Processo de imigração por sponsorship, relacionamentos conjugais
Nesta semana vamos discutir alguns fatores relativos ao processo de imigração por sponsorship que envolvem relacionamentos conjugais. Seguem também algumas sugestões pertinentes a esse tipo de processo.
A fim de facilitar a compreensão das informações, nos referimos a todas as formas de relacionamentos reconhecidas pelo governo do Canadá (Marriage, Common-law e Conjugal Relationships) simplesmente como ?casamentos?.
Diferentemente de outros processos de sponsorship, quando se trata de casamento, o sponsor deverá assinar um termo de responsabilidade financeira que será invariavelmente válido por três anos, mesmo que o relacionamento, por qualquer motivo, termine antes deste período. O cônjuge e os filhos dependentes devem ser submetidos a um exame médico realizado por um médico credenciado pelo departamento de imigração.
Existem muitas provisões na lei que favorecem uniões deste tipo, mas, ao examinarem estes processos, os oficiais responsáveis têm como objetivo estabelecerem se o casamento é legítimo e não uma união cujo intuito principal é a obtenção do direito à residência permanente, ou seja, a legalização no país.
Por isso, apenas preencher os formulários de acordo com as instruções muitas vezes não é o suficiente. É necessário que sejam juntados – além dos documentos listados no Checklist – uma submissão e documentos de suporte.
A principal preocupação de uma pessoa interessada em iniciar um processo deste tipo deve ser provar a veracidade de seu relacionamento.
Tenha em mente que é sua a responsabilidade de prover as evidências necessárias para criar credibilidade para seu pedido. Os tipos de evidências a serem juntadas ao caso variam de acordo com o histórico do desenvolvimento do relacionamento mas, a título de exemplo, podemos citar como sugestão que sejam anexados ao processo comprovante de conta bancária conjunta, fotos, e-mails, recibos e apólices de seguro, além de outros documentos.
Vale a pena lembrar também que os pedidos de sponsorship podem ser analisados dentro do Canadá ou processados no país de nacionalidade do candidato. Existem vários fatores que podem fazer com que seja mais aconselhável um caminho ou o outro.
O que acabamos de discutir é uma situação padrão, mas cada caso é único e, portanto, deve ser analisado individualmente. Por isso é importante que você tenha assistência de profissionais qualificados e que receba informações específicas sobre o seu caso, evitando assim transtornos emocionais e financeiros desnecessários e não previstos.
Por: Brasil News
8 comentários