Página Inicial Destino Américas Alugar ou Comprar no Canadá: qual é a melhor opção?

Alugar ou Comprar no Canadá: qual é a melhor opção?

Todo imigrante, ao chegar no Canadá, tem que investir uma boa quantia de dinheiro para começar tudo de novo, quase do zero… Tem que comprar muitas coisas: eletro-domésticos essenciais, pratos, talheres (até mesmo um abridor de latas faz uma falta danada quando não se tem não é?), etc. Ah, e não podemos esquecer a despesa com as roupas e botas para suportar o inverno. Mas nenhuma despesa se compara à da compra da casa própria. Mesmo vendendo um bom apto no Brasil, dificilmente se consegue comprar outro apto à vista aqui porque este dinheiro já conta mais ou menos pela metade não é?A saída então é alugar um imóvel pelo menos por uns meses. E daí começa o grande primeiro problema do imigrante: achar um imóvel para alugar com valor viável, que seja limpo e numa boa vizinhança. E é um verdadeiro choque constatar que o valor que irá pagar mensalmente de aluguel é comparável ao valor da prestação que pagaria para comprar aquele mesmo imóvel.

Devido a este fato, a resposta a minha pergunta do título deste artigo é: a melhor opção é sem duvidas comprar um imóvel mas para fazê-lo o imigrante tem que dispor de uma boa soma de dinheiro vivo em mãos, ter emprego fixo, boa história de crédito, etc…

Além do valor da entrada (=Downpayment – o ideal é ter 25% sobre o valor do imóvel, mas o imigrante pode, ao comprar seu primeiro imóvel, dar apenas 5%), você tem que ter dinheiro para cobrir as demais despesas (closing costs) como taxas, seguro, advogado, etc…Some-se a isso todos os demais custos adicionais que você terá com reparos necessários, mudança, etc… Resumindo, você precisará ter em mãos mais uns 2% do valor da mesma, fora o valor da entrada (downpayment).

Felizmente aqui no Canadá é muito mais fácil comprar uma casa do que é no Brasil. O governo Canadense tem um programa para ajudar o imigrante a comprar seu primeiro lar aqui então, a primeira atitude sábia a ser tomada pelo recém chegado é iniciar a economizar para o Downpayment (entrada).

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta