Página Inicial Destino Começam em abril as reservas para as visitas do castelo de Pablo...

Começam em abril as reservas para as visitas do castelo de Pablo Picasso.

Pablo Picasso tinha um carinho especial pela Provence e por Cézanne, que ele considerava um dos grandes precursores da pintura moderna. Esse reconhecimento era tanto que o mestre comprou um castelo – austero que lhe lembrava a Espanha – vizinho à montanha Sainte-Victoire (representada mais de 80 vezes por Cézanne), na cidade de Vauvenargues, onde depois de uma pequena reforma ele instalou um atelier e uma coleção de obras de arte.

Picasso e a última esposa –  Jacqueline Roque com quem ele se casou em segredo em 1961, em Vallauris – moraram no local de janeiro de 1959 a junho de 1961, mas a casa foi escolhida pelo pintor para ser o lugar onde ele deveria ser enterrado, o que aconteceu em abril de 1973 depois de uma autorização excepcional.

O castelo Château de Vauvenargues, uma propriedade privada da família Picasso, foi aberto publicamente pela primeira vez durante a exposição Picasso-Cézanne em 2009 (realizada pelo museu Granet em Aix-en-Provence). Foram necessários três anos e seis milhões de euros para as obras de renovação e de adaptação ao público. Quando chegamos à cidade e vemos a construção em destaque no alto de uma colina entendemos por quê.

O castelo, que foi um sítio romano – Vallis Vernica – e um forte medieval, foi quase que completamente reconstruído entre 1644 e 1654, mas sem perder o estilo rústico e severo ainda bem presentes na fachada e nas quatro torres, e que Picasso fez questão de preservar. Atravessando o portão e subindo as escadarias, podemos visitar a suíte e o banheiro onde Picasso pintou um fauno, a cozinha onde ainda está o buffet em madeira escura Henry II e a mandolina (pintados pelo mestre em várias ocasiões), a grande sala com os cavaletes, os potes de pintura e os pincéis. O sucesso foi imediato. Não é todo dia que podemos ver e sentir e emoção de visitar um dos ateliers onde um dos mestres da pintura viveu e trabalhou.

O castelo de Picasso fica a 15 minutos de Aix-en-Provence e o acesso pode ser feito em ônibus ou carro. As visitas diárias, todas feitas com um guia, vão ser realizadas do dia 17 de junho ao 18 de setembro de 2011. Estão programadas oito visitas por dia: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h e às 17h. O local vai ser enriquecido com uma exposição de cerca de sessenta gravuras de Pablo Picasso.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta