança. Desde que moramos juntos, já entraram no nosso prédio três vezes (uma vez no nosso apartamento).
    Gostaria de saber se ele tem chance de conseguir o visto de residente. Eu gostaria de continuar estudando lá, será que tem alguma faculdade que consideraria revalidar meus estudos?
    Agradeço desde já a atenção.

  6. Olá,

    Adorei seu site, me ajudou mto a tirar uma dúvidas, mas ainda restaram algumas….

    Bom, estou terminando o curso de letras-língua portuguesa, na federal do Amazonas, e estou muito interessada em ir pro Canadá morar. A minha situação é o seguinte: sou estudante, não trabalho e tenho uma filhinha de 2 anos. Será que é possível aceitarem minha ida p lá??? teria algum jeito de eu trabalhar e depois minha filha e meu marido irem também??? como funciona isso????

    Obrigada pela atenção! =]

  7. Adorei este blog, muito completo.
    Parabéns.

    Bem eu sou turismóloga por formação, estou terminado minha especialização MBA em Gestão de Pessoas. Com relação ao meu ingles é básico, não tenho fluência.

    Sou casada há três anos e não temos filhos.

    Meu esposo é Analista de sistemas por formação e profissão, tem certificação Microsoft, e provavelmente trabalharia no Canadá na área de programação de sistemas, tem ingles fluente.

    Quais são as nossas chances de encontramos emprego? E caso eu não consiga um emprego na minha área, gostaria de trabalhar como babá ou um outro serviço doméstico para aprender o inglês.

    No caso do meu esposo, com larga experiência em programção e fluência no ingles, teria uma empresa ou empresas de RH que tenha esta oportunidade de emprego nesta área? Poderia nos indicar algum site de empresas ou até mesmo site de RH, ou alguma outra forma de conseguirmos um emprego aí?

    Desde já agradeço a atencão,

    Aninha

  8. @ Cássia Loren

    Olha, você pode ir sim primeiro e depois sua filha e seu marido irem. Agora, o processo exato demarcado em etapas eu não sei dizer, porque além de não trabalhar em agência de turismo, nunca passei ou vi alguém passar por situação semelhante.

    Obrigado pela participação.

  9. Oi, gostaria de saber como é o mercado de TI no Canadá. Ele é bem dinâmico a exemplo do Brasil, com ampla oferta de emprego e boa remuneração? Costuma ser dificil para um analista de sistemas brasileiro achar colocação na sua área, nunca tendo trabalhado no Canadá, mas com ampla exepriência no Brasil?

    Obrigada

  10. @Leila – Vou dar um exemplo a você sobre Quebec, onde a indústria de informática se porta muito bem. O número de postos de trabalho no setor passou de 40.000 em 2001 para 53.000 em 2006, e a demanda está crescendo. As empresas especializadas em serviços de TI procuram frequentemente novos empregados, mas a metade dos postos de trabalho é oferecida por empresas de outros setores. Será difícil preencher todas as vagas disponíveis. Até 2011 aproximadamente 33.000 novos trabalhadores devem ser contratados para atender a demanda do mercado.

    Traduzi essas informações de uma pesquisa que saiu em um jornal daqui… depois se quiser olhar, veja em http://www.jobboom.com

    Espero que ajude =)

  11. Olá,

    Sou estudante de engenharia elétrica, estou no 5º período e estou no penúltimo ano do curso de inglês da Universidade Federal do ES. Gostaria de saber se, me mudando para Vancouver eu conseguiria um emprego para me sustentar no país e se consigo aproveritar os meus estudos em alguma faculdade no Canadá ou se, chegando ao país terei que começar a minha vida do zero?

    Acho que a segunda opção é boa também, ouvi dizer que os trabalhos manuais são fáceis de conseguir assim que você chega ao país, mesmo com a exigência da experiência canadense. Estes trabalhos são válidos para quer ir sozinho no país conseguir se sustentar por lá?

    Obrigado,

  12. @Thiago – Costumo sempre dizer que emprego para bons profissionais sempre tem, e em qualquer parte do mundo. Mas a única forma é arregaçar as mangas e ir à busca. Eu não posso conseguir um emprego para você porque eu não trabalho com agência de empregos. hehehe

    De imediato, o que você pode fazer é consultar jornais de emprego por aqui e conferir o que deseja. na seção “Links” listamos diversos sites de jornais, anúncios, etc. Além disso, você também pode conferir a seção “Trabalho” em nosso site e se informar sobre os meios de trabalhos aqui, dicas, e muito mais.

    Sobre a universidade, o mais prudente a ser feito é selecionar uma lista de universidades que você deseja e escrever um email (ou telefonar) para eles e saber disso.

    Sei que minha resposta foi um pouco “genérica”, mas é porque eu não trabalho em nenhuma agência ou instituição relacionada a empregos. Trabalho aqui com Moda e Fashion Design! =)

    Bom, de qualquer forma, espero que ajude…
    😉

    • Olá, Tiago.

      Sei que a sua resposta foi há bastante tempo, mas tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se você pode me ajudar com elas.

      Trabalho com Direito, mas quero mudar para a área de moda, com foco na parte comercial e/ou de Marketing e Comunicação. Estou super em dúvida se foco na parte de Marketing DIgital e faço algum MBA ou se me concentro mais em cursos voltados para Moda, inclusive nesta área, porém sem certificação do MEC. Infelizmente hoje só tenho possibilidade de fazer cursos à distância, então, até onde eu sei, minhas opções são essas. Para o mercado de trabalho canadense, o que você acha que seria mais importante um diploma reconhecido ou conhecimento específico na área independentemente de certificação? Ou o mais interessante mesmo seria buscar um programa, como de trainee, que me proporcionasse experiência?

      Caso você não puder sanar as minhas dúvidas, será que poderia me indicar alguém com quem conversar sobre estes assuntos?

      Desde já, te agradeço muito.

  13. Eu tenho muita vontade de morar no canada, meu sonho é ser motorista de carreta e viajar por todo o pais, tenho 45 anos e experiencia com veiculos pesados, você acha que eu teria uma chance?

  14. Ola, achei muito util este blog e muito bem organizado, facil de achar as informacoes que a gente procura.
    Meu marido e eu estamos pensando em mudar para o Canada e gostaria de saber mais sobre a vida cotidiana e visto de permanencia. Atualmente moramos em Londres, meu marido eh polones e temos um bebe. Estamos procurando mais qualidade de vida e a cidade escolhida eh Kelowna, por questoes de trabalho. Sera que encontraremos o que procuramos??

  15. Vc comentou na mensagem acima que trabalha com Fashion Design…talvez vc me ajude na minha resposta, sou formada em design com pós graduação em MODA E INOVAÇÃO. e alguns cursos sobre estamparia textil e programa de CAD…como vc ve o trabalho no Canada para a área de MODA, é facil conseguir, tem mercado para profissionais de fora? em que área da moda vc recomendaria?

    e no processo de imigração, esta profissão é válida (questão da pontuação)

    Obrigada 🙂

    • Prezada Daniela,

      Sim, é isso mesmo… trabalho com minha esposa, que é estilista e tem uma pequena loja aqui em Vancouver, e estou neste setor junto com ela, porém, estou mais focado na parte na parte comercial.

      Oportunidades existem, o segredo é ter uma boa preparação e qaualificação.

      Depois dá uma olhada nesse link, e veja alguns classificados de empregos no setor.

      Se estiver em Vancouver, me avisa, que podemos conversar pessoalmente.

      Att.

  16. Olá, eu sou estudante de Moda&Estilo na UCS em Caxias do Sul-RS, me formo em junho/2010 e tenho muita vontade de fazer um estágio no exterior.
    Então eu gostaria de saber se existe mercado de trabalho nessa área (fashion design) aí no Canadá.
    Eu tenho 23 anos, sou fluente em inglês e tenho um nível intermediário de francês.

    Obrigada, 😉

  17. ola meu nome e guilherme tenho 19 anos e tenho vontade de ir para o canada como a maioria dos brasileiros nao acho meu pais um bom lugar para se ganhar dinheiro honestamente sen a total intençao de prejudicar os outros presçiso de sua ajuda pois o que comheço da vida sao estorias conto com sua ajuda caso nessesite do meu telefone e somente pedir pelo meu site comto com sua ajuda.

  18. Meu nome é Antonio e trabalho na área de TI e especificamente com segurança de redes.

    Trabalhei numa empresa que eu falava todos os dias com estrangeiros, porém eu tinha muita
    dificuldidade no listening.

    Estou pensando em ficar uns 2 meses em Toronto (homestay) para
    melhorar meu inglês. Entretanto, há um dias atrás, quando conversei com o agenciador canadense foi muito
    mais fácil de entendê-lo e ele disse que meu inglês era de 50%.

    Então, a minha pergunta é: pelo motido do sotaque dos canadenses ser mais fácil não compense a ida ao Canadá ou
    também tem pessoas com sotaque aproximado dos americanos.

    Obrigado pela atenção.

    Antonio

  19. olá,
    tenho 32 anos e meu marido tem 41 anos e é mecânico de automoveis. temos um filho de 12 anos e temos muita vontade de morar no canadá, por ser um país de primeiro mundo, onde nosso filho teria a chance de crescer longe da violência e ter mais oportunidades na vida, que nós não tivemos… nós não falamos inglês; não teríamos problemas em trabalhar duro, pois já somos acostumados. como devo fazer e a quem posso recorrer p/ me ajudar?

  20. Olá, primeiramente, parabéns pelo site, muito bem organizado e útil.

    Sou estudante de engenharia mecânica, quase formado, tenho dupla cidadania brasileira e alemã, com passaporte e tudo. Tenho interesse no Canadá, sei que fica dificil pra vc, mas por acaso vc sabe como anda a necessidade do Canadá em mão de obra especializada na minha área? E se por ter passaporte alemão, tenha alguma facilidade em imigrar para o Canadá?

    Obrigado desde já.

  21. Olá, adorei o site!!!
    Tenho 23 anos e meu marido 26. Somos casados há 2 anos, não temos filho.
    Estamos pensando em ir para o canadá, sou advogada(especializada em direito tributário,trabalhista e previdenciário) e ele é administrador(com MBA em logistica e produção), temos experiência profissional. Mas meu inglês é intermediário..O dele é fluente!!
    Acha que temos condições de irmos e conseguirmos emprego??? Tenho receio de largar tudo aqui(emprego,casa,família) e irmos sem conhecer nada nem ninguém.
    Atenciosamente

  22. Ola
    Eu adorei o site,pq traz muitas informações para quem quer ir ao canada…esclaresse duvidas,e esta bem completo.

    Eu tenho uma amiga residindo no canada,em Montreal…e ela me convidou a ir visita-la…Estou pensando sériamente em ir sim,até mesmo para atende-la com meus serviços…sou a cabeleireira dela,aliás,era quando ela morava aqui no Brasil,rsss…Bem,estou mesmo com vontade de ir,e aproveitar para atender algumas amigas dela por la…e derrepente,durante esse passeio,avaliar a possibilidade de ir um dia para ficar.Por isso ando lendo tudo sobre o canada,ate fazendo um cursinho de frances,só para ter uma base…para poder me virar bem por la,se a minha amiga nao puder me acompanhar em alguma ocasião.
    Bem,o que gostaria de saber,é se vc acha q uma cabeleireira experiente aqui no Brasil,tem chances boas de trabalho por ai…Fiquei com essa vontade,de tando ouvir minha amiga dizer q eu me daria bem,até mesmo trabalhando em domicilios,e viver bem melhor do que aqui,com meus dois filhos…
    Obrigada e abraços

  23. Estou pensando em ir pra o canada para estudar…pelo visto esse site está sendo um aralto de referencia para eu mi situar melhor lá…tá otimo parabéns

  24. Olá
    Primeiro, parabéns pelo site.
    Gostaria de ajuda para trabalhar no Canadá e fazer os procedimentos para imigrar legalmente.
    Fiz várias coisas para tentar isso, entre eles:

    Entrei em contato com o consuldado;
    Falei com empresas que ajudam no visto (não vou fazer pelo custo envolvido);
    Procurei empregos em vários sites, e mandeu meu curriculo para umas 40 vagas.

    Sou gerente, tenho 30 anos e mais de 10 na área de inovação e projetos. Tenho mestrado, MBA e faço doutorado.

    Vi diversas vagas que se enquandram no meu perfil e consegui 76 pontos naquela pontuação necessária.

    Não conheço ninguem que more lá e que possa me dar uma ajuda.

    Eu não busco um emprego na área em si, mas algo não, por exemplo na construção civil.

    Quero ir não pelo salário ou por achar que terei um emprego melhor, quero ir pela experiência de vida.

    Diante desse perfil, alguém pode me dar uma ajuda, uma luz de como proceder?

    Obrigado a todos

    Eder

  25. ola,sou brasileiro moro com minha mulher em portugal a 1 ano nao temos documentaçao portuguesa somente passaport brasileiro , gostaria de saber se para obitarmos visto pra visitar o canada como turista temos que ir ao brasil ou aki na europa mesmo conseguimos um visto , vc pode nos ajudar com esta duvida ?

  26. Ola, meu nome é Rodolpho sou formado em direito e gostaria de ter um experiencia em outro pais, nao na minha area, mas a vivencia em si, ate como forma p/ aprimorar meu ingles. Desde a epoca de colegio tentei fazer intercambio, coisa que infelizmente nao deu certo.
    Agora penso tentar realizar esse sonho de maneira diferente e o Canadá sempre foi um país que me atraiu, tanto pela sua história, pela beleza das cidades e outras coisas mais. Sei que minha profissao nao permite exercer em nenhum outro pais a nao ser o Brasil, o que me faz ser visto no exterior como uma mao de obra sem muita qualificação, ja que o meu conhecimento nao serve de grande utilidade. A minha duvida é, ja que o Canadá adota uma politica de imigração, a minha condição impede de alguma maneira a minha ida ao Canadá?

  27. Olá!

    vi em algumas das suas mensagens anteriores que você trabalha com moda. Sou estilista e estou pensando em ir para vancouver.. gostei muito das suas dicas e fiquei com mais vontade ainda de ir.. gostaria de pedir p/ você, se fosse possível, passar novamente o link que você tinha passado na mensagem anterior, sobre empregos na área de moda.
    Obrigada, Luciana

  28. olá, gostaria de de mais informações sobre como conseguir o visto e demais tramites para eu poder ir para o Canadá, na realidade pretendo ir quando eu terminar a faculdade de TURISMO, também tenho curso técnico em turismo; quanto a isso é possível que eu consiga algum emprego na area?
    E casa eu procure um agencia de intercâmbio?!?! É mais “seguro”?!?! pois fiquei sabendo que há agencias especializadas, e que ao contratar o serviço de intercâmbio também se pode optar por com o emprego (na maioria das vezes temporário. E por ultimo o governo da algum auxilio para jovens que vão para estudar!??!
    grata pela atenção… aguardo resposta

  29. Gostaria de obter informações sobre empregos na região de Alberta e Saskatchewan, sou formado em Engenharia e Design e trabalho com projetos, tenho habilidades em hardware de computadores, e gostaria de viver a experiência de Trabalhar no Canadá.

  30. sou o tino tenho 20 anus gostava de estudar no canada aranjar um bom emprego e melhor estilo de vida vivo em portugal o que fazer para melhor informações para ser imigrante e estar legalmente

  31. Oie sou a jacque sou formada em Fisioterapia,e meu namorado e analista de sistemas!… gostaria de ver alguma lista ou algo desse típo para saber quais profissãoes estão em alta no Canadá e minha outra duvida é possível ir para o Canadá falando só francês??? eu não sei nada de inglês, fico agurdando resposta afinal estamo querendo ir este ano ainda.

  32. Olá,
    Gostaria de saber como é a área de moda em Quebec, sou estilista formada desde 2001, com ampla experiencia em moda feminina.
    Meu esposo gostaria de trabalhar na área de Gestao Ambiental, ele já fala um pouco de frances, porém o meu é bem limitado.
    Gostaria de receber dicas de confecções em que posso mandar um curriculum, estive pesquisando mas nao tive muito sucesso.
    Aguardo um retorno, adorei seu site
    Grata,

    • Olá Deise, sei que já faz algum tempo desde que a pergunta acima foi feita. Na verdade não tenho resposta. Quero apenas saber se você conseguiu algo. Se deu certo. Tenho um atelier no Brasil e pretendo me mudar para o Canadá com meu marido.
      Aguardo!

  33. Ola, primeiramente parabens pela pagina, mto organizada!!

    Tenho 21 anos e sou estudante de Administraçao de Empresas. Gostaria muito de me mudar pro Canada (Toronto mais especificamente). Queria saber como anda o mercado de trabalho e as oportunidades na minha area de atuaçao. Gostaria de saber se realmente vale a pena me mudar?? tenho familia no Canada, e sempre me dizem coisas mtos boas a respeito.

    Desde ja agradeço.

Deixe uma resposta