Página Inicial Destino Américas American Pie, a preferida nos EUA

American Pie, a preferida nos EUA

A sobremesa preferida dos Americanos, American Pie
A sobremesa preferida dos Americanos, American Pie

Cada país tem sua sobremesa preferida. Em uma visita rápida ao supermercado, dá pra se ter uma ideia do que as pessoas consomem, principalmente com respeito às sobremesas.

Aqui nos EUA, tem-se muita variedade. Antes de morar aqui eu pensava, assim como muitos brasileiros, que a culinária americana era limitada e como eu estava enganado. Em um supermercado comum e não tão grande assim, você encontra uma imensa variedade de temperos, até mesmo exóticos e em diversas formas. Secos, desidratados, frescos, em pó, em lata, e em alguns formatos que nem dava pra imaginar. Dá pra se viver aqui e cozinhar os mesmos alimentos que se consumia no Brasil sem sentir falta de absolutamente nada. O único trabalho é descobrir o nome em inglês ou seu local no supermercado.

As facilidades também é algo pra se notar. Se você quiser uma sobremesa e não sabe fazer “from scratch” (do zero, do começo, com receita, etc) além da opção de comprar pronto, que no Brasil também se encontra, tem a opção de comprar um “semi-preparado” e terminar a receita em casa. Como assim? Eu explico.

Você pode pegar uma receita boa, ir ao supermercado, comprar os ingredientes e preparar a torta, coisa que no Brasil é praticamente o que todo mundo faz porém, aqui é considerado um feito! Ou você pode comprar os ingredientes semi-preparados, a massa já montada na assadeira de alumínio ou em um pacote, o recheio em lata ou “caseiro” em potes de plástico e montar tudo em casa e colocar no forno para assar. Por último você pode comprar mesmo a torta pronta que é deliciosa. No entanto, após 1 mês fora da geladeira sem estragar eu me pergunto quantos produtos químicos não foram adicionados para retardar o “envelhecimento” da torta. Muita gente tomaria, passaria no rosto, nas rugas, esses produtos se ao menos soubessem quais são!

Massa semi-pronta para torta de vários sabores
Outro tipo de massa pronta já em formato redondo

A american pie é a sobremesa tradicional preferida dos americanos. Um feriado como o Thanksgiving sem American Pie é como o Natal no Brasil sem peru ou panetone.

Uma vez fui convidado para uma festa e eu quis fazer uma experiência. Levei um delicioso pudim de leite de chocolate com nozes e para meu espanto, 2/3 do pudim nem foram consumidos em uma festa de 50 pessoas. Convidado para uma outra festa eu levei uma Blueberry Pie e teve gente que sentou perto da mesa para, na hora de partir os doces, não correr o perigo de perder um pedaço. Ainda mais quando meu amigo “espalhou” que a torta foi feita “from scratch”… Aí que a torta se tornou um espécime raro na festa. Algumas pessoas nunca tinham provado uma torta “from scratch” dá pra imaginar? Que loucura!

A receita da Blueberry Pie em questão e como fazer você consegue aqui. Se desejar mais receitas americanas, no site da Cinara, uma brasileira apaixonada pela culinária americana, você encontra ótimas opções.

Se vier aos EUA e desejar provar uma típica American Pie, o mais perto que se pode chegar disso você encontra no Perkins. Eles têm 16 opções de tortas e as tortas de frutas são feitas à moda antiga (caseira). A melhor, na minha opinião, é a de maçãs com crocante. Se você gosta de azedo, experimente a de “wild berries” que nem contém açúcar mas cuidado, é azedo mesmo!

A sobremesa preferida dos Americanos, American Pie
Tortas caseiras do Perkins

Infelizmente muitos que vêm à Flórida, principalmente os brasileiros, frequentam o McDonald’s, Burguer King, Outback porque estes são os restaurantes que se conhece no Brasil. Se quiser fazer a experiência valer um pouco mais, vá ao Perkins, Houlihan’s, Bananas Dinner e peça pratos típicos americanos como o “Chiken Pot Pie”, “Thanksgiving dinner”, “Tuna Melt”, as deliciosas panquecas americanas, “cinnamon rolls” ou mesmo os hamburguers que são completamente diferentes dos do Mc ou Burguer king e não existe equivalente no Brasil.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Muito interessante o artigo. Ganhei uma bolsa da Fulbright e vou passar 1 ano morando nos EUA. Achei interessante o fato de você mostrar cozinhas locais que podem nos surpreender. Certamente visitarei os lugares por você mencionado!

Deixe uma resposta