Como tirar o visto para a Rússia
Desde julho os brasileiros já têm menos trabalho para viajar para a terra dos czares. A burocrática carta-convite não é mais necessária se você for a passeio e por até 90 dias. Se você tiver intenções de ficar mais tempo, aí não tem jeito, você terá que fazer o pedido da carta-convite para o hotel ou escolha onde você se hospedará.
Outro documento recomendável é o teste de HIV. Teoricamente ele é necessário só para viagens com um tempo acima dos 3 meses, mas eu já vi de pedirem para pessoas que ficariam bem menos tempo. Só para garantir, eu faria.
E como é feito este trâmite? O visto é relativamente fácil de ser tirado e o seu valor depende da sua pressa. Se você quiser o visto na hora vai ter que pagar mais do que a pessoa que fez o pedido para 7 dias, por exemplo. (para consultar os preços, clique aqui )
Ao chegar lá, independente do tempo que você ficar, você terá que “registrar o seu visto”. Sim, é muito burocrático e bem vindo à Rússia. Esta é uma forma antiga que o governo soviético encontrou de saber exatamente onde cada estrangeiro estava, e a moda pegou e continua até hoje.
Se você for viajar para outra cidade russa por mais de 3 dias, terá que registrar o visto novamente na nova cidade, e assim sucessivamente. Para saber onde registrar, é só pedir na recepção do seu hotel, e ele te direcionará para o despachante mais próximo.
4 comentários